Lareira elétrica: por que deveria ter uma em sua casa

Lareira elétrica Bomann EK6022 em sala de estar com ambiente rústico fictício

Conheça as vantagens de optar por uma lareira elétrica e tenha uma solução de aquecimento muito eficaz, prática e amiga do ambiente.​ E ainda que basta carregar num botão para ​ligar!​

O Natal já passou há algum tempo, mas o tempo frio teima em não nos abandonar. Nestes dias que ainda pedem um aconchego, a lareira elétrica pode ser a sua nova melhor amiga.

Mais charmosa do que um aquecedor e mais prática do que uma lareira convencional, tem sido cada vez mais escolhida em projetos arquitetónicos pela sua aparência moderna e toque de design premium que confere a qualquer habitação.

Acender uma lareira tradicional depois de um longo dia de trabalho pode tornar-se uma tarefa bastante demorada e trabalhosa.​ Já a elétrica não tem essa grande desvantagem e ainda apresenta um conjunto de outros benefícios que vale a pena conhecer.

 

Qual o modelo de lareira mais indicado para mim?

Para além das expectativas que se tem de determinado equipamento e as necessidades de cada um, o projeto e a estrutura da habitação têm um papel preponderante no momento de decisão acerca do modelo de lareira mais indicado para cada caso.

O nível de potência deve ser compatível com o espaço que pretende aquecer, bem como o rendimento térmico. Depois, claro, há os custos inerentes, desde a sua aquisição, passando pela instalação, o custo operacional e os de manutenção, tal como em qualquer outro equipamento.

 

6 vantagens de uma lareira elétrica

1Todas as vantagens de uma lareira convencional, sem as desvantagens​

Aquecimento, charme e conforto de ver a chama a arder: todas estas vantagens que associamos a uma lareira convencional também são aplicáveis à lareira elétrica. Acima de tudo, o grande trunfo das elétricas em relação às convencionais é o de implicar não precisar de lidar com lenha.

Ora, vejamos do que se está a livrar. Regra geral, a lenha tem de ser comprada antecipadamente, porque nos meses de inverno — nos quais vamos precisar de a usar — pode não haver stock ou ter o preço muito inflacionado. Depois, é preciso espaço livre para a armazenar, o que é considerável.

Depois, há todos os incómodos de manusear lenha. O empilhamento dentro da lareira tem que se lhe diga, pois se for mal executado a chama pode não alastrar com eficácia e apagar-se. Irá sempre precisar de acendalhas e fósforos, bem como limpar ocasionalmente as cinzas resultantes do processo de queima — com cuidado para não se queimar — e o vidro display.

Já para não falar da sujidade que a lenha deixa para trás, ou os pedaços incandescentes que podem cair da lareira porque tem de a abrir ocasionalmente para colocar mais lenha e alimentar o fogo, ou a fuligem acumulada nas paredes.

Poder evitar todos estes incómodos é um grande ponto a favor das lareiras elétricas, cujas características singulares tornam-na a opção mais prática e limpa.​ ​

2Fácil instalação

Sem a produção de fumo, as lareiras elétricas podem ser instaladas praticamente ​em qualquer ponto da casa. Aliás, outro dos grandes benefícios em optar pela aquisição deste equipamento prende-se com a sua facilidade de acesso a uma fonte de alimentação, que pode ser feita através de qualquer tomada elétrica.

Estas lareiras modernas dispensam ​o uso de chaminé, o que é uma enorme vantagem para quem não quer fazer obras extra em casa ou alterar a arquitetura do seu espaço interior.​​ E em caso de remodelação do ambiente​ são facilmente transportadas e reinstaladas noutro local.​

A utilização não podia ser mais simples. Basta ligar a ficha à tomada e depois da sua instalação ficam a funcionar imediatamente. Uma vez que a lareira artificial já está montada em loja​, depois do transporte e entrega no destino a instalação é muito rápida.

Ainda sobre a instalação, as lareiras elétricas são portáteis e fáceis de transportar, por isso dispensam a presença de um técnico especializado.​

3Aproveitamento total do calor

As lareiras elétricas convertem 100% da sua energia em calor e luz.​ Ou seja, no que se refere a eficácia estes equipamentos tiram a nota máxima. O calor não é em parte perdido pela chaminé, como acontece com as lareiras tradicionais.

4​Menos riscos, mais segurança

As lareiras elétricas não acarretam o risco de um pedaço de lenha incandescente saltar, por exemplo. O risco de queimaduras ​e de incêndios é ​consideravelmente menor com estes equipamentos em comparação aos seus semelhantes convencionais. Uma vez que estão ligadas à eletricidade, também é mais fácil controlar a intensidade do calor produzido.

Assim sendo, numa habitação com crianças, animais de estimação ou em que recebe convidados com frequência, este equipamento é mais indicado.

5​ ​​Elegante e realista

A lareira elétrica é um equipamento moderno que embeleza qualquer divisão onde esteja instalado. Não só pelo seu próprio design premium, mas também pela possibilidade de reproduzir imagens.

​Em termos visuais, ​as lareiras podem reproduzir imagens realistas de troncos em chamas ou até os sons inconfundíveis da lenha a crepitar. Chamas virtuais 3D, emissores de luzes LED, pinturas à mão, entre outros: há muitos recursos à disposição de quem quer desfrutar genuinamente deste conforto.​​

6​ ​​A opção mais amiga do ambiente​

Sem o inconveniente de ter de comprar, armazenar e transportar quilos de lenha para o interior de sua casa, as lareiras elétricas tornam-se numa opção que não exige manutenção e limpeza assídua ​em cada utilização. Assim sendo, são a opção de aquecimento mais limpa e ecológica em comparação com as lareiras tradicionais.

Em conclusão…

Convertem 100% da sua energia em luz e calor, são tão práticas quanto elegantes, e sem os inconvenientes produzidos pela lenha. As lareiras elétricas têm ganho cada vez mais adeptos e com muitos bons motivos para isso.

São cada vez mais um elemento importante na composição e decoração de uma casa. Para passar bons momentos reconfortantes e de descontração no seu lar, nada melhor do que uma lareira elétrica.

// RPT

Mais recentes