O computador está muito lento? Há várias ações simples e eficazes que pode tentar para acelerar o seu computador Windows antes de ponderar adquirir um equipamento novo.
Ao longo do tempo, e principalmente com uso regular, é natural que os nossos equipamentos fiquem um pouco mais lentos. No entanto, essa lentidão só é aceitável até certo ponto, depois do qual temos de tomar medidas.
Comprar um equipamento novo será apenas o último recurso depois de ter tentado as dicas que aqui lhe sugerimos aplicáveis a PCs com o software Windows. É quase certo que se as seguir a todas — ou pelo menos a maioria — irá aumentar consideravelmente o tempo de resposta do computador.
Dicas para acelerar um PC Windows
Desativar programas que arrancam ao iniciar…
Se clicar com o botão direito do rato na sua barra de ferramentas encontrará o Gestor de Tarefas. Se o abrir, uma das opções na segunda barra superior é Arranque. É aí que estão discriminados os programas que arrancam ao mesmo tempo que o computador o faz e muitos dos quais pode nem se ter apercebido.
Por default, a maior parte dos softwares inicia quando o seu PC inicia também e isso pode causar algum atraso no arranque. Assim sendo, basta selecionar os programas que não precisa que iniciem assim que o PC liga e clicar no botão Desativar. Isso não irá impedir o bom funcionamento destes programas de forma alguma, apenas que arranquem antes que seja necessário.
… ou eliminá-los
Programas desnecessários, que um dia instalou e nunca mais utilizou ou que já não precisa, devem ser desinstalados. Não é um ou dois softwares a mais que fará a diferença, mas meia dúzia pode já ter algum impacto e estar a causar lentidão no seu Windows.
“Limpeza geral” ao computador
Como já foi referido, é provável que tenha vários programas instalados dos quais já não precisa e não usa, tendo ficado esquecidos ao longo do tempo. Da mesma forma é provável que tenha documentos ou qualquer outro tipo de ficheiros que também não precisa. Dê uma vista de olhos geral pelo computador e elimine todos esses casos.
Depois não se esqueça de esvaziar a reciclagem. Ainda melhor é ter um programa como o CCleaner, que apaga ou encerra quaisquer funcionalidades abertas que não estão em uso, ajudando à melhor performance do seu PC.
Instalar e ativar o antivírus
Um software antivírus é fundamental para garantir a sua segurança cibernética. Se já não o tem, recomendamos que instale um antivírus da sua preferência e que verifique que este está ativado. Desta forma, não só estará a proteger o seu PC, como também a garantir que o seu equipamento terá uma performance mais rápida e eficiente.
Atualizar as aplicações
As aplicações e os programas precisam de atualizações, uns com mais frequência do que outros. Passar essas atualizações à frente de vez em quando não será um problema por aí fora, mas fazê-lo continuamente pode ser parte do motivo que causa a lentidão do seu computador, devido a bugs. Nas Definições poderá confirmar o que está ou não atualizado.
Substituir programas por outros mais rápidos
Ter poucos programas ou só aqueles que realmente precisa contribui para o acelerar do seu computador. Dito isto, pode ir ainda mais longe e substituir alguns dos que tem por alternativas que ocupam menos espaço ou têm performance mais fluída.
Os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox são mais indicados do que Internet Explorer. O LibreOffice é preferível ao Microsoft Office. Os antivírus e softwares que ficam em segundo plano — como os antimalwares — podem ocupar muito espaço e exigir muito do computador. Substituí-los é meio caminho andado para o acelerar.
Repor o Windows
Se já tentou tudo o que já foi referido e mesmo assim o PC continua lento, pode tentar quase como último recurso — ou penúltimo, como irá reparar — remover por completo o sistema operativo e voltar a instalá-lo. Desta forma, estará a eliminar todos os softwares que não usa, ficheiros retidos na memória inúteis e, provavelmente esquecidos, e até malwares: todos motivos que causam atraso na performance do Windows.
Em Definições aceda a Atualizações e Segurança e depois Recuperação. Aí poderá encontrar a opção de Repor este PC e pode optar entre manter ou remover os seus ficheiros pessoais e de seguida reinstalar o Windows. Pelo sim, pelo não, um backup dos seus ficheiros prévio é sempre boa ideia.
Substituir componentes
Agora sim, estamos a falar de um último recurso, o qual deve ser ponderado, uma vez que o investimento que envolve pode justificar a alternativa de simplesmente adquirir um computador novo.
A memória RAM ou o disco rígido podem ser substituídos por equipamentos compatíveis mais modernos e mais rápidos. Se o seu disco rígido for um HDD, trocá-lo por um SSD fará uma grande diferença e irá acelerar sem dúvida o seu PC, por exemplo. Aumentar a capacidade de memória terá o mesmo efeito.
// RPT