Comandar os aparelhos e eletrodomésticos que temos em casa é uma realidade cada vez mais comum. A funcionalidade voice control vê a sua utilidade aumentar de dia para dia.
Voice control, controlo por voz ou reconhecimento de voz são termos sinónimos que se referem a um programa de software ou dispositivo de hardware com capacidade de descodificar a voz humana.
Esta funcionalidade é usada frequentemente para controlar um dispositivo, executar comandos ou até escrever “ditando”, sem a necessidade de usar o teclado, o rato ou pressionar qualquer botão.
Atualmente, são os programas de software com reconhecimento automático de fala (automatic speech recognition ou ASR) que permitem a existência deste recurso. Muitos programas ASR exigem que o utilizador o “treine” para reconhecer a sua voz, para que o programa possa converter com mais precisão a fala em texto.
Exemplos onde pode usar o voice control
À medida que a tecnologia de reconhecimento de voz é aprimorada, esta tem vindo a ser implementada em cada vez mais dispositivos e vê a sua utilidade aumentar de dia para dia. Assim sendo, é provável que já tenha usado este programa pelo menos uma vez.
Exemplo disso mesmo são os sistemas de chamadas automatizados. Se numa chamada onde fala com um robô já lhe foi pedido que dissesse determinado número ou palavra como forma de o direcionar para o departamento correto, por exemplo, então estava a usar o voice control.
Os serviços da Google também já permitem o voice control, como quando faz alguma pesquisa, seja no computador, no tablet, no smartphone, entre outros dispositivos. A Siri da Apple, a Cortana da Microsoft ou o Google Assistent são programas que também funcionam com esse mesmo recurso, permitindo-lhe interagir com assistentes digitais.
Até em carros com emparelhamento Bluetooth ou sistema de mãos-livres pode usar o reconhecimento de voz para dar comandos, como fazer chamadas sem tirar os olhos da estrada.
Voice control no nosso dia-a-dia
Um conceito que está a ganhar cada vez mais força nos dias de hoje e a tornar-se parte integrante dos nossos lares enquanto revoluciona a forma como lidamos com a rotina doméstica são os dispositivos inteligentes. Eletrodomésticos smart cujos preços são cada vez mais acessíveis e que incluem o voice control.
Aparelhos com controlo de voz, que podem ser operados a partir de um smartphone, permitindo o controlo remoto da casa agora fazem parte da vida real.
Esta é uma das funções mais úteis e intrigantes que os aparelhos inteligentes têm a oferecer. Imaginemos situações bastante reais.
Já tem o jantar pensado, mas não tem a certeza de ter todos os passos necessários para a receita que quer preparar, ou receia ter-se esquecido de algum pormenor. Atualmente, existem fornos e frigoríficos smart capazes de pesquisar na web através de uma ordem sua e indicar-lhe rapidamente a informação que procura. Alguns até são capazes de avaliar o que têm dentro e indicar-lhe o que está a faltar ou chamar a atenção de algo que está a acontecer.
Não tem a certeza de qual o ciclo de lavagem mais adequado para uma peça de roupa específica? As máquinas de lavar conectadas, com sistema de conectividade wi-fi, podem “conversar” consigo para lhe recomendar e aconselhar uma série de ações sobre ciclos de lavagem ideais, remoção de manchas e muitos outros assuntos.
A maior parte destes aparelhos também poderá disponibilizar uma aplicação de smartphone para os controlar à distância. Até quando a sua voz não pode ser ouvida, faça-se obedecer. Mais útil seria difícil.
Um dos dispositivos onde esta funcionalidade está presente de forma mais óbvia são os Assistentes de SmartHome, tal como os novos Smart Display 10 e Smart Clock da Lenovo. Muito mais do que um simples display ou relógio, estes equipamentos existem para serem o seu braço direito em casa, proporcionando-lhe as mais variadas informações com um simples comando de voz.
Recentemente também foi lançada uma nova geração de tablets com Google Assistant, o qual permite uma verdadeira experiência sem mãos graças aos comandos de voz.
O futuro escreve-se através de ordens vocais.
// RPT