Quer poupar tempo — e dinheiro — e ainda prolongar a longevidade das suas peças de roupa? Verifique como tratar das suas peças de vestuário mais eficazmente com estes 9 conselhos.
Lavar a roupa parece simples, até que começamos a reparar que várias peças saem da máquina manchadas com outras cores, com cheiros estranhos entranhados, encolhidas ou de outra forma danificadas.
A culpa nem sempre é dos equipamentos que usamos, mas sim da nossa falta de técnica. Ao conhecer determinados truques e ter conhecimento de algumas práticas muito simples, irá tratar da sua roupa de forma mais eficaz e sem despender mais do que o tempo absolutamente necessário com essa tarefa.
9 truques para tratar da roupa eficazmente
1 Maior eficiência energética
Quer faça uma lavagem semanal ou uma lavagem diária, se deseja economizar as lavagens e ainda optar por meios eco-friendly deverá ter uma máquina com classificação energética elevada ou a opção de um ciclo ecológico.
O desempenho energético mais alto é classificado com A+++, mas os equipamentos A++ e A+ também são bons. Se está a ponderar investir numa nova máquina de lavar roupa, se optar por uma com uso eficiente de energia e usar um ciclo ecológico nas suas lavagens, estará a economizar até 60% de energia.
2 Máquina de lavar roupa com mais rotações
A maioria das máquinas de lavar possuem velocidades de rotação entre 1.000 e 1.600 rpm (rotações por minuto). Quanto mais rotações, mais enxaguada a sua roupa sai do equipamento e, naturalmente, mais rapidamente seca. Assim, não terá que esperar eternamente pela roupa que colocou para lavar e talvez a possa usar no dia seguinte.
Ao adquirir uma nova máquina de lavar verifique as rotações por minuto do equipamento e escolha aquele cuja velocidade for de 1.600 rpm ou superior.
3 Capacidade adequada
Regra geral, as máquinas da roupa para consumo doméstico têm capacidades entre 6 e 16kg — quanto maior a capacidade, maior o tamanho do tambor. Assim sendo, poderá ter a tentação de adquirir aquela com maior capacidade, pelo sim, pelo não. No entanto, quanto mais espaço não utilizado no tambor, mais energia será desperdiçada em cada lavagem.
Se mora sozinho e apenas lava alguma roupa ocasionalmente, uma máquina de 6kg deverá ser suficiente. Por outro lado, se tem uma família grande e precisa de lavar roupa praticamente todos os dias, um equipamento com muito espaço à sua disposição para que toda a roupa caiba numa só lavagem pode ser mais indicado. Assim sendo, Aposte num com capacidade de 9kg ou mais.
4 Máquina de secar para as ocasiões
Se tem uma máquina de secar roupa ou uma 2-em-1 é provável que recorra a ciclos de lavagem e secagem com alguma frequência. No entanto, essa pode não ser a melhor escolha para prolongar a longevidade das suas roupas, uma vez que as altas temperaturas e a rotação rápida pode causar alguns danos em determinados materiais se abusar da frequência com que o faz.
Peças mais delicadas — como as de algodão, lã, seda e cetim — não devem passar pela máquina de secar de forma nenhuma. Elastano também é um material com o qual se deve ter algum cuidado. Já o poliéster, por outro lado, aguenta bastante melhor um tratamento ligeiramente mais agressivo.
Na dúvida, escolha a temperatura mais baixa que o equipamento oferecer, bem como o ciclo de rotação mais lento.
5 Para passar a ferro evitar a máquina de secar
Camisas, blusas, calças e casacos de fatos, entre outros itens que temos de passar a ferro devem secar naturalmente no estendal. Sim, pode demorar mais, mas as máquinas de secar podem amassar um pouco este tipo de peças e torná-las mais difíceis de passar a ferro. Ou seja, irá perder mais tempo nessa tarefa, já para não falar de ter de lidar com a frustração de eliminar vincos em roupa amassada.
6 Lavar roupa escura do avesso
Já aconteceu retirar roupa escura da máquina de lavar e encontrar riscas ou vestígios de cor branca? Por vezes, a fricção do ciclo de lavagem pode retirar o corante das peças. Virar a roupa do avesso antes de as colocar na máquina para lavar irá fazer com que a maior parte da fricção aconteça no interior, evitando este tipo de danos.
7 Amaciadores naturais ou adequados para pele sensível
Os amaciadores da roupa não são adequados para toda a gente. Podem conter produtos químicos que produzem reações alérgicas em peles mais sensíveis.
Se lava roupa de crianças pequenas ou para pessoas com pele sensível, tente adicionar vinagre na lavagem em vez do detergente de supermercado. Não é tóxico, não deixa odor e as roupas ficarão macias.
8 Cheiro nas roupas não sai? Coloque-as no congelador
Se já lavou várias vezes determinadas peças de vestuário, testou vários detergentes e amaciadores, e mesmo há um ligeiro cheiro desagradável que teima em não sair, experimente colocá-las dentro de um saco plástico e deixá-las no congelador ou na arca durante a noite. Desta forma estará a matar as bactérias causadoras de mau cheiro que podem estar presas nas fibras.
No dia seguinte, coloque-as na máquina de lavar roupa com um pouco de detergente para adicionar um aroma agradável.
9 Remover manchas de suor com sumo de limão
Com o tempo e uso regular, manchas de suor podem formar-se nas axilas das suas camisas, camisolas e blusas. É desagradável e pode mesmo arruinar uma das suas peças de roupa preferidas.
Para resolver este incómodo passe um pouco de sumo de limão e bicarbonato de sódio nas manchas antes de as lavar. Se mesmo assim e após mais algumas lavagens as manchas continuam a não sair, pode tentar lixívia. Tenha muito cuidado, pois pode manchar ou estragar irremediavelmente a sua roupa.
// RPT