Se sofre constantemente com a fraca ligação de Internet em sua casa, este artigo é para si. Há alguns motivos que podem ser a causa dessa má ligação. Conheça-os e saiba como os evitar.
Quem é que tem a sorte de nunca ter sentido a imensa frustração de uma péssima ligação com a wi-fi? Se às vezes o problema tem origem nas configurações do router, ou num mau serviço oferecido pela empresa de telecomunicações contratada, já para não falar de genuínos problemas técnicos.
O certo é que a má ligação à Internet pode ter origem em objetos, materiais ou um tipo de mobiliário específico que temos dentro da nossa casa, especialmente se estiverem demasiado próximos do router ou dos nossos equipamentos, sejam eles smartphones, tablets, computadores, ou outros.
Assim sendo, quais são esses estorvos que o impedem de percorrer o feed do Instagram de forma fluída ou, melhor ainda, de descobrir as oportunidades fantásticas que pode encontrar no site da Radio Popular?
1 Superfícies e móveis de metal
Metal é um material condutor, ou seja, absorve eletricidade. Uma vez que o wi-fi liberta ondas eletromagnéticas, qualquer superfície ou objeto metálico dentro de sua casa irá impedir que as ondas se espalhem. Assim, se pretende ter uma boa ligação à Internet será melhor afastar o router do que quer que seja de metal.
2 Paredes de tijolo e pedra
Se tem paredes entre o router e o dispositivo que deseja ligar à Internet, pode deparar-se com má ligação. Alguns materiais usados para construir impedem uma ligação estável, nomeadamente mármore, cimento, betão, gesso e tijolo.
Isso explica por que é que nas casas de dois andares regra geral irá experienciar ligação à Internet muito fraca de um andar para o outro. Para corrigir isso, coloque o seu router numa área aberta e longe de paredes.
3 Espelhos
Os espelhos atuam como um escudo, “refletindo” a Internet tal como reflete tudo o resto. Colocar o router demasiado perto de um ou vários espelhos pode causar perda da intensidade do sinal, tornando a ligação mais lenta e instável.
4 Frigoríficos e máquinas de lavar
Aparelhos elétricos com tubos por onde a água circula não são propriamente wi-fi friendly. A água pode reter parte da energia das ondas sem fio, o que afeta negativamente a qualidade da ligação à Internet. Assim sendo, também deve colocar o router longe de frigoríficos ou máquinas de lavar roupa e louça.
5 Drones
Os drones podem causar interferência na wi-fi se operarem na mesma frequência — 2,4GHz —, embora dependa do modelo. A quantidade de energia que cada modelo precisa para funcionar também pode influenciar.
6 Microondas
Este eletrodoméstico possui um espectro de frequência semelhante ao usado pela wi-fi. Se o router estiver localizado próximo de um microondas, a forma de evitar ter fraca ligação à rede móvel é elevar o router de forma a ficar num local mais elevado do que o microondas. Irá reduzir substancialmente o efeito negativo do eletrodoméstico.
7 Luzes de Natal
Não queremos de todo ser o Grinch, mas luzes de Natal também podem influenciar o sinal de rede. Os chips que brilham dentro das luzes geram um campo magnético que interage com as ondas elétricas emitidas pelo seu router.
Assim, durante o mês de dezembro terá de organizar as suas decorações de Natal de forma a manter estes dois dispositivos separados um do outro. Até pode ser que este seja mais uma razão para o motivar a desfazer as decorações de Natal depois da época festiva. Afinal, quem não procrastina essa tarefa?
8 Monitores de bebé
À semelhança dos drones, como já foi referido, os monitores para bebés geram uma interferência de 2,4 GHz, a mesma que o sinal de wi-fi. Quando 2 ou mais dispositivos transmitem a mesma frequência, o ar é usado para enviar os seus dados em vez de transmitir ondas, como no caso de uma ligação sem fios. Assim, este também é um dispositivo que perturba o sinal da rede.
Como melhorar a sua ligação wi-fi?
Depois de verificar que não tem nenhum dos objetos acima mencionados demasiado perto do seu router, ou se já os afastou das proximidades do equipamento, ainda há outras ações que pode tentar para melhorar a sua ligação à Internet em casa.
Proteja a sua wi-fi com uma palavra-passe forte, que não seja fácil de adivinhar. Aposte num amplificador de rede, também denominado de extensor. Pondere atualizar o seu plano junto da empresa de telecomunicações que lhe presta o serviço e aproveite para verificar que na sua área de residência já tem fibra ótica disponível.
Também deve ter o cuidado de manter o seu router atualizado. Para isso, deve desligá-lo, contar até 10 e voltar a ligá-lo ocasionalmente: esta ação apagará a memória do aparelho e permitirá instalar atualizações.
// RPT