Eletrodomésticos encastrados: mais espaço na sua cozinha

Eletrodomésticos encastrados: micro-ondas Teka

Tem uma cozinha muito pequena? Os eletrodomésticos encastrados são uma forma muito eficaz de transformar um espaço e dar-lhe a aparência de ser maior.

Com um desempenho igualmente bom em comparação com os seus semelhantes independentes, os equipamentos de cozinha integrados são feitos para caber dentro das unidades existentes nessa divisão.

Estrategicamente colocados dentro da mobília ou astuciosamente disfarçados por detrás de portas de armários, estes aparelhos conferem uma aparência elegante à sua cozinha e dão-lhe aspeto de ser tecnologicamente avançada.

 

Porque apostar em eletrodomésticos encastrados?

Há várias razões pelas quais os equipamentos integrados são boa ideia. Uma delas é porque permite economizar espaço no balcão, deixando-o mais à vontade para os preparados alimentares. O microondas pode muito bem estar dentro do armário.

A sua cozinha deve funcionar para si, e não o oposto. Da mesma forma, também deve ter um design fluído, cujos equipamentos e mobília combinam entre si. Despeça-se dos aparelhos independentes que não combinam com as restantes unidades.

Por fim, a maior vantagem de eletrodomésticos encastrados é a sensação de plano aberto que terá sempre que entra na sua cozinha, a qual, desta forma, irá parecer maior sem o ser.

Estes aparelhos serão o futuro?

Cada vez mais, as cozinhas veem os seus equipamentos evoluir e o surgimento de tecnologias criadas para as tornar mais inteligentes e conectadas.

O objetivo de tudo isto é facilitar as nossas vidas, assim faz sentido que, no futuro, qualquer que seja o aparelho que precise, este esteja pronto para obedecer ao seu comando.

A cozinha do futuro está muito perto de estar disponível no presente. Ter uma cozinha integrada é o caminho por onde passa a tecnologia inovadora. Vejamos alguns dos eletrodomésticos que vão contribuir para isso.

 

Forno embutido

Um forno encastrado é agradável à vista e tem muitos benefícios para a confeção de cozinhados. Coloque-o ao nível dos olhos para que consiga ver facilmente como os seus preparados estão a ficar — tendo em conta que a maior parte destes aparelhos tem um vidro que permite isso — e, desta forma, não força as suas costas e os joelhos para colocar ou retirar comida.

Misture e combine placas de indução e fornos: pode escolher o tipo, modelo e estilo de ambos (para além de poder optar por uma combinação já existente). Os fornos embutidos são mais fáceis de limpar: dispensam puxar o fogão para a frente para apanhar os restos de comida que caíram pelos lados e para trás.

Presentemente, esta é a melhor solução, mas no futuro é provável que nem consiga ver o forno até o momento em que precisar dele: estará oculto numa unidade de parede, com uma porta que muda de opaca para transparente quando precisar de usar o equipamento.

 

Placa de indução embutida

Por falar em placas de indução, estes equipamentos podem ser incorporados nas bancadas da sua cozinha. Para além disso, se optar por uma placa independente do fogão, pode colocá-la onde bem entender.

Se está a tentar escolher uma placa, saiba que tem diversas opções, como eletricidade, gás ou indução. Estes aparelhos são projetados para caber em bancadas de cozinha comuns, que medem cerca de 60cm de profundidade.

No futuro, assim como o forno, a placa ficará oculta até ser necessária — desta vez na superfície de trabalho. Portanto, se não estiver a utilizá-la, é apenas uma extensão normal da bancada. Quando precisar, a placa “aparece” e adaptar-se-à a qualquer panela que estiver a usar.

 

Frigorífico e congelador integrado

O frigorífico é um eletrodoméstico alto, grande, que ocupa um espaço considerável na sua cozinha, mas que também é essencial. Um frigorífico convencional tende a sobressair bastante, principalmente se a sua cozinha for pequena.

Se apostar num de encastre — de preferência, combinado — o design da sua divisão irá agradecer. Desta forma, também terá mais espaço, uma vez que estes equipamentos são geralmente mais finos, porque são desenhados para serem inseridos na mobília.

Também será mais fácil de o adaptar à estética da sua cozinha — ficando atrás de portas do armário, por exemplo, com os cabos escondidos — e de limpar, porque não terá de se preocupar com as laterais sujas.

 

Máquina de lavar louça de encastre

Com uma máquina de lavar louça encastrada pode colocar todos os talheres, pratos, copos, panelas e afins lá dentro, ligar e esquecer o assunto até o dia seguinte. Desta forma, o equipamento produz menos ruído, tornando-o ideal para viver em plano aberto, e deixa-o com mais espaço para os seus outros aparelhos.

Já é possível encontrar máquinas de lavar que funcionam sozinhas. Dependendo do que cozinhou, a máquina encontrará a configuração de lavagem correta para deixar os seus pratos e utensílios limpos.

 

Máquina de lavar roupa embutida

As casas mais pequenas — leia-se, sem lavandaria — costumam ter as máquinas de lavar roupa na cozinha. Se está a pensar trocar este equipamento, saiba que com uma máquina de lavar roupa encastrada pode ter toda a sua cozinha a combinar.

Desta forma, os armários que incluem o equipamento irão abafar o som que este produz, tornando o seu funcionamento menos incómodo, e não precisa que toda a gente saiba o que está a lavar, para que tenha mais privacidade.

Os eletrodomésticos encastrados tornam tudo muito mais fácil e ainda fazem com que sinta que tem uma cozinha bem maior. São só vantagens.

// RPT

Mais recentes