Com tanta informação pessoal e confidencial armazenada no nosso computador e online, a segurança cibernética é um tópico fundamental. Aqui estão as nossas principais dicas para manter o seu equipamento seguro e livre de vírus.
Ter vírus no seu computador não é apenas um inconveniente: este software maligno pode dar acesso a todas as suas informações privadas a terceiros — hackers —, pelo que manter-se atualizado sobre as atualizações de antivírus é essencial.
Esta pode ser uma tarefa considerada aborrecida e que temos tendência a adiar, até ser tarde de mais.
Antes de mais, vejamos o que é um vírus e quais as ações que pode executar para proteger os seus equipamentos e os seus dados pessoais.
Vírus: o que é?
Há muitos tipos de vírus de computador e funcionam de formas diferentes mas, regra geral, são programas que se infiltram no seu computador e corrompem as informações.
Muitas vezes, sem intenção, somos nós próprios a permitir que o vírus entre no nosso sistema, ao fazer o download de um ficheiro ou clicando num link que desconhecemos que parecia legítimo. É por isso que o software antivírus e as atualizações são tão importantes: protegem-nos do que não podemos ver e do que não fomos capazes de impedir.
Chamamos de vírus a tudo, mas não são todos iguais. Os vírus, no seu sentido puro e duro, são programas que danificam os ficheiros e as pastas do seu computador. Espalham-se pela Internet e por anexos de e-mail.
Os trojans são malware escondido dentro de um ficheiro ou programa que parece real e inofensivo. Instalam spyware ou adware nos equipamentos e roubam os seus ficheiros pessoais sem que dê por isso.
As worms acedem ao seu computador por meio de uma conexão aberta à Internet — aquelas que não exigem password para entrar e encontramos com frequência nos locais públicos. Costumam ser usados para enviar e-mails de spam através da sua conta.
Já os ransomware bloqueiam o computador e os sistemas até que uma taxa de resgate seja paga — geralmente é direcionada para empresas, mas os PCs pessoais não são imunes a isso.
Como é que se pode manter seguro?
É certo que há muitas formas de software maligno infestar os nossos equipamentos, mas também há muitas formas eficazes de o combater. Estas são algumas dicas de como se pode manter seguro.
1 Atualize para o Windows 10
Se o seu computador corre o Windows e já o tem há alguns anos, deve atualizá-lo para a versão de software mais recente.
Todas as versões têm um ciclo de vida, que se inicia quando são lançadas e se tornam disponíveis, e termina quando se deixa de fornecer suporte. Isso significa que termina o fornecimento de atualizações e correções de segurança oficiais. O seu computador fica, assim, desprotegido.
A versão anterior, a Windows 8.1, já viu o seu suporte base terminar. Para garantir toda a segurança, atualize para o Windows 10 (neste momento pode precisar de uma licença).
2 Tenha sempre as atualizações de segurança mais recentes do Windows
As atualizações demoram o seu tempo. Quando estamos um pouco mais ocupados ou com vontade de desligar o computador com pressa, pode ser tentador ignorar a atualização mais recente que o computador está a tentar instalar.
Isso é um erro e a longo prazo pode causar problemas. Defina as suas preferências para verificar regularmente atualizações e instalá-las sempre que estiverem disponíveis.
3 Verifique se o seu software antivírus está atualizado
O software antivírus de alta qualidade é sua primeira linha de defesa. Uma vez instalado, pode remover automaticamente qualquer ataque ao seu sistema e bloquear e-mails infetados.
Existem dois tipos principais: o software antivírus, que fornece um nível básico de proteção, e verifica e remove vírus e malware relacionado; e os pacotes de segurança da Internet — Internet security suites —, que oferecem níveis adicionais de proteção, como verificação automática de e-mails e downloads, filtros de spam e controlo parental.
4 Cuidado ao abrir anexos de e-mail
Quando abrimos o e-mail nem sempre pensamos duas vezes no que encontramos na caixa de entrada. Deve ponderar antes de clicar distraidamente nas mensagens que recebe.
Observe o remetente e o assunto, e verifique se a fonte é autêntica antes de abrir anexos. Os vírus e outros tipos de malware por vezes disfarçam-se de ficheiros comuns e escapam à primeira linha de defesa, evitando a caixa de spam.
5 Ative a firewall
A firewall do seu computador tem controlo sobre o que tem acesso para e a partir do seu computador. Isso bloqueará a disponibilidade de ficheiros e sites não fidedignos e poderá alertá-lo se um vírus tentar invadir o seu computador.
Sim, os alertas da firewall podem ser irritantes quando está a navegar pela web — o mais habitual é receber um pequeno aviso se a fonte de informação for suspeita —, mas é melhor ter essa rede de segurança instalada.
Embora o Windows e o MacOS venham com uma firewall básica, também pode usar aquela que acompanha o software antivírus para obter melhor proteção.
6 Mantenha as suas passwords seguras
Cada vez mais tudo está online. Desde os nossos dados médicos confidenciais, até à nossa conta bancária. Assim, é muito importante que as nossas senhas estejam seguras.
Quando estiver a definir uma nova password, deve usar números e caracteres especiais para além de letras minúsculas e maiúsculas. Evite usar a mesma senha para tudo e não a partilhe com ninguém — a não ser que tenha absoluta confiança na pessoa.
// RPT