As máquinas de limpeza a vapor são cada vez mais populares e com motivos para isso. Conheça as diversas funcionalidades destes eletrodomésticos e as suas vantagens.
Já deve ter ouvido falar dos aparelhos de limpeza que utilizam vapor para eliminar sujidade. Começou por ser uma espécie de aspirador diferente, mas depressa passou da limpeza do chão para carpetes, mais tarde cortinas, chegou aos sofás e onde quer que houvesse estofado, entre outras superfícies.
As máquinas a vapor têm sido constantemente aprimoradas e desenvolvidas a nível tecnológico, de tal forma que as vantagens do seu uso não param de crescer e são cada vez mais eficientes.
Vamos ver exatamente como funcionam estes equipamentos e o porquê de ser boa ideia ter um deles em casa.
Como funcionam as máquinas a vapor
Tal como o nome indica, estas máquinas utilizam o vapor gerado através da água que se encontra num reservatório específico, com uma resistência elétrica que a aquece a uma temperatura entre 100 e 120ºC, transformando-a em vapor.
Ao carregar num botão, o vapor é disparado a alta velocidade, desintegrando as partículas de gordura e sujidade, limpando as diferentes superfícies. Também podem ser usadas para engomar a roupa e aspirar.
A maior parte dos equipamentos para limpeza a vapor estão equipados com diferentes acessórios que as tornam multifacetadas e adequadas à limpeza de diferentes áreas, desde as mais delicadas, até àquelas mais sujas e com nódoas de difícil remoção, bem como diferentes tipos de superfície, desde o chão aos vidros.
Algumas dispõem ainda de escovas específicas para soalhos e ranhuras difíceis, por exemplo.
Vantagens da limpeza a vapor
A utilização de aparelhos de limpeza a vapor implica um sem número de vantagens. Tal como já foi referido, estas máquinas podem ser usadas em várias superfícies, não ficando limitadas ao chão, como se de um aspirador normal se tratasse — embora a comparação não seja exatamente justa, pois estes aparelhos estão longe de ser apenas aspiradores.
Entre as possibilidades de aplicação encontram-se tapetes, estofados, vidros, superfícies muito gordurosas — como junto ao fogão, onde este equipamento é ainda mais eficiente —, entre outros. Até para as casas de banho, que exigem cuidados mais específicos.
No caso dos tapetes e carpetes, toda a sujidade da superfície é removida, dando-lhes uma aparência de novos. Ácaros, bactérias e fungos presentes nestes tipos de material são eliminados de forma mais eficaz do que a limpeza convencional, o que é ideal para quem sofre de alergias e asma. Nos tecidos, o sucesso é alcançado se as nódoas forem diretamente vaporizadas.
As máquinas a vapor servem até para limpar o carro, por dentro e por fora, diminuindo os danos causados por outros tipos de limpeza, como os jatos de água em alta pressão.
Retiram adesivos da parede, de armários e também de vidros. São perfeitamente capazes de desinfetar cadeiras e alguns materiais presentes em postos médicos.
Acima de tudo, são extremamente práticas, pois dispensam os baldes de água e o trabalho físico excessivo. Desta forma, também não precisa de usar detergentes e produtos químicos — as máquinas a vapor utilizam apenas água para a limpeza —, muitas vezes nocivos à saúde, tornando-as mais ecológicas.
Higienizam e desinfetam ao mesmo tempo que deixam o ambiente aromatizado: muitos equipamentos a vapor oferecem a opção de adicionar à água algum aromatizador ou essência, para deixar o seu ambiente limpo e bem cheiroso.
Tanto na função de aspirador, como na de engomar, as máquinas conseguem bons resultados.
É muito fácil habituarmo-nos ao que é bom, pelo que depois de adquirir um destes equipamentos de limpeza a vapor não vai querer outra coisa.
// RPT