O seu smartphone está cada vez mais lento e não sabe porquê? Há vários motivos que podem ser os causadores da lentidão. Experimente uma destas sete dicas para resolver o problema.
Quase toda a gente tem um smartphone. Os mais vendidos situam-se na gama média ou média-baixa. São, regra geral, equipamentos que com o passar do tempo começam a apresentar um desempenho mais lento, com falhas ou com “soluços”, denominados de lag.
Este é um mal que pode afetar todo o tipo de aplicações e o tempo que demoram a abrir, bem como gerar vários segundos de atraso até que surja no seu ecrã a página, imagem ou vídeo que solicitou. É uma situação frustrante.
Partindo do princípio de que não quer adquirir um equipamento móvel novo, há alguns truques que pode tentar para reduzir estes lags. Experimente estes 6.
1 Reiniciar ou desligar o smartphone
“Já experimentou desligar e voltar a ligar?” Provavelmente já ouviu esta pergunta muitas vezes — nem que seja relativamente a computadores — e há um motivo pelo qual isso acontece: é que, de facto, às vezes as coisas resolvem-se assim.
Todos os equipamentos usufruem de serem desligados de tempos a tempos. Atualmente, são poucas as pessoas que efetivamente desligam os telemóveis, mesmo durante a noite, deixando-o sempre ligado dias e até meses a fio.
Deixar o processador funcionar continuamente sem pausas não é boa ideia. Até um simples reinicio de sistema faz com que elimine muitas ações que já estão a ser executadas há muito tempo, e que acumuladas com outras poderão causar lentidão no equipamento.
Por isso, o melhor é reiniciar ou mesmo desligar o aparelho de vez em quando durante uns minutos, para tentar antecipar-se a diversos problemas.
2 Elimine aplicações que nunca usa
Se tiver que fazer uma caminhada, prefere levar uma pesada mochila às costas ou nem levar mochila de todo? É provável que opte pela segunda opção, pela simples razão de que quanto mais leve estivermos, mais facilmente chegamos aonde quer que seja.
O mesmo se aplica ao seu telemóvel. Já reparou na quantidade de aplicações que tem instaladas? Usa realmente todas elas?
Uma das formas de aliviar o “peso” do seu smartphone é eliminar as apps que não usa, uma vez que lhe estão a ocupar espaço e podem estar a ser executadas em segundo plano, diminuindo o desempenho do equipamento.
Assim, faça uma revisão ao seu menu e não obrigue o telemóvel a trabalhar em aspetos desnecessários.
3 Atualize o smartphone
De tempos a tempos, irá receber uma notificação que a versão de software mais recente do seu smartphone está disponível para instalação.
Seja iOS ou Android, atualizar o seu sistema é a melhor opção para evitar ou tentar amenizar a lentidão do equipamento. As novas versões do sistema operacional tencionam otimizar o desempenho e podem corrigir erros importantes, o que podem ser a causa da falta de velocidade do seu telemóvel.
Não tem nada a perder com atualizar assim que lhe for possível.
4 Limpar a memória cache
De um modo geral, a memória cache é onde os arquivos temporários do seu smartphone são armazenados, para que quando queira aceder a eles numa próxima vez o consiga fazer mais rápido, agilizando a execução dos programas
No entanto, com o passar do tempo e da utilização das aplicações, os dados vão-se acumulando, o que aumenta o espaço destinado ao cache. Isso pode fazer com que o sistema fique mais lento, além de limitar o espaço de armazenamento disponível para outros tipos de arquivos.
A limpeza da cache é um passo eficaz para tornar o seu dispositivo mais rápido. Pode fazê-lo em Configurações / Definições e, depois, em Armazenamento Interno — ou o equivalente no seu software.
É provável que nem note a diferença no acesso aos programas, pelo que não se deve preocupar com isso.
Já agora, também pode aproveitar e tentar libertar alguma memória interna, nomeadamente fotografias, vídeos, músicas, documentos, etc.
5 Quanto menos widgets melhor
Os widgets — aqueles “atalhos” e elementos no ecrã — são úteis, é certo. Mas também ocupam uma certa quantidade de recursos. Se não precisa, elimine, que é a regra de ouro, como já deve ter reparado.
Não há problema ter um ou outro widget no ecrã, mas quanto menos melhor.
6 Aplicações de “limpeza” são desnecessárias
Há diversas aplicações disponíveis que prometem fechar tarefas abertas que não está a usar ou que “limpam” o seu aparelho. Embora isso possa parecer uma excelente ideia, a verdade é que acabam a fazer mais mal do que bem e ainda ocupam espaço.
Os dispositivos Android gerem a RAM de forma bastante eficiente por conta própria. Além disso, se uma aplicação em segundo plano necessária for terminada, o reiniciar da app leva mais tempo e consome mais bateria. Isso pode desacelerar ainda mais o seu dispositivo.
Se depois de ter seguido todas estas dicas o seu smartphone continua exasperadamente lento, já pouco ou nada há a fazer. Dirija-se à Radio Popular mais próxima. Já agora, pondere a extensão da garantia para ficar ainda mais satisfeito.
// RPT