/

The Game Awards 2025: vencedores e tudo o que foi anunciado

The Game Awards 2025: tudo o que foi anunciado

The Game Awards finalmente chegou. O evento que premeia os melhores videojogos do ano e que está repleto de novidades acerca dos próximos lançamentos, aconteceu na madrugada de 12 Dezembro.

E, claro, nós vamos contar-te tudo.

 

The Game Awards 2025: tudo o que foi anunciado

A cerimónia arrancou de forma extraordinária com o anúncio de Star Wars: Fate of the Old Republic — o novo projeto de Casey Hudson, que regressa ao universo Star Wars com uma visão totalmente nova.

A grande estrela da noite foi o Clair Obscur: Expedition 33, que contava com o maior número de nomeações na história do Evento, com 12, e que ganhou o prémio de Jogo do Ano e, ainda, 8 outras categorias.

Os trailers e as revelações preencheram praticamente todo o evento.

Destacou-se também a nova aposta de Toshihiro Nagoshi, criador de Yakuza, que apresentou Gang of Dragon, um drama criminal localizado no Japão e protagonizado pelo ator sul-coreano Ma Dong-seok.

A Crystal Dynamics apresentou dois projetos dedicados a Lara Croft, nomeadamente Tom Raider: Legacy of Atlantics, que se trata de uma reinterpretação da aventura original da heroína, prevista para 2026, e Tomb Raider: Catalyst, um capítulo totalmente inédito que deverá chegar em 2027.

Destacaram-se ainda outros títulos como Total War: Warhammer 40,000, Ace Combat 8: Wings of Theve, Mega Man: Dual Override, entre outros.

Jogos anunciados

The Free Sheperd – Um jogo de pastores com um aspeto encantador e que vai ser lançado em breve na PS5 e na Steam.

Decrepit – Um jogo de ação assustador. Tem alguma influência do género Souls no seu ADN. Vai chegar à Steam.

Auto Mech – Feito pelo criador de Audio Surf, a demo vai chegar amanhã. Está na Steam, mas ainda sem data prevista de lançamento.

Pragmata – A data prevista de lançamento é 24 de abril de 2026 e vai chegar à Switch 2, PS5, Xbox Series X/S e PC. Já podes descarregar a demo na Steam.

Solasta 2 – Um CRPG com um elenco de vozes cheio de estrelas e um cenário rico em magia e mistério. Será lançado a 12 de março de 2026 na Steam.

Tankrat – Um jogo de combate de veículos de ficção científica em que podes construir o teu tanque e travar uma guerra contra todo o tipo de máquinas. Prevê-se que seja lançado na primavera de 2026 para PC e PS5.

Bradley the Badger – Um jogo de puzzles com muita exploração e ferramentas criativas à tua disposição. Também será lançado na Steam.

Stupid Never Dies – Um novo jogo de ação de terror, que parecer ser protagonizado por uma dupla apaixonada que luta contra vagas de monstros e mortos-vivos. Será lançado na Steam e PS5.

Star Wars: Fate of the old Republic – É um RPG de ação single-player passado na era da Old Republic. Este é um dos grandes jogos revelados.

Divinity – Um jogo de fantasia sombria com um trailer cinematográfico verdadeiramente incrível.

4:LOOP – Um novo e excitante jogo que vai chegar à PlayStation e ao PC. Este jogo cooperativo é um shooter de ficção científica na terceira pessoa em que és constantemente morto, reimpresso e enviado de volta para um mundo devastado para fazeres tudo de novo.

Coven of the Chicken Foot – Joga na pele de uma senhora idosa e do seu companheiro monstruoso (mas amigável) enquanto te aventuras por um mundo perigoso. Coven of the Chicken Foot vai chegar à Steam.

Ontos – Um novo jogo na primeira pessoa da Fictional, Ontos, vai chegar em breve à Xbox Series X/S, PS5 e Steam.

2XKO – A Caitlyn vai chegar a 2XKO, o jogo de luta da Riot Games. Também vai chegar às consolas em janeiro.

Resident Evil Requiem – Já tinha sido anunciado, mas houve algumas surpresas, incluindo um pouco de Leon Kennedy! Tem um machado e está de volta aos seus velhos hábitos.

Order of the Sinking Star – Aqui tens um jogo de puzzles com bom aspeto. Em Order of the Sinking Star, misturas 4 realidades diferentes com as suas próprias mecânicas no que parece ser um verdadeiro quebra-cabeças. Tem mais de 1.400 puzzles.

Exodus – Um RPG de ação de ficção científica da Wizards of the Coast. Vai ser lançado no início de 2027.

Warlock – Mais um jogo da Wizards of the Coast, em colaboração com a Invoke Studios. Warlock é um novo jogo de Dungeons and Dragons, que vai chegar em breve ao PC, PS5 e Xbox Series X/S.

Screamer – Um jogo de corridas narrativas com um aspeto fantástico. Screamer vai chegar a 26 de março de 2026.

Control Resonant – Control Resonant (Control 2) foi revelado, com uma atuação em palco que se traduziu num trailer. Vai chegar em breve, em 2026!

Gang of Dragon – Ma Dong-Seok participa num jogo totalmente novo chamado Gang of Dragon. Ainda não há data de lançamento.

Lego Batman: Legacy of the Dark Knight – Próximo jogo Lego Batman, no qual vemos a bat-caverna, mais combates com ação e uma série de vilões. O jogo será lançado a 29 de maio de 2026.

Tomb Raider Catalyst – Lara Croft está de volta. O jogo foi revelado num novo trailer cinematográfico! Será lançado em 2027.

Tomb Raider: Legacy of Atlantis – Um remake do primeiro Tomb Raider, que será lançado em 2026 para celebrar o 30º aniversário da série.

Forest 3 – Estás à procura de mais ficção científica? Talvez um pouco mais estranha? Forest 3 foi revelado! Ainda não há data de lançamento.

Invincible Vs Ella Mental – Invincible VS mostrou um trailer de uma personagem nova nos The Game Awards! Ella Mental é portadora de poderes elementares.

Orbitals – Um jogo de aventura espacial, Orbitals vai chegar à Nintendo Switch 2 em 2026.

Diablo 4: Lord of Hatred – A próxima expansão de Diablo 4 foi revelada nos The Game Awards com um novo trailer cinematográfico. O lançamento está marcado para 28 de abril de 2026.

Marvel Rivals: Deadpool – O Deadpool vai chegar a Marvel Rivals na 6ª temporada! Sabemos isso graças a uma bonita animação 2D. A sexta temporada começa a 16 de janeiro de 2026.

Saros – A história apresenta uma variedade de personagens, um turbilhão emocional e gameplay cheio de ação. O lançamento está marcado para 30 de abril de 2026.

 

Os vencedores da edição de 2025 dos The Game Awards

Jogo do ano

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Conta a história de um grupo de voluntários, liderados por Gustave, que partem da cidade isolada de Lumiere numa missão suicida para deter uma entidade chamada “Artífice”, que apaga pessoas com números num monólito, causando o evento cataclísmico chamado “Gommage”.

Os outros nomeados foram: Death Stranding 2: On The Beach, Hades II, Donkey Kong: Bananza, Kingdom Come: Deliverance II e Hollow Knight: Silksong.

Melhor realização

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Melhor narrativa

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Melhor direção artística

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Melhor banda sonora e música

Lorien Testard, Clair Obscur: Expedition 33

Melhor design de áudio

Battlefield 6 (Battlefield Studios/EA)

Melhor performance

Jennifer English, como Maelle em Clair Obscur: Expedition 33

Inovação e acessibilidade

Doom: The Dark Ages (id Software/Bethesda Softworks)

Jogos com impacto

South of Midnight (Compulsion Games/Xbox Game Studios)

Conta a história de Hazel Flood, uma jovem no sul dos EUA que, após um furacão devastar a sua cidade, descobre ser uma Tecelã, alguém com o poder mágico de manipular os fios da realidade para consertar laços e espíritos quebrados, baseando-se no folclore sulista. Acompanhada por criaturas míticas e assombrada por memórias, ela procura a sua mãe desaparecida, enfrenta monstros (como os Haints) e desvenda o passado da sua família.

Melhor jogo contínuo

No Man’s Sky (Hello Games)

É sobre um Viajante que acorda num universo gerado proceduralmente, descobrindo que tudo é uma simulação do Atlas, uma inteligência artificial que falha e procura um reinício.

Melhor apoio à comunidade

Baldur’s Gate 3 (Larian Studios)

Começa com o jogador e os seus companheiros a serem raptados e infetados por Devoradores de Mentes (Mind Flayers) o que os devia transformar num deles, mas alguma coisa não dá certo, e isso deixa-o com poderes e a necessidade urgente de encontrar uma cura. Uma jornada pelos Reinos Esquecidos, cheia de escolhas, companheiros complexos e um enredo dividido em três atos que culmina na própria cidade de Baldur’s Gate.

Melhor jogo independente

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive)

Melhor jogo independente de estreia

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Melhor jogo mobile

Umamusume: Pretty Derby (Cygames Inc.)

Conta a história de Umamusume, adolescentes com orelhas e caudas de cavalo, que vivem num mundo onde competem em corridas de prestígio como a Série Twinkle, para se tornarem as melhores corredoras.

Melhor jogo VR/AR

The Midnight Walk (MoonHood/Fast Travel Games)

É uma aventura sombria de fantasia em stop-motion, onde jogas como The Burnt One, uma figura misteriosa, e fazes amizade com Potboy, uma criatura que é uma lanterna e ilumina o caminho num mundo de argila feito à mão.

Juntos, viajam por paisagens perigosas e enfrentam monstros que querem devorar  Potboy, enquanto desvendam segredos sobre o desaparecimento do sol e procuram a Moon Mountain para cumprir o destino, numa jornada que é uma mistura de contos de fadas sombrios e maravilhas artísticas.

Melhor jogo de ação

Hades II (Supergiant Games)

Hades II segue Melinoe, a princesa do Submundo e irmã de Zagreus, que assume o papel principal para enfrentar o seu avô, o titã Cronos, que escapou do Tártaro, raptou a sua família e tomou o reino para si.

Treinada pela poderosa deusa da magia, Hecate, a história foca na luta de Melinoe para dominar os poderes dos deuses do Olimpo, resgatar a sua família e restaurar a ordem.

Melhor jogo de ação/aventura

Hollow Knight: Silksong (Team Cherry)

Hollow Knight: Silksong segue Hornet, a princesa protetora de Hallownest, que é capturada e levada para o reino desconhecido de Pharloom, uma terra dominada pela seda e pela música e afetada por uma algo chamado “Assombro”.

Melhor RPG

Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)

Melhor jogo de luta

Fatal Fury: City of the Wolves (SNK Corporation)

Centra-se nos irmãos Terry e Andy Bogard, que procuram vingar a morte do seu pai adotivo, Jeff Bogard, pelas mãos do criminoso Geese Howard, o “Rei do Crime” de South Town, no torneio King of Fighters.

Melhor jogo para a família

Donkey Kong Bananza (Nintendo EPD/Nintendo)

O jogador controla o gorila Donkey Kong, que viaja para o subterrâneo acompanhado da adolescente Pauline para obter um objeto capaz de conceder desejos.

Melhor jogo de simulação/estratégica

FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles (Square Enix)

Conta a saga de Ramza Beoulve, no reino medieval fictício chamado Ivalice, mergulhado na Guerra dos Leões, uma disputa de sucessão entre nobres fações após a morte do rei. Por trás dessa guerra civil, Ramza e o seu amigo de infância, Delita Heiral, descobrem uma conspiração muito maior envolvendo a Igreja de Glabados, demónios (Lucavi), e o uso das Pedras Zodiacais que permitem manipular evento. Uma história complexa sobre classe, corrupção e a verdadeira natureza da justiça e da história.

Melhor jogo de desporto/corridas

Mario Kart World (Nintendo EPD/Nintendo)

Melhor jogo multijogador

Arc Raiders (Embark Studios)

Passa-se numa Terra pós-apocalíptica, onde uma misteriosa ameaça mecânica chamada ARC devastou a humanidade, forçando os sobreviventes a viverem no subsolo, numa comunidade chamada Speranza.

Melhor adaptação

The Last of Us: Season 2 (HBO/PlayStation Productions)

Foca-se na vingança de Ellie após a morte brutal de Joel às mãos de Abby. Uma história dividida em 2 partes interligadas entre si e sobre as consequências devastadoras do ciclo de violência num mundo pós apocalíptico.

Jogo mais aguardado

Grand Theft Auto VI (Rockstar Games)

O tão aguardado 6º jogo da franquia vence este prémio pelo segundo ano consecutivo, depois de ver o seu lançamento adiado por diversas vezes.

Criador de conteúdos do ano

MoistCr1TiKaL

Melhor jogo de esports

Counter-Strike 2 (Valve)

Melhor atleta de esports

Chovy – Jeong Ji-hoon (League of Legends)

Melhor equipa de esports

Team Vitality – Counter-Strike 2

The Game Awards deste ano não desiludiram e na Radio Popular encontras muitos destes jogos, inclusive o melhor jogo do ano. De que estás à espera para renovar a tua coleção?

// RPT

Mais recentes