Ligar é o último passo na instalação de um frigorífico novo. Saiba o que deve fazer se está a utilizar este equipamento pela primeira vez.
Se está a ler este artigo é porque tem um frigorífico novo. Ou então é uma pessoa muito curiosa. É bem-vindo, de qualquer das formas.
Seja porque mudou de casa e precisou de eletrodomésticos novos, seja porque precisou de substituir aquele que tinha, há mais que se lhe diga do que simplesmente ligar o equipamento à ficha.
Provavelmente fez alguma — ou mesmo muita — pesquisa, selecionou o modelo ideal de entre os vários que o mercado coloca à sua disposição — combinado, americano, de encastre, entre outros —, averiguou se cabia e, finalmente, comprou. E agora?
Elaboramos este guia prático para que o nosso leitor saiba exatamente o que fazer nestas circunstâncias. Assim, as configurações são mais fáceis de entender e irá prolongar a vida útil do seu frigorífico, tirando o melhor proveito deste equipamento e fazendo render o seu investimento.
O que fazer antes de usar o frigorífico pela 1ª vez
Deixar repousar
A primeira coisa a fazer é deixar de repouso. Os frigoríficos e os congeladores estão cheios de fluidos usados para esfriar os compartimentos. Por muitos cuidados que se tenha durante o transporte, não é possível evitar que o equipamento seja abanado. Por isso mesmo deve deixá-lo repousar antes de o ligar à rede elétrica.
O tempo de repouso deverá ser de aproximadamente 8 horas, mas poderá analisar esta informação no Manual de Instruções do equipamento. Desta forma, estará a diminuir a possibilidade de funcionamento irregular devido à influência do transporte sobre o sistema de refrigeração.
Recomendamos que use esse tempo para ir às compras — nomeadamente obter o que vai colocar dentro do novo eletrodoméstico —, relaxar ou ler outros artigos RP Tech.
Dar-lhe uma limpeza
Uma vez que irá armazenar comida lá dentro, todos os cuidados são poucos. Assim, uma boa limpeza antes de ligar é recomendada, principalmente no interior do aparelho.
Remova todos os compartimentos e gavetas e passe o interior do frigorífico por água morna e um pouco de detergente. Deve fazer o mesmo com os compartimentos que retirou do interior. Espere até que tudo esteja seco até voltar a colocar tudo de volta no sítio devido.
Se os acessórios interiores não estiverem no seu local, coloque-os conforme o capítulo sobre a “Descrição do aparelho” que poderá encontrar no Manual de Instruções do mesmo.
Escolher a posição correta
É provável que nesta fase já tenha um espaço alocado na cozinha para o seu novo frigorífico. No entanto, nunca é demais relembrar que deve deixar espaço para algumas circunstâncias.
Verifique que há espaço para que a porta do frigorífico abra sem complicações e sem atingir armários, balcões ou outros eletrodomésticos. Da mesma forma, deve conseguir abrir ou pelo menos aceder confortavelmente a todas as gavetas no interior do eletrodoméstico.
Dê ao seu frigorífico novo espaço para respirar. Negar-lhe a ventilação adequada pode fazer com que use mais energia do que o necessário, o que não só aumenta a conta da luz no fim do mês, como também pode danificar o motor ou o compressor. Bastam uns centímetros — 2, por exemplo — de espaço extra em cima e na parte de trás para que o seu aparelho possa funcionar na sua plenitude.
Não se esqueça de que por baixo destes aparelhos acumula-se todo o tipo de pó e sujidade que pode afetar o seu desempenho. Certifique-se de que consegue aceder a todas as partes que envolvem o frigorífico ou que o consegue arrastar para fora do lugar — e depois voltar a colocá-lo no sítio — com a desenvoltura de que precisa uma limpeza algo assídua.
Por fim, ligar
Finalmente, pode ligar o seu frigorífico novo. Serão necessárias algumas horas até que o equipamento consiga atingir a temperatura desejada.
Dependendo do modelo que adquiriu, o seu eletrodoméstico irá emitir um sinal sonoro ou ligar algum tipo de luz para o avisar de que já atingiu a temperatura certa, significando que pode utilizá-lo normalmente. Se não existir nenhum aviso, duas horas é o tempo mais habitual até chegar a esse ponto.
Há que ressalvar que cada modelo é um modelo, pelo que recomendamos sempre que leia o Manual de Instruções antes da primeira utilização.
// RPT