/

Dicas para saber quando está na altura de trocar de frigorífico

Dicas para saber quando está na altura de trocar de frigoríficoO frigorífico é um daqueles eletrodomésticos que usamos todos os dias e que, quando funciona bem, nem nos damos conta dele. Mas com o tempo, começa a dar sinais de que pode estar a precisar de reforma.

Se tens dúvidas sobre se deves ou não trocar de frigorífico, aqui ficam algumas dicas para te ajudar a decidir.

 

 

Dicas para saber quando está na altura de trocar de frigorífico

1 Faz barulhos estranhos

É normal que um frigorífico emita algum som quando está a funcionar, mas se começas a ouvir ruídos altos, rangidos ou zumbidos constantes, isso pode ser sinal de que o motor ou o compressor está com problemas.

Se o barulho te incomoda mais do que antes, está na altura de ficares atento.

2 Variações de temperatura

Se dás conta de que os alimentos se estragam mais depressa ou que o frigorífico gela demasiado em certas zonas, é sinal de que a regulação da temperatura já não está a funcionar como devia.

Faz o teste: usa um termómetro e verifica se a temperatura se mantém constante (idealmente, entre 0ºC e 5ºC no frigorífico e -18ºC no congelador).

3 Conta da luz a subir

Frigoríficos antigos consomem muito mais energia do que os modelos mais recentes, especialmente se já tiverem mais de 10 anos.

Se reparaste que a tua fatura da eletricidade aumentou e não mudaste outros hábitos, pode ser que o teu frigorífico esteja a gastar mais do que devia.

4 Acumulação de gelo no congelador

A formação de gelo no congelador era comum nos modelos antigos, mas os mais recentes já vêm com sistema “no frost” (sem gelo).

Se estás constantemente a descongelar o congelador e o gelo volta rapidamente, é sinal de que o aparelho está a perder eficiência.

5 Mau cheiro persistente

Limpar o frigorífico deve resolver maus cheiros ocasionais. Mas se mesmo depois de uma limpeza profunda continua um cheiro estranho, pode haver acumulação de humidade ou bactérias em zonas internas difíceis de aceder.

Em casos extremos, substituir pode ser a única solução.

6 Tem mais de 10-15 anos

Mesmo que ainda funcione, um frigorífico com mais de 10 anos já não é tão eficiente nem seguro. Com o tempo, os selos das portas deixam de vedar bem e as peças desgastam-se.

Além disso, os modelos novos são mais ecológicos e trazem funcionalidades modernas que podem facilitar-te a vida.

Se reconheces vários destes sinais no teu aparelho, talvez esteja na altura de começar a pesquisar um novo. E não te esqueças: um bom frigorífico faz mesmo a diferença no dia a dia!

// RPT

Mais recentes