
Sonhas em fazer lives na Twitch, YouTube ou TikTok? Tens jeito para entreter, jogar, conversar ou criar conteúdos ao vivo? Então, talvez esteja na altura de dares os primeiros passos como streamer.
Mas antes de clicares no botão “Iniciar transmissão”, há um conjunto de equipamentos que não te podem faltar para começares com o pé direito.

Queres ser streamer? Sabe que equipamentos não te podem faltar
Um bom computador (ou consola)
Tudo começa aqui. Se vais fazer stream no PC, certifica-te que tens um computador com potência suficiente para correr jogos e transmitir em simultâneo.
O ideal é ter um processador Intel i5/i7 ou AMD Ryzen 5/7 (ou superior), uma Placa gráfica (GPU): NVIDIA GTX 1660 ou superior, se fores fazer streaming de jogos mais pesados e um memória RAM de, pelo menos, 16 GB.
Se vais transmitir a partir de uma consola (como PS5 ou Xbox Series X), precisas de uma placa de captura para passar o vídeo para o computador e fazer o streaming com melhor qualidade.
Câmara/webcam
As pessoas querem ver-te, não só ouvir-te. Por isso, investe numa webcam de qualidade, de preferência com resolução 1080p e boa performance em condições de pouca luz.
Se quiseres elevar o nível, podes usar uma câmara DSLR ou mirrorless, com adaptador para USB — mas isso pode esperar para fases mais avançadas.
Microfone
O áudio é, ainda, mais importante do que o vídeo. Um microfone de má qualidade pode fazer com que as pessoas saiam da tua stream num instante. Procura um microfone de condensador USB, como Blue Yeti, Elgato Wave:3 ou Audio-Technica AT2020 USB.
Se quiseres um setup mais profissional e com outro nível de investimento, usa um microfone XLR com interface de áudio.
Placa de captura (se usares consola)
Se vais transmitir jogos de consola, como PlayStation ou Nintendo Switch, vais precisar de uma placa de captura.
Este dispositivo envia o sinal de vídeo da consola para o teu computador, para poderes transmiti-lo com qualidade.
Iluminação
Uma boa luz muda tudo. Mesmo com uma webcam simples, uma iluminação adequada pode dar um aspeto profissional à tua stream. O ideal é ter luz suave de frente, como Softboxes, Ring lights e Painéis LED.
Evita luzes fortes vindas de trás, que te deixem às escuras.
Fones de ouvido
Para evitares feedback de som e ouvires bem o jogo, usa uns auscultadores confortáveis e com bom som. Podes usar in-ears simples ou modelos over-ear, dependendo do teu gosto.
Software de streaming
Claro que o equipamento físico não é tudo. Precisas de software para transmitir, como OBS Studio (grátis e muito completo), Streamlabs OBS (mais simples, mas mais pesado) ou Twitch Studio (para iniciantes, focado no Twitch).
Estes programas permitem configurar a transmissão, as cenas, os alertas e a interação com o chat.
Extras que ajudam muito
O braço articulado para o microfone – dá-te mais espaço na secretária. O Green screen é usado para o caso de quereres remover o fundo e colocares-te “dentro” do jogo.
Por sua vez, o Stream Deck é um painel com botões programáveis para mudar de cenas, tocar sons ou interagir com o chat com um clique.
Ser streamer exige mais do que carisma e boa disposição — precisas de te equipar bem para oferecer qualidade a quem te vê. E lembra-te: o conteúdo é rei, mas bom som e imagem são a porta de entrada.
// RPT
