
Quando o teu bebé está com dificuldades respiratórias, qualquer ajuda é preciosa — e é aqui que um nebulizador pode ser um grande aliado. Este dispositivo transforma medicamentos líquidos num vapor muito fino, que o bebé inala, suavemente, através de uma máscara.
É uma forma eficaz, segura e nada invasiva de tratar problemas respiratórios comuns nos primeiros anos de vida.

Para que serve um nebulizador e quando deve ser usado em bebés
O que trata um nebulizador?
Um nebulizador pode ser recomendado pelo pediatra para ajudar a aliviar sintomas ou tratar condições como a bronquiolite, asma, constipações com muita congestão, tosse persistente, laringite ou crises alérgicas.
O grande benefício é permitir que o medicamento atue, diretamente, nos pulmões e vias respiratórias, com resultados mais rápidos e eficazes — especialmente em bebés que ainda não conseguem colaborar com inaladores doseadores.
Quando deve ser usado?
Só deves usar um nebulizador por indicação médica. O pediatra pode prescrever medicamentos broncodilatadores (para aliviar a falta de ar), corticoides (para reduzir a inflamação) e/ou soro fisiológico (para hidratar e ajudar a desobstruir as vias nasais).
Mesmo quando parece simples de usar, é importante seguir sempre a dosagem certa, o tempo de nebulização e a frequência indicados.

Cuidados ao usar com bebés
Deves usar uma máscara facial macia e adequada à idade do bebé, deves manter o bebé calmo e num ambiente tranquilo durante a nebulização. Deves, também, higienizar bem todas as peças após cada uso.
Nunca deves partilhar o nebulizador com outras pessoas e, deves guardar o equipamento num local limpo e seco.
Há modelos de nebulizadores pensados para bebés e crianças, com ruído reduzido e até formas divertidas, que ajudam a tornar o momento menos assustador.
// RPT
