
Com a chegada do calor, o ar condicionado torna-se um verdadeiro aliado para manteres a tua casa ou espaço de trabalho confortável. No entanto, usá-lo corretamente pode fazer toda a diferença no conforto, na saúde e na fatura de eletricidade.
Aqui ficam algumas dicas para tirares o máximo proveito do teu ar condicionado – com eficiência, segurança e poupança.

Dicas para aproveitar da melhor forma o ar condicionado
Define a temperatura ideal
Evita programar temperaturas extremas. No verão, o ideal é manteres o ar condicionado entre os 24ºC e os 26ºC. No inverno, entre os 19ºC e os 21ºC é suficiente para um ambiente confortável.
Baixar demasiado a temperatura não arrefece mais depressa – só consome mais energia.
Utiliza o modo “Eco” ou “Auto” sempre que possível
Estes modos ajustam, automaticamente, o funcionamento do aparelho para manter uma temperatura estável com menor consumo de energia. Assim, evitas desperdícios e prolongas a vida útil do equipamento.
Mantém portas e janelas fechadas
Para evitares perdas de ar fresco (ou quente, no inverno), fecha bem as janelas e portas do espaço onde tens o ar condicionado ligado. Caso contrário, o aparelho vai trabalhar mais do que o necessário – e isso reflete-se na conta da luz.
Limpa os filtros regularmente
Os filtros acumulam pó, ácaros e outras partículas. Se não os limpares, além da eficiência do aparelho diminuir, também estará a circular ar menos saudável.
Verifica os filtros de 2 em 2 semanas em época de uso intenso. A maioria pode ser lavada com água morna e seca rapidamente.
Usa temporizadores ou programadores
Se tiveres essa função, programa o ar condicionado para ligar ou desligar automaticamente. Por exemplo, podes programá-lo para desligar durante a madrugada ou ligar pouco antes de chegares a casa. Poupas energia sem abdicar do conforto.
Evita ligar durante as horas de maior calor
Se possível, antecipa o uso do ar condicionado, ligando-o antes das horas de maior calor (que são normalmente entre as 12h e as 16h). Assim, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e evita picos de esforço.
Faz manutenções periódicas
Mesmo que o ar condicionado esteja a funcionar bem, é importante fazeres uma manutenção profissional, pelo menos uma vez por ano. Isto garante segurança, eficiência e prolonga a durabilidade do equipamento.
Opta por modelos com classificação energética A++ ou superior
Se estás a pensar comprar ou trocar de aparelho, escolhe um modelo com boa eficiência energética. Pode ser mais caro no início, mas compensa a longo prazo com poupança significativa na conta da eletricidade.
Evita correntes de ar direto para o corpo
Tenta posicionar o ar condicionado de forma a que o ar não esteja a soprar diretamente para ti. Isso ajuda a evitar dores musculares, garganta irritada ou constipações provocadas por choques térmicos.
O ar condicionado pode ser um excelente aliado para o teu conforto, mas só se for usado com consciência e cuidado. Seguindo estas dicas, consegues manter a tua casa fresca (ou quente), poupar energia e ainda proteger a tua saúde.
// RPT
