Arrancou no dia 7 de janeiro e terminou no dia 10 mais uma edição do CES 2025 — a maior feira de tecnologia de consumo, que anualmente reúne a indústria em Las Vegas para mostrar as novidades.
Como já era de esperar, o RP Tech acompanhou ao detalhe este evento e, claro que te vai contar tudo.
CES 2025: tudo o que tens de saber
Foram muitas as novidades das principais empresas tecnológicas, startups, assim como a presença de executivos de topo da indústria e líderes governamentais.
Foram inscritos mais de 3500 produtos candidatos a prémios de inovação da CES e havia cerca de 4500 expositores, sendo que 1400 eram startups.
O CES 2025 contou com 1100 oradores e cerca de 300 sessões de conferências, segundo números avançados por Gary Shapiro, o presidente da CES.
Era esperada a presença dos mais recentes produtos baseados em inteligência artificial, saúde digital, mobilidade avançada, assim como tecnologia de sustentabilidade, acessibilidade, computação quântica, entre as principais tendências para este ano.
Uma novidade do evento é o CEO Creator Space, um hub para a comunidade de criadores de conteúdo, que facilita a experimentação de produtos e acesso aos líderes da indústria.
O espaço contou com workstations equipadas com ferramentas para produzir os conteúdos e partilhar nas suas plataformas.
Serviu ainda para descansar e recarregar as baterias, dos equipamentos e visitantes.
Novidades das marcas
Na conferência da Nvidia foi revelado o supercomputador de secretária para inteligência artificial, que na realidade é uma “caixinha minúscula” semelhante à de um serviço de streaming.
Jensen Huan, fundador e CEO da Nvidia, anunciou ainda a nova geração de placas gráficas, a família GeForce RTX 50 que promete aprofundar a inteligência artificial no gaming.
Esta tecnologia permite gerar até três frames adicionais por cada frame renderizada, o que pode chegar a multiplicar por oito as frame rates dos jogos.
A Acer já anunciou a sua gama de portáteis renovada com o GPU da Nvidia, mas também a Asus, a HP e a Lenovo vão mostrar a sua linha refrescada com a nova geração.
A Intel revelou uma nova geração de processadores para portáteis finos e leves, a linha Core Ultra 200 H e 200 HX, com suporte nativo para inteligência artificial e alto desempenho para o gaming.
A Razer pretende utilizar a IA para ajudar os jogadores a tornarem-se melhores nas competições. É basicamente um treinador virtual que capta imagens e assiste à performance, dando dicas em tempo real.
Além dos computadores, os televisores da nova geração, equipados com os mais recentes processadores de imagem com tecnologia de IA para upscaling de imagem, são sempre populares em Las Vegas.
Nesta área, a Samsung já partilhou o seu portfólio que inclui parcerias com a Microsoft para introduzir Copilot+ em alguns modelos e com a Google na criação de uma nova norma de áudio 3D, Elicpsa Audio.
A TCL preferiu mostrar na CES novos projetores e tablets, sobretudo alimentados pela tecnologia de ecrã “de papel” NXTPAPER.
A TCL A300 Pro NXTFRAME será uma experiência diferente de ver TV e vem acompanhada com um sistema de som Bang and Olusfen e estará disponível em 55″ a 85”.
A tecnologia de ecrãs da Samsung para a área dos monitores foi aproveitada pela Asus e MSI que revelaram novidades poderosas para o gaming. A OLED S95F é mais brilhante, um excelente televisor com o filtro anti-reflexo, que, segundo a marca, está melhorado.
A gama The Frame agora é wireless, com bezels em madeira e a Frame Pro agora tem um painel Mini Led modificado, portanto pode ser a solução ideal para quem quer uma tv de qualidade que fique bem na sala.
A Samsung apresentou o Vision AI pra as televisões. Vais poder interagir com a tv e fazer o que fazes de AI no teu telemóvel.
No que diz respeito ao Gaming, a Samsung apresentou o Odyssey G6 OLED que é de 27” OLED, QHD e 500 Hz de taxa de refrescamento.
Por sua vez, a LG apostou na oferta de modelos com ecrãs panorâmicos dobráveis, para maior personalização dos gamers. A nova gama de TV’S OLED — a G5 e M5 — é mais brilhante, permite 165 Hz em modo VRR.
A gama M wireless também tem novidades, agora já podes guardar a zero connect box no móvel, pois já não vai impedir a estabilidade da ligação com a TV.
Também está a seguir a tendência dos projetores, mostrando a sua proposta curiosa num modelo em forma de ventoinha.
Os gadgets, wearables e os robots são sempre bastante curiosos. O exemplo do robot Mirokaï da Enchanted Tools, que pretende ser amigável e sociável, apresentando expressões faciais em tempo real durante as interações com os humanos.
Também já se viu uma colher inteligente — a Electric Salt Spoon da Kirin, que utiliza correntes elétricas para “enganar” o nosso cérebro de que a comida tem sal suficiente.
O Koorui G7 é um exemplo perfeito do que se passa no mercado. Este novo modelo leva esse paradigma a um novo patamar, sendo o primeiro no mundo com uma taxa de atualização de 750 Hz, conta com um ecrã de 24,5 polegadas com resolução Full-HD. De destacar ainda o seu tempo de resposta de apenas 0,5 ms.
Para alcançar tamanha fluidez, a Koorui teve de usar um painel TN ao invés de um IPS. Apesar de os primeiros não terem uma representação de cores tão boa, a empresa chinesa mostra-se confiante na qualidade do seu produto.
Este monitor vem equipado com a tecnologia HDR400 e cobre 95% da gama de cores DCI-P3. Este monitor tem filtro de cor azul e podes ajustar a sua altura para uma posição mais confortável.
Já no caso da Hisense, esta anunciou a expansão para outras indústrias, para além da sua nova linha de televisores laser, como os cockpits para automóveis ou monitores de saúde, aproveitando o seu conhecimento na área de ecrãs.
A Hisense deslumbrou com a sua MicroLed de 136”. Há também uma TV TriChroma que promete a melhor renderização de cor do mercado e ainda o projetor Laser L9Q, de 100″ a 150”, para colocares na tua sala e transformá-la numa sala de cinema.
E ainda há novidades na cozinha. A Hisense mostrou-nos o FreshVault French Door que é mesmo Chef’s kiss. Tem uma gaveta selada a vácuo para permite a conservação de carne fresca até 5 dias e, ao mesmo tempo, deixar o frigorífico 99,99% livre de bactérias. Também tem uma prática gaveta garrafeira — VersaTemp+ — com controlo de temperatura, selada em vácuo com tecnologia anti-UV e Low-E.
Outras novidades que foram apresentadas no CES 2025 foram os Rokid Glasses, uns óculos de realidade aumentada da startup chinesa Rokid, que prometem revolucionar o quotidiano ao substituir os smartphones em diversas situações.
Estes óculos são compatíveis com smatphones, tablets e PCs e têm como objetivo ampliar a acessibilidade tecnológica, permitindo que as funções mais comuns sejam acedidas sem o uso de smartphones nas mãos.
O Omnia, da startup Withings é um espelho que parece ter saído de um episódio de Black Mirror, sendo conectado com uma balança que mede vários marcadores de saúde quando te olhas ao espelho. A proposta é que o produto se conecte com outros gadgets da empresa, como medidores de pressão e smartwatches. Além disso, o modelo vem com assistente de voz de IA e manda as informações diretamente para o médico.
Por sua vez, a FlowBeams, anunciou que foi reconhecido no CES 2025 pelo BoldJet, uma tecnologia revolucionária que refine os padrões em injeções e vacinas.
O BoldJet traz uma abordagem inovadora de entrega de líquidos por meio de microjatos de alta precisão, completamente livre de agulhas. Essa tecnologia avançada direciona o líquido para as camadas superficiais da pele com precisão incomparável, otimizando aplicações em procedimentos cosméticos e injeções médicas, como vacinas e insulinas.
Em breve poderás encontrar muitos destes produtos na Radio Popular.
// RPT