O micro-ondas é uma ferramenta indispensável na cozinha. No entanto, é fundamental entender quais os materiais que podem ser utilizados com segurança no aparelho, evitando danos no micro-ondas e riscos para a saúde.
Assim, continua a ler para saber o que podes, ou não, fazer com um micro-ondas.
O que podes fazer (ou não) com um micro-ondas?
Recipientes seguros para o micro-ondas
Os recipientes próprios para o micro-ondas são projetados para resistir ao calor e à energia, gerados pelo aparelho, de forma segura.
São fabricados com materiais não reativos e capazes de suportar rápidas mudanças de temperatura sem derreter, deformar ou liberar substâncias químicas prejudiciais aos alimentos.
Alguns dos materiais mais seguros incluem:
1 Vidro
Recipientes de vidro são uma opção confiável para o micro-ondas, pois permitem aquecer os alimentos, uniformemente, sem libertar componentes nocivos.
2 Cerâmica
Pratos e tigelas de cerâmica são seguros, desde que não contenham nenhum detalhe metálico, como fios de ouro ou prata.
3 Plástico
Alguns plásticos também são adequados, desde que estejam rotulados como “seguros para o micro-ondas”. Verifica a embalagem do recipiente de plástico antes de o utilizar.
O que não deve ir para o micro-ondas
Plástico não adequado
Nem todos os plásticos são seguros para serem utilizados neste eletrodoméstico. Evita colocar plásticos não rotulados, ou marcados como “não seguro para micro-ondas“, uma vez que podem libertar substâncias tóxicas e, até, deformar-se com o calor.
Poliestireno
O poliestireno, normalmente usado em embalagens descartáveis, não é adequado. Quando exposto a altas temperaturas, pode derreter e libertar produtos químicos nocivos.
Metal
Nunca coloques objetos metálicos dentro do eletrodoméstico. O metal pode causar faíscas e arcos elétricos, levando a incêndios e danos ao aparelho.
Folha de alumínio
A folha de alumínio não deve ser usada no aparelho, pois reflete e pode causar sobreaquecimento e, até, um incêndio.
Película aderente
Embora algumas películas aderentes estejam rotuladas como seguras, é aconselhável evitá-las. Isto porque podem derreter e contaminar os alimentos com substâncias prejudiciais.
Dicas para utilizar o micro-ondas com segurança
– Deves verificar sempre os rótulos dos recipientes, para garantir que são seguros para o micro-ondas, antes de os usares.
– Evita colocar alimentos em recipientes de plástico não rotulados ou de poliestireno. Opta por vidro ou cerâmica, uma vez que são as escolhas mais seguras.
– Nunca coloques metal, folha ou papel de alumínio no eletrodoméstico, uma vez que, estes materiais podem causar incêndios, ou danos ao aparelho.
– Ao utilizar plástico seguro, usa luvas de cozinha ou uma toalha ao manusear o recipiente, visto que pode ficar quente durante o aquecimento.
– Ao aquecer alimentos com uma película de plástico, opta por coberturas próprias ou pratos para evitar contaminação e deformação.
// RPT