//

Monitores de atividade: o seu braço direito (ou esquerdo)

Monitores de atividade: Pulseira Xiaomi Band

Monitorização de sono e de frequência cardíaca, aviso de receção de notificação e despertador: estas são algumas das funcionalidades que encontra nos monitores de atividade.

A tecnologia com a qual são produzidos os monitores de atividade deu um salto considerável nos últimos anos. Desde uns simples — e pouco precisos — contadores de passos de há uns anos atrás, até às funcionalidades de monitorização de sinais vitais, contagem de calorias gastas e de quilómetros percorridos, de despertador, entre outras, estes equipamentos percorreram um longo caminho.

Fique a saber mais sobre cada uma das funções e as vantagens que estas lhe podem trazer. Vai ver que quererá ter uma no seu pulso.

 

Ter as notificações à mão… Ou melhor, no pulso

Alguns monitores de atividade dão o aviso de receção de notificação (mensagens, chamadas, e-mails, por exemplo). No entanto, já há muitos no mercado que mostram o nome de quem lhe está a telefonar, o que pode ser muito útil se é daquelas pessoas que não costuma ouvir ou sentir o telemóvel no bolso.

Monitores de atividade: Mãos a mexer numa pulseira monitor de desporto

Assim, fica desde logo a saber se é uma chamada que lhe interessa atender, sem ter o trabalho de o tirar do bolso ou da carteira. Esses mesmos equipamentos, regra geral, também lhe indicam quem lhe está a enviar a mensagem e o princípio da mesma.

Essa funcionalidade pode dar muito jeito quando está a conduzir: olhar para a pulseira é uma distração de muito menor impacto do que pegar no telemóvel. Alguns monitores de atividade mais avançados têm semelhanças com os smartwatchs: permitem recusar chamadas e enviar mensagens predefinidas.

 

Despertador que só o acorda a si

Ter um despertador no pulso pode ser mais eficiente para o acordar e ainda tem a vantagem de não incomodar quem estiver ao seu lado, se for o caso.

É daquelas pessoas cujo despertador toca tão alto que acorda toda a casa? Os monitores de atividade têm a funcionalidade de alarme com uma vibração que apenas acorda quem o estiver a usar, sem barulho.

Habituar-se a dormir com este aparelho não é difícil, uma vez que são pulseiras finas e leves, mal vai notar que lá está. Terá de usar a aplicação no smartphone para definir a hora a que o despertador toca e, em alguns casos, até pode definir a intensidade da vibração, de acordo com a sua preferência.

Já que tem de dormir com este equipamento, tire proveito da funcionalidade de monitorizar o seu sono.

 

Saiba o que se passa enquanto dorme

Enquanto dormimos — pelo menos numa noite típica —, passamos por três estágios de sono: leve, profundo e R.E.M. Cada um deles desencadeia reações diferentes no corpo, desde alterações na frequência cardíaca, passando pela respiração e até movimentos físicos.

Ao medir alterações na frequência cardíaca e no movimento, a pulseira — através da aplicação que lhe corresponde — pode registar o que se passa enquanto dorme e apresentar-lhe os dados, para que saiba a hora exata em que experimentava cada um dos estágios do sono ou que acordou.

Monitores de atividade: Samsung Fit

Os monitores de atividade também acompanham a sua inatividade. Se tem problemas para dormir ou acorda cansado apesar de ter dormido 8 horas, estas informações podem ajudá-lo a identificar o problema.

 

Monitorizar a frequência cardíaca

Esta é uma das funcionalidades que mais atenção gerou em volta dos equipamentos. As pulseiras monitoras de atividade conseguem medir a sua pulsação, para que consiga aperfeiçoar os treinos de exercício físico — função para a qual está mais vocacionada —, perceber quais os momentos do dia em que está mais stressado, entre outras utilizações.

Também é através desta funcionalidade que a maior parte dos dispositivos pode fazer uma estimativa das calorias que perde diariamente. Desta forma, consegue averiguar qual o esforço físico envolvido em várias atividades.

 

Contagem de passos

Por algum motivo é que estas pulseiras também são denominadas como “monitores de desporto”. Apesar das suas várias funções, a principal continua a ser a que envolve exercício físico.

Isso aplica-se aos atletas de maratonas, mas também a qualquer pessoa que goste de dar uma caminhada ocasional. A sua pulseira conta os passos que dá e calcula a distância que percorreu, bem como as calorias que perdeu ao fazê-lo. Assim, é mais fácil definir objetivos e cumpri-los.

Monitores de atividade: Garmin Vivofit

A maior parte destes aparelhos também tem o “modo sedentário” que, ao ser ativado, avisa-o de que está parado há demasiado tempo. Pode ser bastante útil para quem precisa de mais um empurrão motivacional.

 

Fotografias à distância

Quando queremos tirar uma foto de grupo sem ser em modo selfie temos três opções: algum voluntário que a tira — apesar de ficar de fora da foto —, confiar o nosso equipamento a um desconhecido, que por acaso estava no local, ou recorrer à pulseira.

Os monitores de atividade — regra geral — vêm com um botão para intercalar menus que pode ser utilizado para tirar fotografias. Nas definições, encontrará a funcionalidade de tirar fotografias à distância, sem ter de estar a segurar no smartphone ou selecionar a opção de temporizador.

Se tiver uma pulseira que não tem essa opção integrada, mas que permite controlar o leitor de som, experimente o seguinte truque: muitos smartphones permitem tirar fotografias se carregar no botão de aumentar o volume. Nas funções de MP3 da pulseira, com a aplicação de fotografia aberta no telemóvel, pode “aumentar o volume”, tirando uma fotografia à distância.

// RPT

Mais recentes