Google I/O 2023 – IA no nome do meio

Google I/O 2023 - IA no nome do meio

Decorreu no passado dia 10, o Google I/O 2023, no qual se deu a conhecer o que a Google tem andado a trabalhar nos últimos tempos, nomeadamente no que diz respeito ao software e hardware, e claro com o tema da atualidade – a inteligência artificial.

Vamos contar-te tudo o que se passou por lá.

 

Google I/O 2023 – IA no nome do meio

Pixel 7a já no mercado?

A Google não só revelou qual será o seu próximo smartphone, como anunciou que o mesmo já se encontra disponível para compra.

Este é um smartphone bastante semelhante ao Pixel 7, incluindo o seu chipset Tensor G2, 8 GB de RAM e um design semelhante.

Pixel Fold

O primeiro telemóvel desdobrável da Google foi apresentado no I/O. Trata-se do Pixel Fold com um ecrã exterior de 5,8 polegadas e com um interior de 7,6 polegadas. Dispõe de chipset Tensor G2, tem12 GB de RAM e é resistente à água – IPX8.

Este dispositivo está disponível para pré-encomenda desde o dia do evento, e espera-se que seja enviado até dia 27 de junho.

Pixel Tablet

Depois de diversos rumores sobre o Pixel Tablet, eis que a Google oficializou o lançamento deste dispositivo.

O Pixel Tablet é multifacetado, uma vez que funciona como um tablet e um hub doméstico inteligente, através de um dock magnético, que carrega o tablet e potencia a saída de áudio.

Também este dispositivo já se encontra disponível, desde o dia do evento, para pré-encomenda, chegando ao mercado a partir de 20 de junho.

E já pensaste o Gmail a escrever por ti?

Se contabilizarmos as horas que passamos por dia a escrever e-mails, eventualmente daremos conta que são várias, e que podem ser empregues noutro tipo de atividade.

E se te dissermos que a Google está a trabalhar numa nova funcionalidade, que vai permitir ao Gmail escrever por ti? Pois é, esta foi outra das revelações neste I/O.

A ideia consiste no recurso à inteligência artificial, para que tenhas a possibilidade de inserir texto essencial para que o serviço de e-mail escreva por ti. Mas, calma, que terás sempre a opção de editar o que o Gmail gera.

O recurso intitulado “ajuda-me a escrever” não tem data prevista de lançamento. A informação que a Google avançou é que está para breve.

Vista imersiva do Google Maps expandida

A vista imersiva é aquela em que vês e exploras a imagem virtual em 3D. Com a nova atualização, anunciada no I/O, poderás elevar a experiência de navegar no Google Maps.

Não só poderás ver ambientes em 3D, como também poderás obter informações relativamente, por exemplo, ao trânsito e à meteorologia.

Contudo, a funcionalidade continua a ser limitada geograficamente. A Google tenciona lançar o Immersive View for routes, até ao final do ano, em cerca de 15 cidades, nomeadamente, Amesterdão, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, Paris, São Francisco, Seattle, Tóquio e Veneza.

Google Bard ganha novas funcionalidades

O gerador de texto Google Bard ainda está na versão beta, mas a empresa deixou claro no I/O que o seu chatbot está a ter progressos.

Por isso, em breve, o Google Bard terá novas funcionalidades, tais como a integração do Google Lens para reconhecimento de imagens, a integração do Google Maps para visualizar lugares e a integração do Sheets.

O Google Bard ficou disponível, desde o evento, em 180 países, apenas em inglês. Ao mesmo tempo, a Google informou que serão disponibilizadas 40 línguas adicionais e que haverá, ainda, um dark mode.

Novo centro do Google Labs

No I/O foi também lançado um novo Google Labs, um centro para as muitas experiências com inteligência artificial.

Google Fotos com um novo Editor Mágico

O Google Fotos vai receber a influência da inteligência artificial, no que diz respeito ao editor.

Assim, o novo Editor Mágico utiliza técnicas de aprendizagem automática, de modo a facilitar-te a vida em tarefas de edição de fotografia.

Poderás, por exemplo, clicar prolongadamente numa pessoa para cortar o fundo e reposicioná-la na moldura, ou recriar partes de objetos que estavam fora do enquadramento aquando do registo fotográfico.

O lançamento do Editor Mágico está previsto para o fim do ano.

IA chega à pesquisa Google

Era somente uma questão de tempo até que o que já tinha acontecido com o Bing da Microsoft, acontecesse com o Google.

Posto isto, a Google anunciou que o seu chatbot – Bard – vai ser integrado na Pesquisa, possibilitando à Google fornecer resumos dos resultados de pesquisa e disponibilizar um “modo de conversação”.

A versão de teste já está disponível nos EUA.

Novas funcionalidades na Play Store

Há, ainda, novidades quanto a novas funcionalidades na Play Store, baseadas em inteligência artificial.

As listas de aplicações mostrarão um resumo das avaliações gerado por inteligência artificial, que tem como objetivo resumir as opiniões dos avaliadores em apenas algumas palavras.

Existirá também uma ferramenta, especialmente concebida para programadores, que ajudará a gerar texto para as listas de aplicações. Esta ferramenta está igualmente disponível desde o dia do evento.

Novas ferramentas para programadores da Google TV

A Google anunciou um novo conjuntos de recursos para a criação de aplicações para Android TV.

As novas ferramentas vêm num kit de desenvolvimento, que utilização a inteligência artificial para criar interfaces de utilizador de aplicações, a partir do zero, com base em entradas de linguagem natural.

Android evolui nos automóveis

Android para automóveis é o software da Google que funciona em pleno no veículo, sem depender de um smartphone para executar a tarefa.

As aplicações de navegação poderão apresentar direções nos ecrãs do painel de instrumentos, diretamente à frente do condutor. Os vários ecrãs do automóvel poderão apresentar várias aplicações diferentes, e o Waze está a chegar ao sistema operativo para automóveis, com suporte para o local de carregamento de veículos elétricos.

Estes foram alguns dos muitos anúncios deste evento.

Novas funcionalidades de segurança

A Google lançou uma série de novas funcionalidades de segurança, nomeadamente a capacidade de verificar se o teu ID do Gmail está a circular em cantos desagradáveis da Web.

Se estiver, a Google recomendará as medidas que deves tomar para te protegeres. De referir, que esta era uma vantagem exclusiva dos subscritores do Google One.

Google I/O 2023 - IA no nome do meio

Foi um dia repleto de informação, em que a Google mostrou muitas das suas novidades.

// RPT

Mais recentes