Depois de limpares a tua casa, deves sempre ter em atenção ao ar que respiras. Para isso, deves recorrer a um purificador de ar.
Um purificador de ar irá ajudar-te a ter um ar com qualidade dentro de casa, sendo por isso cada vez mais procurado.
Vantagens de ter um purificador de ar na tua casa
O que é?
Trata-se de um aparelho eficaz na eliminação de impurezas, que se encontram suspensas no ambiente e que podem comprometer a tua saúde.
O que faz?
O purificador de ar remove fumo, pó, pólen, odores, ácaros, bolor, bactérias, poluição da rua e vírus.
Se a tua casa tiver muita humidade, um purificador de ar pode ajudar a fazer com que sintas o ar mais fresco, tornando o espaço muito mais agradável para se estar.
Por isso, a missão deste aparelho é tornar o ar da tua habitação – ou do espaço em que te encontres – mais respirável e preservar a sua qualidade ao longo do tempo.
Durante este processo, cerca de 99% das partículas patogénicas são eliminadas, bem como os odores desagradáveis.
Para além disso torna mais eficaz, o trabalho dos desumidificadores e ar condicionados.
Como funciona?
Este aparelho absorve o ar através de um ventilador e depois puxa-o através de um filtro para o purificar.
Dessa forma, os poluentes ficam no filtro e o ar limpo é, então, libertado na divisão da casa em questão.
Purificadores de ar mais modernos e sofisticados, incluem sensores que te mostram a qualidade do ar em tempo real, controlo da velocidade do ventilador em modo manual e automático e o módulo Wi-Fi, para gerires o funcionamento através de uma app instalada no teu smartphone.
Para que o trabalho do aparelho seja mais otimizado, deves certificar-te de que o local onde o vais colocar se encontra fechado, de modo a evitar a entrada de novos agentes poluentes, e manter assim a qualidade do ar.
Deves substituir o filtro regularmente. É essencial que esteja em perfeitas condições, para que o purificador de ar funcione em pleno.
Ajuda com alergias?
Sim, uma vez que, a maioria dos purificadores de ar tem filtros HEPA, que são capazes de reter pequenas partículas como pólen, poluição e ácaros – os principais provocadores de alergias.
Se és alérgico, então na hora de escolheres o teu purificador de ar, deves ter em conta que a taxa de fornecimento de ar limpo, deve corresponder ao tamanho da sala onde o vais colocar.
Os modelos mais potentes são capazes de purificar o ar em áreas de até 120m2.
Remove cheiros?
Os cheiros provêm de pequenas partículas que são agarradas pelo purificador de ar. Assim, a resposta a esta pergunta é afirmativa. Contudo, para combater a origem dos cheiros, podes precisar de algo mais do que um purificador de ar.
Desumidifica o ar?
Purificador e desumidificador não são sinónimos e têm funções diferentes. Como já referimos, o purificador de ar remove as partículas. Por sua vez, o desumidificador remove a humidade.
Contudo, existem aparelhos 2 em 1, que “aspiram” o ar e removem a humidade.
Para além de tudo isto, ter um purificador de ar é vantajoso porque têm inúmeros benefícios, que podem não ser imediatamente visíveis. Por exemplo, quando limpas a casa, os produtos de limpeza mais fortes podem fazer-se sentir durante algum tempo. Com o purificador de ar, podes removê-los mais rapidamente.
Também podes diminuir o risco de ficar constipado, uma vez que os filtros absorvem as bactérias, vírus e ácaros, que se ficarem à “solta” podem infiltrar-se no colchão, dificultando a tua respiração, e prejudicando, dessa forma, o teu sono.
O ar que respiras é bem mais importante do que julgas. Faz do teu purificador de ar, o purificador da tua alma.
// RPT