A bateria viciada é aquele problema que ninguém quer ter no smartphone.
Deixamos-te algumas dicas do que deves evitar para que a bateria não vicie ou, no caso de já estar viciada, o que podes fazer para tentar prolongar o seu tempo de vida.
Como evitar que a bateria do smartphone vicie
1 Evita sobreaquecimentos
A bateria nunca deve atingir temperaturas muito altas. Por isso, evita deixar o smartphone exposto ao sol durante muito tempo, principalmente naqueles dias de calor extremo.
2 Não deixes que descarregue completamente
Nunca deixes a bateria do teu smartphone chegar aos 0%.
O mais aconselhável é que o coloques a carregar antes de entrar no “vermelho”, ou seja, antes de atingir os 15%.
3 Carrega o smartphone a noite toda de forma regrada
Se tens por hábito colocar o teu smartphone a carregar quando te vais deitar, para que carregue durante toda a noite, deves ter em consideração que é algo que deve ser feito com alguma ponderação.
Isto porque os picos de energia a que o teu smartphone fica sujeito podem ser um problema – o que não é saudável para a vida útil da bateria do teu dispositivo.
4 Não utilizes enquanto carrega
Quando decidires colocar o teu smartphone a carregar, é apenas isso que deves deixá-lo fazer.
Se o utilizares enquanto estiver a carregar, podes sobreaquecer a bateria.
5 Utiliza sempre o carregador original
Os equipamentos de origem ou da própria marca do smartphone são, geralmente, os mais aconselhados para carregar o teu aparelho.
Os restantes podem não estar calibrados para o teu smartphone e podem gerar problemas, nomeadamente reduzir o tempo de vida útil da bateria.
Técnicas específicas para Android e para iOS – se a bateria já estiver viciada
Android
Se deixares o smartphone descarregar por completo, não o deves usar durante seis horas. E depois deves carregá-lo por completo – até a bateria chegar aos 100%.
Assim que estiver totalmente carregado, deves deixar o smartphone conectado por mais duas horas, e só aí retirar o carregador.
iOS
Carrega o teu smartphone até 100% e depois descarrega a bateria por completo, utilizando-o normalmente. Não precisas de forçar a descarga com aplicações mais exigentes.
Assim que a bateria chegar ao fim, deixa o smartphone “repousar” durante oito horas.
Deves ter a certeza que o carregador usado é oficial da Apple e deves ligar o telemóvel quando o ligares à energia, mas é importante que não o desbloqueies nem introduzas o PIN.
Longa vida à bateria!
// RPT