Como escolher o monitor adequado para ti?

Como escolher o monitor adequado para ti?

A pensar comprar um monitor novo mas indeciso sobre qual escolher? Nem sempre é uma decisão fácil. O uso que lhe vais dar é fundamental.

Apresentamos-te alguns critérios que deves ter em conta.

 

Como escolher o monitor adequado

O primeiro aspeto que deves considerar é o uso que vais dar ao monitor: se é para jogar, trabalhar ou para algo mais geral.

Se fores gamer, deves priorizar a taxa de atualização rápida e os tempos de resposta baixos. Se fores utilizar o monitor profissionalmente, deves dar prioridade à precisão das cores.

Para uso geral, as necessidades não são tão definidas. Na eventualidade de quereres usar o computador para ver séries e filmes ou para editar fotografias, deves considerar uma boa resolução, altifalantes incorporados e uma visualização de cor o mais realista possível.

Resolução

Quanto maior for a resolução, melhor será a imagem. A resolução diz-te quantos pixeis tem um monitor de largura e altura.

1920 x 1080 – ou Full HD, 1080p – é o mínimo de que necessitas. Para imagens ainda mais nítidas deves optar por um QHD ou até um 4K.

Tamanho

A densidade dos pixeis tem um grande impacto na qualidade do monitor. O monitor maior terá uma baixa densidade de pixeis se a sua resolução for inferior.

Por exemplo, para visualização a uma distância normal do monitor, 32 polegadas é bastante “grande”.

Como escolher o monitor adequado para ti?

Taxa de atualização

Quanto maior, melhor. A Taxa de Atualização indica o número de vezes que o teu monitor é atualizado com novas informações por segundo, e é medido em hertz. Números maiores correspondem a imagens melhores, mais suaves e mais rápidas.

A Taxa de Atualização é particularmente importante se fores gamer, e deves procurar um monitor com, pelo menos, 75 Hz  – a maioria dos monitores concebidos para jogos oferece pelo menos 120Hz – combinado com o menor tempo de resposta que conseguires encontrar.

Se não jogares, uma Taxa de Atualização de 60 Hz deverá ser suficiente.

Tempo de resposta

Quanto mais curto, melhor. Porém, este fator não é prioritário, a não ser que utilizes o monitor para jogar.

O tempo de resposta diz-te quanto tempo o monitor leva a mudar um pixel, de preto para branco.

Tempos de resposta mais longos significam menos defeitos, nomeadamente quanto ao desfoque do movimento a jogar ou a ver vídeos de ritmo acelerado.

O tempo de resposta mais elevado para monitores de jogos é 5 ms.

Tecnologia de Painel

No que diz respeito à qualidade de imagem, existem vários tipos de painéis: LCD, LED e OLED.

Dentro do LCD existem os monitores TN, IPS e VA.

Os monitores TN são os mais rápidos e os mais baratos, uma vez que possuem uma qualidade de imagem inferior quando não se está a olhar de frente.

Já os IPS têm tempos de resposta ligeiramente mais rápido e mostram melhores cores do que os painéis VA.

Os VA são os que têm melhor contraste de todos os tipos de painel.

Por sua vez, os painéis LED são na mesma LCD. A questão é que utilizam como iluminação de fundo matrizes com LEDs minúsculos. A grande vantagem é que os pixels recebem luz de uma forma mais precisa, resultando em níveis de brilho e contraste mais intensos.

Quanto aos OLED, são um tipo de monitor que não tem por base a tecnologia LCD. Utiliza elementos de pixel orgânicos que emitem a sua própria luz. O OLED é o que apresenta maior contraste e melhor qualidade dos níveis escuros, uma vez que, um pixel OLED que está desligado não emite qualquer tipo de luz.

O painel OLED tem um desempenho da cor superior aos restantes tipos de painel e apresenta melhor clareza de movimento e de ângulos de visão.

Por outro lado, os painéis OLED não são tão brilhantes como os outros na extremidade superior e têm uma tecnologia mais dispendiosa.

Como escolher o monitor adequado para ti?

Formato do ecrã

Ao escolher o monitor existem duas opções bastante interessantes: o panorâmico e o curvo.

Os ecrã panorâmicos ou widescreen são mais comprido horizontalmente, tornando-os mais amplos. Isto é bastante apelativo se precisares de visualizar documentos lado a lado ou ter uma visão mais abrangente durante um jogo.

Os monitores curvos também têm despertado bastante interesse, uma vez que tornam a tua experiência muito mais imersiva, com um campo de visão mais alargado e que cobre parte da visão periférica.

Os monitores curvos são, normalmente, ultrawide, possuindo, pelo menos, 30 polegadas. Logo, também requerem um orçamento mais alargado. Mas, neste caso, mais é mais!

Os monitores ultrawide têm uma relação de aspeto 21:9. Por exemplo, um ultrawide de 34 polegadas é tão alto como um ecrã panorâmico de 27 polegadas, mas sete polegadas mais largo, resultando num ecrã 25% maior num todo.

Sincronização adaptada

A Sincronização adaptada (Adaptive Sync) pode sincronizar a saída do vídeo de um PC com a taxa de atualização de um ecrã, oferecendo assim um ritmo de fotogramas perfeito, sem atalhos e hesitações.

A Adaptive Sync é uma característica obrigatória se fores um gamer de PC, mas também é um ótimo critério de escolha caso se de trate de uso profissional ou geral.

AMD FreeSync e Nvidia G-Sync são muito comuns, e são concebidos para trabalhar com as respetivas placas de vídeo. Por isso, é importante prestar atenção a quais os padrões que o teu monitor suporta.

Conectividade

Este é um fator importante. Muitos monitores irão ter várias opções de conectividade, enquanto outros poderão ser mais limitados nesse aspeto.

A maioria tem portas HDMI (para vídeo e áudio), no entanto, existem outras opções populares como DVI (só para vídeo) e DisplayPort, com USB-C. Para uma conectividade analógica muitos contam ainda com entrada VGA.

Na hora de escolher o monitor, opta por aquele que oferece uma opção de conectividade que seja compatível com o teu computador.

Como escolher o monitor adequado para ti?

Agora é mais fácil filtrares a tua escolha para teres a certeza que optas por um monitor adequado, certo?

// RPT

Mais recentes