Bem sabemos que o frigorífico é um eletrodoméstico essencial para termos em casa e por isso é imperativo que esteja bem de “saúde”. Nesse sentido, fizemos um levantamento dos cinco sinais de que precisas para saberes que está na hora de apostares num novo frigorífico.
Podem parecer despercebidos no dia a dia, mas é bastante importante tê-los em conta.
5 sinais de que precisas de um novo frigorífico
1 Não está frio
É óbvio que se o teu frigorífico não estiver frio, ou se estiver pouco quente, existe um problema. Provavelmente o que está a acontecer é que o ventilador do motor não está a funcionar corretamente.
Nestas situações podes optar por substituí-lo. Contudo, o custo de reparação pode ser demasiado elevado, apostar num novo frigorífico poderá ser a opção mais rentável.
2 Os alimentos estragam-se antes do fim do seu prazo de validade
Não há anda pior do que abrir o frigorífico e encontrar o leite azedo ou o queijo cheio de bolor – especialmente, quando ainda nem tinham atingido o seu prazo de validade.
Ora isto é claramente um sinal de que o frigorífico está em esforço para manter a temperatura baixa. Isto pode ser ainda mais notório nas estações mais quentes, quando tem de trabalhar mais para manter a temperatura baixa.
Para o teu frigorífico estar a ter este comportamento pode estar a acontecer uma destas coisas:
– o termóstato já não funciona;
– as bobinas do condensador estão poeirentas ou sujas (mas são fáceis de limpar, uma vez que se saiba como, mas em caso de dúvida, chama um profissional);
– o motor do frigorífico está a fazer horas extraordinárias, visto que as serpentinas do condensador estão demasiado quentes.
Antes de veres os teus alimentos a estragarem-se constantemente e, assim, aumentar os teus custos no supermercado, talvez seja uma boa ideia trocar o frigorífico por um mais eficiente.
3 Custos de energia a aumentar
E por falar em custos, a energia também é outro setor que será afetado caso o teu frigorífico não esteja a funcionar da devida forma.
Se notares um pico repentino nas tuas contas mensais de energia – quando o teu uso diário não mudou -, este pode acontecer devido a aparelhos de cozinha defeituosos. Os frigoríficos são os piores infratores, uma vez que estão sempre ligados.
Investir num modelo mais recente poderá ser um grande investimento momentâneo, mas a longo prazo traduzir-se-á numa redução de custos no que à energia diz respeito.
Na hora de apostares num novo eletrodoméstico, deves ter em conta a classificação energética.
4 Interior a parecer gelado
Um pouco de água ou gelo na parede traseira do teu frigorífico é completamente normal, mas se for em grande quantidade, poderá ser um sinal de que o eletrodoméstico poderá estar com problemas.
Uma grande acumulação de gelo que precisa de ser cortada para criar espaço para colocar a comida, pode significar que a vedação da porta está quebrada, ou seja, pode ser algo muito mais grave.
5 Está a fazer ruídos estranhos
O teu frigorífico, por norma, não está totalmente silencioso. Deve “cantarolar” calmamente enquanto faz o seu trabalho. Contudo, se estiver a fazer barulhos estranhos, como batidas ou pancadas, existe um problema.
O eixo do motor ou o volante do compressor pode ter-se soltado ou uma peça pode estar a sair. Compressores avariados, ventiladores de condensador ou bobinas de condensador são comuns num frigorífico barulhento.
Cuidando da “saúde” do teu frigorífico, estás a cuidar da “saúde” da tua carteira. Está atento aos sinais para saberes se precisas de um novo frigorífico – já sabes quais são!
// RPT