///

Áudio por condução óssea. O que é e quais as vantagens?

Áudio por condução óssea. O que é e quais as vantagens?

Embora os auriculares sem fios tenham sido ultimamente alvo de maior atenção, existe uma outra gama de auscultadores que merece atenção: os auscultadores de condução óssea.

Explicamos-te o que são, como funcionam e quais as principais vantagens deste tipo de auscultador.

 

Auscultadores de condução óssea. O que são e quais as vantagens?

O que são auscultadores de condução óssea?

Os auscultadores de condução óssea transmitem ondas sonoras através dos ossos no crânio do utilizador, em vez de ser através do canal auditivo.

Significa se os estiveres a utilizar, os teus ossos no crânio vibrarão para amplificar as ondas sonoras, permitindo-te ouvir o áudio do dispositivo, enquanto manténs os teus ouvidos livres.

Esta também é uma opção para as pessoas com deficiência auditiva ou que precisam de usar os seus ouvidos para se manterem conscientes do seu ambiente.

Áudio por condução óssea. O que é e quais as vantagens?

Como funcionam os auscultadores de condução óssea?

Estes auscultadores utilizam um método chamado Tecnologia de Áudio de Condução Óssea. Neste método, um transdutor converte dados áudio em vibrações, que viajam ao longo da estrutura óssea do utilizador até à cóclea – uma estrutura do ouvido interno que transmite a informação ao longo do nervo auditivo como um sinal para o cérebro. Na prática, o teu crânio é o altifalante do dispositivo. Isto é contrastado com os auscultadores normais, que emitem vibrações através de altifalantes colocados dentro ou em cima do ouvido externo.

A maioria dos modelos tem uma correia que envolve a parte de trás da cabeça do utilizador, protegendo as almofadas geradoras de vibrações contra a pele logo acima de cada orelha. As almofadas enrolam-se ligeiramente sobre a parte superior da orelha para ajudar a segurar o dispositivo no lugar da cabeça do utilizador. A fixação destas almofadas contra a pele minimiza as distorções do som, porque o som viaja diretamente das almofadas através do crânio num único disparo reto, sem ar no meio.

Áudio por condução óssea. O que é e quais as vantagens?

Vantagens dos auscultadores de condução óssea

A principal vantagem dos auscultadores de condução óssea é que não utilizam as orelhas. Para muitos utilizadores, isto é vantajoso porque podem usar os seus auscultadores enquanto se mantêm sintonizados com o mundo exterior.

Contornar os ouvidos torna os auscultadores especialmente benéficos também para utilizadores com deficiências auditivas, porque lhes permite ouvir com mais clareza do que anteriormente conseguiam, através dos auscultadores normais. Por exemplo, um ouvinte surdo de um ouvido seria capaz de ouvir áudio em estéreo através de auscultadores de condução óssea. Além disso, se tiver um aparelho auditivo, pode deixá-lo entrar enquanto ainda ouve música através de auscultadores com condução óssea.

Os auscultadores de condução óssea também eliminam o risco de danos auditivos que advêm de ouvir áudio demasiado alto através dos auscultadores normais. O tímpano é muito mais frágil do que a carne e osso em que os fones de ouvido atuam.

Em geral, estes auscultadores são utilizados para permitir aos utilizadores ouvirem áudio em privado e em movimento, tal como os auscultadores normais. No entanto, estes auscultadores são diferentes porque contornam inteiramente o ouvido externo e médio. Têm também um design único que se presta à atividade física, ao contrário da maioria dos auscultadores básicos.

Por estas razões, podem ser preferidos em detrimento dos auscultadores normais, por frequentadores de ginásios e outras pessoas fisicamente ativas que necessitam de auscultadores concebidos para se manterem na cabeça enquanto se exercitam; por corredores ou ciclistas que queiram manter os ouvidos abertos para se aproximarem do trânsito ou pessoas que lhes tentem dizer algo; por utilizadores que ouvem áudio num ambiente social e precisam de estar, pelo menos, parcialmente sintonizados com o que os pares ou anúncios estão a dizer; por utilizadores com deficiência auditiva, cuja utilização de auscultadores normais pode ser fisicamente obstruída por tecnologia de assistência; e por
utilizadores com deficiência auditiva que, provavelmente, experimentariam melhor qualidade sonora através da condução óssea do que através de ouvidos danificados.

Áudio por condução óssea. O que é e quais as vantagens?

Aposta em auscultadores de condução óssea e sintoniza-te em movimento!

// RPT

Mais recentes