O teu smartphone Android pode parecer menos responsivo agora do que quando foi enviado pela primeira vez. Isto pode acontecer devido às atualizações, aplicações e o tempo que passou desde que as instalaste. Vamos dar-te algumas dicas de como o podes tornar mais rápido.
Está na altura de fazer um reset de rotina ao smartphone quando começas a notar este tipo de sinais.
No entanto, poderá ser possível fazer algumas alterações de configuração que tornarão o telemóvel mais rápido, mesmo antes de lhe fazeres um reset. Por exemplo, podes desligar todas as animações e transições e, assim, a navegação do teu smartphone irá acelerar alguns milissegundos, o que normalmente será suficiente para te parecer mais rápido.
Como tornar o teu Android mais rápido
1 Ativa as opções de programador
Abre as “Definições”, seleciona o menu de opções de programador e depois liga o interrutor perto da entrada USB.
Deves ter em conta os títulos do menu podem variar consoante o smartphone que tens. Deves carregar em “Definições & Sobre o telefone & Informação de software & Número de construção”, por exemplo num smartphone Samsung.
A introdução do código de desbloqueio permitir-te-ão confirmar a ativação das opções do programador. Se tudo tiver corrido bem, irá aparecer uma mensagem a dizer “Agora é um programador” que deverá aparecer na parte inferior do ecrã.
2 Abre o menu secreto de opções do programador
O teu dispositivo pode ter uma localização diferente para o menu de opções de programador. Nos dispositivos Samsung, está localizado na parte inferior do menu “Definições”, enquanto noutros smartphones poderá estar localizado na parte inferior do menu “Sistema”.
3 Desativa animações
Encontra a Escala de Animação de Janela, Escala de Animação de Transição e Opções da Escala de Duração da Animação no menu de opções de programador.
De seguida, deves alterar a Escala de Animação padrão de x1 para x0,5 para uma animação rápida ou desligar completamente as animações.
Para as duas escolhas seguintes, Escala de Animação de Transição e Escala de Duração de Animação e deves repetir o passo anterior.
Em teoria, baixar estas definições ou desligá-las completamente deverá permitir que o teu smartphone funcione de forma mais fluída e rápida do que o habitual.
Se porventura estas modificações não servirem, repete a operação e define o valor para cada opção em x1.
Existem mais algumas dicas que te podemos dar para tornares o teu Android mais rápido.
Com um simples “Reiniciar” para melhorar o desempenho do teu dispositivo; manter o telefone atualizado; desinstalar e desativar as aplicações de que não necessitas; limpa o teu ecrã inicial; limpa dados de aplicações em cache; liberta a tua memória interna; tenta utilizar versões lite das aplicações; instala aplicações de fontes conhecidas; repõe o teu dispositivo para definições de fábrica ou instala uma ROM personalizada.
Acabaram-se a chatices com a lentidão do teu Android!
// RPT