Andar sobre rodas é cada vez mais frequente e os hoverboards são o futuro. Mostramos-te tudo o que tens de saber sobre estas scooters de auto-equilíbrio.
Dá movimento à tua vida com um hoverboard!
Tudo o que precisas de saber sobre os hoverboards
Como montar um hoverboard
Quando desempacotares, o teu novo hoverboard já deve estar pré-montado, devidamente calibrado e completamente carregado, mas, mesmo assim, vale a pena verificar tudo.
Tal como outro tipo de equipamento tecnológico que adquiras é sempre uma boa ideia dares uma vista de olhos à tua volta para teres a certeza de que não existem problemas óbvios.
Depois deves verificar o manual de instruções para obteres detalhes sobre como calibrar o teu hoverboard, normalmente aparecem instruções como: “Desligue o hoverboard“; “Coloque-o numa superfície plana”; “Mantenha o botão de energia premido durante 5 segundos até ouvir um sinal sonoro”; “Espere até a luz parar de piscar”.
Por fim, deves sempre verificar se está completamente carregada.
Como carregar o teu hoverboard
– Desliga o hoverboard pressionando o botão de ligar/desligar;
– Certifica-te de que estás a utilizar um cabo de carregamento oficial que vem com o hoverboard. Verifica se os pinos de bombordo estão todos em bom estado, sem sinais de danos.
– Liga o carregador a uma tomada de parede e insere a outra extremidade na porta de carga do seu hoverboard;
– O hoverboard estará nesta fase a carregar. Então, verifica as instruções do teu fabricante para saberes que indicadores luminosos deves esperar ver. Por exemplo, alguns hoverboards têm uma luz indicadora vermelha para mostrar que está a carregar e uma luz verde quando está completamente carregado.
Uma coisa que tens de ter em conta é que deves carregar totalmente o hoverboard e não te deixares ficar apenas pela metade, porque isso tende a enfraquecer a bateria e a encurtar a sua vida útil
Durante quanto tempo deves carregar o hoverboard?
O tempo exato de carregamento varia dependendo do modelo, mas a maioria dos hoverboards tem uma bateria de iões de lítio que carrega muito rapidamente. Mesmo os hoverboards mais básicos podem ser totalmente em cerca de quatro a seis horas e ainda existem alguns hoverboards premium que podem ser carregados num par de horas ou menos!
Deves ter em atenção que o teu hoverboard não deve ficar a carregar de um dia para o outro. É uma boa ideia habituares-te a desligar o teu hoverboard assim que este estiver carregado, porque manter a carga demasiado tempo pode ser mau para a bateria, como já te dissemos anteriormente.
Como estar em segurança num hoverboard?
Quando começas a andar num hoverboard é muito natural que ocorram quedas, por isso certifica-te de que estás devidamente equipado com o equipamento de segurança necessário, nomeadamente um capacete, um guarda pulsos, umas cotoveleiras e umas joelheiras.
Também podes usar roupas almofadadas ou grossas ou capuzes. T-shirts não serão as tuas melhores amigas numa fase inicial.
Como montar corretamente um hoverboard?
Depois de reunidas todas as condições de segurança, estás pronto para começar a movimentar-te num hoverboard.
Para que te comeces a mover, deves colocar-te na plataforma ou pedais, como lhe quiseres chamar, entre as rodas e inclina-te muito ligeiramente para a frente.
Depois deves empurrar o dedo esquerdo para a frente para virares à direita e empurrar o dedo direito para a frente para virares à esquerda.
Para abrandares e parares, inclina-te simplesmente um pouco para trás.
Antes de arrancares, deves ter conhecimento da lei de circulação num hoverboard. É da tua responsabilidade cumprir as leis locais e nacionais. Só podes circular em terrenos privados com a autorização do proprietário, como é óbvio. Não podes circular em auto-estradas. E, como já mencionamos anteriormente, deves sempre usar o equipamento de proteção.
Como manter o hoverboard em bom estado?
1 Limpa-o regularmente
Mesmo que estejas a montar o teu hoverboard nos pavimentos de aspeto mais limpo e em terreno aberto, ainda pode apanhar sujidade e pó. Portanto, uma boa limpeza após a utilização para evitar que algo desagradável entre nos sensores e outros componentes internos.
2 Verifica os teus pedais
Os teus pedais nunca devem sentir-se soltos, trémulos ou instáveis, mesmo quando o hoverboard está desligado. Não ignores esta situação, pois pode afetar o teu equilíbrio e causar um acidente e precisará ser reparado por um profissional.
3 Cuida dos teus pneus
Os pneus de hoverboard trabalham arduamente para te dar aderência e estabilidade, por isso deves tratá-los com gentileza. Usa uma escova macia para os limpar regularmente e remove qualquer grão, pedras ou objetos afiados que possam ter ficado incrustados nas ranhuras.
4 Guarda-o devidamente
O hoverboard é pequeno e compacto, mas não facilites na hora de guardar, não o faças em qualquer lugar. Contém muitas componentes sensíveis que podem ser afetados pela humidade, por isso certifica-te de o manter num local fresco e seco, bem ventilado e não exposto à luz solar direta. Um espaço dentro de casa é sempre uma boa opção.
5 Mantém-no carregado
A questão da bateria novamente? Claro! Carrega totalmente a bateria depois de um passeio. Mesmo quando não estiveres a usar o teu hoverboard, carrega-o regularmente – a cada 30/60 dias – fazer isto ajuda a manter a bateria em bom estado por mais tempo. Não te esqueças!
Vê a tua vida a andar sobre rodas e aposta num hoverboard! Não adies mais!
// RPT