É muito provável que tenhas algumas ideias erradas sobre o café, mais especificamente sobre a cafeína. Estamos cá para te esclarecer sobre o que é mito e sobre o que é verdade.
Mito e verdade sobre o café
1 A cafeína é viciante
Mito. Embora tenha alguma verdade, dependendo do que entendes por “viciante”, a cafeína é um estimulante para o sistema nervoso central e o seu uso regular causa uma ligeira dependência física.
Porém, a cafeína não ameaça a tua saúde física, social ou económica como outro tipo de produtos.
Se deixares de tomar café abruptamente, poderás ter durante um ou mais dias, especialmente se tiveres por hábito beber duas ou mais chávenas de café por dia, os sintomas dessa abstinência que incluem dores de cabeça, fadiga, ansiedade, irritabilidade, humor deprimido e/ou dificuldade de concentração.
No entanto, a abstinência de cafeína não é grave, quando comparada com drogas ou álcool. Por esse motivo, os especialistas não consideram a dependência da cafeína um vício.
2 A cafeína pode reduzir os diabetes
Verdade. De acordo com alguns estudos, beber demasiado café (três a cinco chávenas) por dia pode reduzir as doenças cardiovasculares e a diabetes tipo 2.
No caso da diabetes tipo 2, pode diminuir a probabilidade em 25% quando comparado com os consumidores que não bebem café.
3 A cafeína causa insónias
Mito. O teu corpo absorve rapidamente a cafeína, mas também se livra dela rapidamente. Processada, principalmente, através do fígado, alguma cafeína permanece no corpo durante várias horas. Para a maioria das pessoas, uma ou duas chávenas de café de manhã não interferem com o sono à noite.
Por outro lado, consumir cafeína mais tarde durante o dia, pode interferir com o sono. Se fores como a maioria das pessoas, o teu sono não será afetado se não beberes café, pelo menos, seis horas antes de ires para a cama. Contudo, a tua sensibilidade pode variar, dependendo do teu metabolismo e da quantidade de cafeína que consomes regularmente.
As pessoas que são sensíveis podem não só sofrer de insónia, mas também ter efeitos secundários de nervosismo e/ou perturbação gastrointestinal.
4 O café é uma alimento completo
Verdade. O café vem da semente de uma baga, desde que não lhe adiciones chocolate, leite gordo, natas batidas, é de facto bastante bom para ti.
5 A cafeína aumenta o risco de osteoporose, doença cardíaca e cancro
Mito. Quantidades moderadas de cafeína diária – cerca de 300 miligramas ou três chávenas de café – à partida não causam danos na maioria dos adultos saudáveis. Algumas pessoas são, no entanto, mais vulneráveis aos seus efeitos, incluindo pessoas que têm tensão arterial elevada ou são mais velhas.
6 Deve-se evitar café instantâneo torrado
Verdade. Segundo estudos, em níveis mais elevados de acrilamida química potencialmente nociva, normalmente encontrada em batatas fritas e chips, pode levar a vários tipos de cancro e danos neurológicos.
7 A cafeína é prejudicial para as mulheres que tentam engravidar
Mito. Muitos estudos não mostram qualquer ligação entre as baixas quantidades de cafeína e qualquer um dos seguintes pontos: problemas de conceção, aborto espontâneo, defeitos de nascença, nascimento prematuro e baixa taxa de natalidade.
Porém, para as mulheres que estão a tentar engravidar, sugere-se menos de 200 miligramas de café por dia. Este cuidado vem de estudos a mulheres que consumiam quantidades mais elevadas terem um risco acrescido de aborto espontâneo.
8 A cafeína tem um efeito desidratante
Mito. A cafeína pode obrigar-te a urinar. No entanto, o líquido que ingeres em bebidas com cafeína tende a compensar os efeitos da perda de líquido quando urinas. O resultado final é que, embora a cafeína atue como diurético suave, estudos mostram que ingerir bebidas com cafeína, com moderação, não provoca desidratação.
9 A cafeína pode ajudar-te a ficar sóbrio
Mito. Existem pessoas que acham que a cafeína ajuda a ficar sóbrio, conduzindo nessas condições. A verdade é que o tempo de reação e de decisão ainda são prejudicados. Quem bebe tanto álcool como café tem mais probabilidades de ter acidentes de viação.
10 A cafeína não tem benefícios para a saúde
Mito. A lista de potenciais benefícios é interessante. Qualquer consumidor regular de café pode dizer que a cafeína melhora a atenção, a concentração, a energia, a lucidez e os sentimentos de sociabilidade.
Um estudo francês mostrou mesmo um declínio mais lento na capacidade cognitiva entre as mulheres que bebiam café.
Outros possíveis benefícios incluem a ajuda a certos tipos de dores de cabeça, asma e já existem algumas provas que dizem que a cafeína ajuda a reduzir o risco de doença de Parkison, doença hepática, cancro coloretal, diabetes tipo 2 e demência.
Esperamos que tenhas ficado esclarecido sobre o que é mito e verdade quando falamos de café.
// RPT