///

iPhone 14 – Tudo o que se sabe

iPhone 14 - Tudo o que se sabe

O iPhone 14 está quase a sair, é provável que o dia 07 de setembro seja a data do seu lançamento, uma vez que é a data apontada pela Apple para o seu grande evento.

Espera-se que as pré-encomendas do iPhone comecem a 09 de setembro, o que seria apenas alguns dias após o evento da Apple.

O que sabemos até agora sobre o novo modelo da Apple? Isso é o que te vamos contar agora!

 

Iphone 14 – Tudo o que se sabe

O iPhone 14 deverá ser bastante semelhante ao modelo anterior, embora se esteja à espera de algumas características e especificações melhoradas em relação aos modelos atuais.

Além do iPhone 14 de 6,1 polegadas, é provável que vejamos um iPhone 14 Max de 6,7 polegadas, que partilha muitas das mesmas especificações.

Espera-se que os modelos iPhone 14 Pro ofereçam um design maior e contem com uma câmara principal de 48MP melhorada e um novo chip biónico A16 (também no 14 Pro Max), juntamente com um possível ecrã sempre ligado.

Quando um novo iPhone chega significa, muitas vezes, o fim da linha para iPhones mais antigos. O 13 mini é o mais provável a ser eliminado da série de smartphone da Apple.

 

Design do iPhone 14

Desde o ano passado, que se ouvem informações acerca de uma mudança de design para o iPhone 14.

Parece que o iPhone 14 será muito parecido com o seu antecessor, enquanto que os modelos Pro manterão o design da moldura plana, mas deixarão cair o notch do ecrã.

No que diz respeito ao design, não é prevista nenhuma grande mudança para o modelo padrão, mas sim uma grande mudança para os modelos Pro.

Uma nova patente depositada pela Apple, mostra como a empresa poderia arrancar um ecrã sem ranhuras no iPhone 14 Pro. E sim, isso significa que não se espera suporte de Touch ID para qualquer um dos modelos do iPhone 14.

A Apple tornou o Face ID capaz de reconhecer um utilizador legítimo, mesmo quando este estiver a usar uma máscara. Funciona incrivelmente bem, o que significa que a Marca pode ter contornado a necessidade de biometria centrada na impressão digital.

Espera-se que o 14 Max ofereça um ecrã maior de 6,7 polegadas para dar aos utilizadores um smartphone de ecrã maior, sem os forçar a investir muito.

Também se ouve falar acerca da conectividade USB-C. A informação sobre isto não é ainda muito clara, mas parece que a gama do iPhone 14 ainda pode ficar com a entrada Lightning, com um iPhone USB-C só a chegar no final de 2023, provavelmente com o iPhone 15.

Cores

Uma fonte adiantou que haverá opções de cor Midnight, Starlight, e Product RED como habitualmente, com o azul atual a ser trocado por um azul céu mais claro.

Uma outra fonte afirmou que, juntamente com as conhecidas cores Graphite, Silver e Gold Pro iPhone, a nova opção para este ano seria um púrpura escuro. Uma nova fuga de imagens de um exemplar do smartphone deu outra perspetiva para a cor púrpura, bem como uma nova tonalidade azul que é mais escura do que as tonalidades anteriormente usadas em iPhones.

iPhone 14 - Tudo o que se sabe

Ecrã

Segundo consta, o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro vêm com um ecrã de 6,1 polegadas e o iPhone 14 Max e o iPhone 14 Pro Max para desportistas com um ecrã de 6,7 polegadas – o mesmo que o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro Max.

Mark Gurman da Bloomberg afirmou que o iPhone 14 Pro terá finalmente um ecrã sempre ligado e será utilizado para mostrar “tempo, calendários, stocks, atividades e outros dados” no ecrã de bloqueio, com uma baixa taxa de atualização ajudando a preservar a vida útil da bateria.

Ser capaz de exibir tal conteúdo num ecrã sem necessidade de ligar o telemóvel, é incrível. E se aprendemos que o ecrã sempre ligado do iPhone 14 Pro pode simplesmente escurecer, enquanto os widgets se transformam numa forma especial de silhueta, a preto e branco. Isto poderia, em teoria, dar-te acesso total ao ecrã de bloqueio como se o telefone estivesse ligado.

Enquanto o código no iOS 16 beta parece confirmar uma funcionalidade de visualização sempre ligada, espera-se que o modelo padrão fique com a opção simples “lift-to-wake” em vez de uma visualização sempre ligada. Em vez disso, o iPhone 14 Pro, com a sua taxa de atualização adaptativa, provavelmente suportará qualquer função de visualização sempre ligada.

Um relatório de The Elec diz que pelo menos um modelo iPhone 14 irá ostentar um ecrã LTPS, o que significa que um painel de 60Hz poderá estar afixado. Outros relatórios apenas reforçaram a ideia de que o iPhone 14 padrão pode falhar num ecrã de rápida revisão.

Mais recentemente, diz-se que os modelos padrão do novo modelo da Apple têm tendência a obter uma taxa de atualização de 90Hz, seria uma melhoria notável em relação a um painel de 60Hz.

Câmaras

Um informador regular da Apple afirma que os modelos não-Pro ficarão com câmaras de 12MP. No entanto, se for este o caso, é de esperar que a Apple tenha feito algum trabalho ao nível do software para melhorar as capacidades fotográficas do iPhone de próxima geração, bem como equipar o iOS 16 com mais funcionalidades centradas na câmara.

Segundo o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, todos os modelos do iPhone 14 foram aconselhados a obter uma câmara frontal melhorada.

Mas é com o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max que podemos esperar as maiores mudanças de câmara. Uma câmara principal de 48 megapixels foi apontada, o que poderia resultar em  fotos mais ricas em detalhes, com melhor controlo sobre a luz e, portanto, qualidade geral.

A câmara ultrawide para o iPhone 14 Pro também também poderá obter uma atualização com um sensor atualizado que, segundo consta, está a entrar com 1,4 micrómetros. Os pixels maiores são melhores na captação da luz, tornando o sensor mais eficaz quando os cenários ficam escuros.

A última fuga de informação diz que o iPhone 14 Pro poderia ter uma câmara surpresa de baixa qualidade – pelo menos em certas condições.

Especificações, duração da bateria e carregamento

Aparentemente este novo modelo da Apple poderá  ficar com o chip biónico A15, enquanto se espera que o iPhone 14 Pro receba um novo chip A16 (algo que a série 15 do iPhone também pode fazer).

Até à data, diz-se que os quatro modelos da nova série terão 6GB de RAM, um aumento de 4GB no iPhone 13 e no iPhone 13 mini. Contudo, os modelos de base utilizariam LPDDR4X RAM como a atual gama do iPhone 13, enquanto os modelos Pro, alegadamente, terão uma RAM LPDDR5 mais rápida e mais eficiente.

Do lado do armazenamento, era bom que a Apple continuasse com as opções que tem para a gama anterior, que começam em 128GB e vão até 1TB para os modelos Pro.

Uma fonte da Weibo, que afirma conhecer as capacidades da bateria da família iPhone 14, mostra que todos os modelos, exceto o iPhone 14 Pro Max, irão receber um ligeiro aumento de tamanho. O 14 Pro Max está de facto a diminuir um pouco, mas espera-se que não seja suficiente para ter impacto na duração total da bateria do smartphone.

No que diz respeito à conectividade, é possível que o smartphone apresente um modem 5G fabricado pela Apple, após a aquisição pela Apple do negócio de modem da Intel. Isto presumivelmente daria à Apple mais controlo tanto sobre o desempenho 5G como sobre o impacto da duração da bateria, mas só poderá estrear-se com o iPhone15 no próximo ano.

Já que estamos a falar de conectividade, diz-se que o iPhone ganhará a capacidade de se ligar a redes de satélite para que os utilizadores possam enviar mensagens de texto para serviços de emergência quando as redes móveis não estiverem disponíveis.

Vamos esperar pelo dia 07 de setembro para confirmar toda esta informação e ficar a saber mais sobre o iPhone 14.

// RPT

Mais recentes