Existem componentes absolutamente fundamentais para um bom desempenho do teu PC e, por vezes, não temos essa perceção.
Fica a conhecer os seis componentes mais importantes do teu PC.
Sabes quais são os 6 componentes mais importantes do teu PC?
1 Motherboard
A motherboard ou placa-mãe é uma das bases para a montagem do PC, uma vez que define muitas das características que o equipamento terá, nomeadamente o processador que será utilizado.
Existem dois tipos de placas mais comuns, com modelos para processadores AMD ou para processadores Intel.
Cada motherboard suporta um tipo ou geração de processador e, por isso, uma placa AMD não é compatível com processadores Intel e vice-versa.
As motherboards podem ter formatos bem diferentes, com modelos mais compactos para torres Micro ATX e com placas mais robustas que têm como objetivo dar resposta a sistemas mais entusiastas.
Este componente também define o volume máximo de RAM suportado, bem como a conectividade, armazenamento e suporte de áudio e vídeo. Entre outras funções, a motherboard também está relacionada com as soluções de arrefecimento e overclock.
2 Processador
O processador ou CPU é, digamos, o coração do PC, uma vez que é o componente responsável por realizar todos os cálculos necessários para que as aplicações sejam executadas.
A escolha do processador tem de ser realizada em concordância com a escolha da motherboard, pois um depende do outro.
A CPU é um dos componentes que mais influencia o desempenho do PC, por isso deve deve ser escolhida de acordo com a proposta de uso do equipamento.
3 Placa de vídeo
A placa de vídeo ou GPU é a componente responsável por calcular os gráficos gerados pelo PC. As soluções mais simples de GPU são integradas no processador, ou seja encontram-se no mesmo chip.
Por partilharem recursos com o processador, as GPUs integradas tendem a oferecer menor desempenho do que as GPUs dedicadas. Isto deve-se ao facto de a GPU integrada usar parte da memória RAM do PC como memória de vídeo, o que acaba por comprometer o seu desempenho. Já a GPU dedicada é uma placa de vídeo à parte do processador, que conta com um processador gráfico próprio, assim como memória dedicada que não compromete o volume de RAM do PC.
As placas de vídeo dedicadas oferecem um desempenho maior, uma vez que são otimizadas para o processamento gráfico, sendo essenciais para um jogador ou alguém que realize operações gráficas complexas com o PC.
4 Memória RAM
A memória RAM é uma memória de acesso rápido que é responsável por encaminhar os dados do armazenamento para o processador e, por isso, é um componente essencial para uma maior performance.
Os sistemas operativos mais modernos exigem, pelo menos, 4 GB de RAM.
5 HD ou SSD
Os HDs e os SSDs permitem-te guardar os dados no teu computador. Assim, quanto maior o armazenamento for, mais arquivos, fotografias, vídeos podes guardar no aparelho.
O tipo mais comum é concebido em HDs ou discos rígidos, que são a tecnologia mais antiga que oferece mais espaço a um custo mais reduzido, mas tem um desempenho limitado.
Já os SSDs são uma solução de armazenamento mais recente. Uma vez que utiliza uma tecnologia muito mais moderna, tende a ser muitas vezes mais rápido do que os HDDs, mas tem um valor mais elevado que os discos rígidos.
6 Fonte de alimentação
A fonte de alimentação é o que dá energia para que o sistema funcione, sendo conectada diretamente à motherboard. Por vezes, está conectada diretamente com a placa de vídeo dedicada com o objetivo de oferecer energia complementar quando assim for necessário.
A fonte de alimentação é caracterizada pela sua potência em Watts. As fontes mais comuns no mercado variam entre 400 W e 500 W, sendo modelos que se adaptam à maioria dos computadores.
Contudo, existem outras alternativas que vão muito mais além, ultrapassando, por exemplo, os 1000 W, mas são necessárias apenas em sistemas mais complexos que realmente necessitem de bastante energia.
// RPT