O café por norma é o começo do dia de uma grande parte das pessoas. Para isso criamos um guia para tu criares o café perfeito numa máquina de café de saco.
Quer seja de máquina de café automática, máquina de café de saco, solúvel ou de cafeteira, o café dá-nos o boost de energia que precisamos para iniciar o dia em grande. Há quem goste com açúcar, outros com adoçante, e há quem tome mesmo sem qualquer tipo de doce.
Mas a questão fulcral aqui é: sabes como usar a tua máquina de café de saco? Se a resposta é não, não te preocupes porque temos para ti todas as dicas e passos que deves tomar para obteres o café perfeito.
Máquina de café de saco
Passo a passo vamos explicar-te como podes obter o café perfeito na tua máquina de café de saco.
1Usa grãos de café moídos e guarda-os corretamente
Ao utilizares café provenientes de grão moído, o café torna-se muito mais saboroso. Por isso compra grãos de café e moí tu mesmo em casa. Porém, ao serem moídos, o interior dos grãos de café é exposto ao ar e com o passar do tempo oxida e perde uma grande parte do aroma.
Desta forma deves conservar o teu café num recipiente bem fechado, não só pela oxidação como também pela receção de odores uma vez que o café absorve muito bem os odores. Em relação ao ambiente que deve estar armazenado, há quem prefira guardar no frigorifico para consumir durante a semana. Outros apenas guardam num ambiente fresco e escuro.
2Coloca um coador de café no cesto do filtro
Maioria das máquinas de café de saco vêm com um cesto feito em rede de metal ou de pano. Este acessório é uma grande ajuda no processo de fazer café uma vez que é mais fácil de usar e podes lava-lo quando quiseres ou quando precisares. No entanto, para o caso de não ter, coloca um filtro de café. Estes filtros servem para coar tudo aquilo que não queres no teu café.
A pesar de poderes utilizar qualquer tipo de filtro, é mais recomendável utilizares um de boa procedência. Por vezes não dá para confiar em filtros mais baratos ou de qualidade duvidosa para obteres o café perfeito.
3Mede cuidadosamente a quantidade de café
A quantidade que colocas no filtro depende da quantidade de café que pretendes fazer. Porém, também depende do tipo de máquina que estás a utilizar e do tipo de café que pretendes produzir.
Normalmente, uma colher de sopa por cada 100 ml de água é a medida mais comum de se utilizar. No entanto, em caso de dúvida as máquinas de café de saco trazem no manual a quantidade recomendável.
4Mede a água consoante a quantidade de café
Tal como foi referido anteriormente, a quantidade de água está relacionada diretamente com a quantidade de café. A tua cafeteira terá marcações na lateral para te ajudar a medir a quantidade de água necessária. Para preenchê-lo, geralmente há uma abertura atrás ou acima do filtro.
Depois volta a colocar a jarra de volta no local correto e depois o café vai sair. Tem muita atenção ao sítio onde colocas a água. Nunca a coloques diretamente no filtro onde já colocaste o café.
5Coloca a cafeteira na tomada e liga a máquina
Agora é hora de fazer a magia acontecer. Liga a cafeteira a tomada e pressiona o botão para ligar. Por norma a máquina irá começar a funcionar automaticamente. Noutros casos terás de fazer alguns ajustes manualmente.
6Retirar o filtro
Caso tenhas utilizado um filtro de papel ou outro género, remove-o imediatamente após o processo ter terminado. Desta forma não corres o risco de ainda caírem alguns pingos frios e amargos que possam estragar o café que acabaste de tirar.
No entanto, se utilizaste um filtro de pano ou rede, basta retirares, deitar fora a borra e lavar.
Cuida do teu equipamento
Agora que sabes como criar o café perfeito na tua máquina de café de saco está na altura de aprenderes também como cuidar da tua máquina.
1Cuida da limpeza do equipamento
Tal como todos os equipamentos que utilizam água quente, as máquinas de café de saco também podem acumular alguns resíduos minerais ao longo do tempo. Por sua vez, estes resíduos podem começar a afetar o gosto do teu café. Portanto, quando notares um gosto diferente no café ou sentires um odor diferente, está na altura de limpares.
2Atenção á espessura do café
Para garantir que vais tirar o café perfeito cheio de sabor e aromas, certifica-te que a moagem dos grãos de café é adequada ao processo da máquina. Ou seja, quanto mais tempo for necessário para passar o café (o que significa que os grãos ficarão em contato com a água por mais tempo), mais grossos devem ser os grãos moídos.
Descobre as máquinas de café de saco
Se estás na dúvida de qual das máquinas de café sem saco escolher, a RP tem uma vasta gama por onde podes escolher. Desde a tradicional até aos modelos com um design mais retro. Tens ainda a opção de escolher uma máquina onde ou colocas o café já moído como a máquina de café de saco SMEG DCF02CREU, ou então a própria máquina moí os grãos como a máquina de café de saco SEVERIN KA4811.