Podes não o ver como tal, mas, se pensares bem, o ferro de engomar é um grande aliado no teu dia a dia. Numa questão de minutos, coloca-te a roupa impecável. Para prolongares a vida do teu ferro de engomar, há sete dicas fundamentais que deves ter em conta.
Não te deves limitar a desligar o ferro de engomar e a guardá-lo quando tiveres terminado de passar a tua roupa. Mostra-lhe um pouco de amizade em troca!
7 dicas para prolongar a vida do teu ferro
1 Usa água destilada
Deves utilizar sempre água destilada, desprovida de metais pesados. Podes comprar a água destilada ou destilá-la no fogão. Também podes usar água da chuva, uma vez que não contém metais mais pesados.
2 Esvazia o reservatório de água
Após cada utilização, desliga o ferro e esvazia o reservatório de água para que o calor residual do ferro possa ajudar a secá-lo. Coloca, de seguida, o ferro de engomar num local seguro, enquanto arrefece e depois guarda-o em posição vertical num local fresco e seco.
3 Limpa o ferro com frequência
Deves limpar o teu ferro de engomar frequentemente. Para isso, com o ferro desligado da tomada e frio, enxagua o reservatório de água com água quente. Limpa todo o ferro com um pano limpo e húmido. Com outro pano limpo, seca o ferro e guarda-o num local fresco e seco.
4 Limpa o reservatório de água
Limpar o reservatório de água pode ajudar a evitar a acumulação de água dura. Para o fazeres, verte vinagre branco para a câmara de água, coloca o ferro ao alto ligado e deixa-o “repousar” de três a cinco minutos. Após esse período de tempo, desliga-o e coloca fora o vinagre branco. Deixa o ferro de engomar secar ao ar e arrefecer e, de seguida, enche-o com água limpa e enxagua.
5 Limpa a sujidade residual
Deves limpar qualquer sujidade residual na base do ferro de engomar com um pano limpo humedecido com vinagre branco. Para resíduos persistentes, deves misturar bicarbonato de sódio e água morna e esfregar. Limpa a pasta com um pano limpo e húmido e seca o ferro antes de voltares a usar.
6 Limpa as portas de vapor
Se o ferro não estiver a aquecer devidamente, pode ser necessário limpar as portas de vapor para remover minerais que possam estar a causar um entupimento. Com um arame ou com um clip, limpa as aberturas.
7 Utiliza a auto-limpeza
A função de auto-limpeza torna a manutenção do teu ferro ainda mais fácil. Quando engomas a tua roupa com um ferro a vapor, podem formar-se depósitos de calcário, especialmente quando se utiliza água dura da torneira. Alguns ferros estão equipados com um cartuxo de sal. O sal modifica os cristais de calcário para que se formem cristais mais pequenos quando a água aquece. Isto torna qualquer depósito mais fácil de limpar.
Muitos ferros estão ainda equipados com um botão especial para o processo de remoção de calcário. Nestes casos, deves desativar a função de vapor, encher o depósito com água e aquecer o ferro. Pressiona o botão e agita suavemente o ferro sobre um lavatório para lavar quaisquer impurezas. Se utilizas frequentemente o ferro, deves repetir este processo a cada duas semanas. Se a água for particularmente dura, então deves fazê-lo mais vezes.
Cuidar devidamente da vida do teu ferro, não só te poupa tempo, como também te poupa dinheiro porque não tens de comprar ocasionalmente um novo.
// RPT