O surgimento dos aparelhos inteligentes facilitou a gestão da nossa habitação e continua a melhorar as nossas vidas, economizando tempo e energia. A melhor parte é que daqui para a frente só pode ficar ainda melhor.
Os upgrades de tecnologia nos eletrodomésticos que temos na cozinha estão a mudar a forma como cozinhamos, armazenamos alimentos e até como interagimos com as nossas casas para melhor.
A quantidade de benefícios associados aos aparelhos inteligentes que podemos integrar nesta divisão da nossa casa mais do que compensa o investimento que exigem.
5 motivos para ter aparelhos inteligentes na cozinha
1 Ligação à wi-fi
Ser capaz de monitorizar e controlar os equipamentos da cozinha a partir de qualquer localização é um dos grandes benefícios da conexão à rede de Internet doméstica destes eletrodomésticos. Desta forma, pequenas etapas pontuais podem ser eliminadas com algum planeamento.
Podes colocar algo no micro-ondas que sabes que vais querer mais tarde e, na altura, ‘ordenar’ ao equipamento que comece a aquecer. É menos uma viagem à cozinha que terás de fazer, a qual se multiplica pelas várias vezes que irás usar essa funcionalidade.
Ainda há muitas dúvidas sobre quanto tempo determinados pratos precisam para ficarem quentes no micro-ondas, bem como a potência mais indicada a utilizar. Alguns dos eletrodomésticos mais recentes são capazes de indicar dicas sobre essa questão para que o resultado seja perfeito.
Para além disso, a maior parte dos aparelhos inteligentes também integram assistentes de voz de inteligência artificial, bem como outras tecnologias cada vez mais úteis e que ajudam o utilizador a obter resultados mais satisfatórios na cozinha com muito menos esforço.
2 Notificações úteis
Um dia, os eletrodomésticos vão fazer as compras por nós ou preparar-nos refeições sem a intervenção do utilizador. Até esse dia chegar, os aparelhos de cozinha inteligentes já são capazes de fornecer informações úteis aos proprietários.
Assim, avisam-te quando deixas a porta do frigorífico aberta ou se algo de errado se passa com a máquina de lavar roupa, por exemplo. O forno notifica-te quando estiver na altura de tirar o assado e a máquina de lavar louça pode informar-te de que o filtro precisa de ser lavado.
Estes desenvolvimentos significam de que não precisas de esperar até que o eletrodoméstico falhe para saber que há um problema com o mesmo. Os aparelhos inteligentes evitam despesas de manutenção mais elevadas porque o problema não foi resolvido a tempo. Estas notificações podem ser enviadas para o dispositivo à tua escolha.
3 É mais fácil cozinhar
Enquanto esperamos que a tecnologia evolua ao ponto dos eletrodomésticos conseguirem cozinhar sozinhos, temos aparelhos inteligentes na cozinha que tornam a tarefa menos trabalhosa.
Os frigoríficos inteligentes dizem-te o que está lá dentro e o que está em falta, até te sugerem receitas com os ingredientes existentes. Assim, podes definir o que vais fazer de jantar antes de chegar a casa.
Os fornos inteligentes podem monitorizar o progresso do assado e mudar automaticamente para o modo de aquecimento quando estiver pronto até que retires o preparado. Assim, já não precisas de ir constantemente ao forno ver como está o progresso, podes gerir tudo a partir de um smartphone ou tablet num processo intuitivo.
4 Um investimento que compensa
Naturalmente que os aparelhos de cozinha inteligentes terão um custo de aquisição superior aos tradicionais. Mas este custo rapidamente empalidece em relação à tecnologia integrados, a qual mais do que compensa.
Havendo algum problema com o teu eletrodoméstico, só saberás quando este tiver uma falha grave e, nessa altura, o custo de reparação pode ser muito elevado. O funcionamento defeituoso de um aparelho também pode sair mais caro ao longo do tempo, se este não estiver a utilizar os recursos — água e luz, por exemplo — de forma eficiente.
Os aparelhos inteligentes podem ser monitorizados regularmente a partir do smartphone ou outro dispositivo para que possas verificar que tudo está a funcionar em conformidade. Assim sendo, este é apenas mais um motivo pelo qual compensa apostar neste tipo de equipamentos.
5 Vai de férias sem preocupações
Alguma vez saíste de casa, principalmente para saídas prolongadas, como ir de férias, e não conseguias parar de pensar que algum equipamento ficou ligado?
Um dos melhores benefícios dos dispositivos inteligentes é que estes estão sempre acessíveis. Na maior parte dos casos, podes usar a aplicação associada ao eletrodoméstico para verificar o estado do mesmo e confirmar, por exemplo, que o forno ficou desligado.
Com luzes inteligentes poderás acender a luz da cozinha à noite, caso seja uma preocupação sentir que se sabe que a casa está vazia. Podes alterar a temperatura do frigorífico para compensar o facto de este não estar sempre a ter a sua porta aberta uma vez que não há ninguém em casa. E até podes configurar os equipamentos para que tudo volte ao estado habitual no dia em que regressas de férias.
// RPT