/

Arcas congeladoras para pequenas habitações: como escolher?

Arcas congeladoras para pequenas habitações: como escolher?

As arcas congeladoras dão-te espaço de armazenamento extra quando o congelador não é suficiente. Descobre as características a que deves estar atento antes de adquirir uma, principalmente para casas pequenas.

Uma das melhores formas de poupar tempo e dinheiro é adquirir alimentos em grandes quantidades, aproveitando quando estes estão em promoção, por exemplo. O problema é ter onde armazenar todos os produtos.

A solução quando o congelador não chega é apostar numa arca congeladora, equipamentos muito espaçosos por dentro e que podem ser inseridos até em pequenas habitações, onde a falta de espaço é uma realidade. Verifica quais os recursos a que deves atentar para adquirir um destes eletrodomésticos.

 

Arcas congeladoras verticais ou horizontais?

Há dois tipos de arcas congeladoras: as horizontais e as verticais. As primeiras são mais comuns, com abertura superior e um grande espaço aberto no interior, o qual poderá ser organizado com cestos removíveis ou reposicionáveis — ou não, conforme preferência.

As arcas verticais assemelham-se a um congelador devido à porta frontal e, em vez de espaço aberto, possui organização no interior sob a forma de prateleiras, para que possas armazenar os alimentos congelados.

 

Medir o espaço para o eletrodoméstico

Antes de escolheres o eletrodoméstico que pretendes é fundamental medir o espaço onde este será inserido, especialmente para habitações pequenas.

 

Arcas congeladoras para pequenas habitações: como escolher?

Não só é necessário averiguar se este cabe em termos de altura, largura e profundidade, como perceber se há espaço para a abertura da porta da arca congeladora — seja esta superior, no caso das horizontais, ou frontal, no caso das verticais —, bem como se é necessário que esta seja de encastre.

Para além disso, há que estudar se o eletrodoméstico passa pelas portas das divisões desde a entrada da casa até ao local onde este será instalado.

 

Guia de compras para arcas congeladoras

Alguns recursos são comuns entre estes equipamentos, sejam de que tamanho forem, mas outros podem ser específicos quando se pretende escolher um para uma pequena habitação, como é o caso de um apartamento.

Funcionamento silenciosoArcas congeladoras para pequenas habitações: como escolher?

Ser silencioso no funcionamento é um requisito que se pretende de qualquer aparelho, mas será ainda mais importante num que será enquadrado num espaço pequeno. Assim, assegura-te que procuras esta especificação, indicada pelo ‘Nível de Ruído’.

Algumas arcas congeladoras são tão silenciosas que nem dás pela presença delas, exceto pela luz de energia que estes eletrodomésticos costumam ter, indicando que estão ligados.

Fechaduras de segurança para crianças

Muitos agregados familiares optam por colocar a arca congeladora num local menos acessível, até porque é um eletrodoméstico que não usamos com frequência, mas sim para armazenar alimentos a longo prazo e ir buscar algo de quando em vez. Assim, não é incomum encontrarmos a arca nalgum anexo da casa ou na marquise, por exemplo.

Em habitações pequenas, onde isso não é possível e a arca tem de ficar num local da casa mais frequentado, também pode estar acessível a crianças. É por este motivo que deverás garantir que a arca tem uma fechadura de segurança para crianças, de forma a que estas não a possam abrir, nem cair ou ficarem presas lá dentro.

Controlo de temperatura

Se antigamente as arcas congeladoras apenas tinham uma luz para indicar que estavam ligadas e nada mais, hoje já oferecem controlos de temperatura, para que possas configurar o aparelho na temperatura exata desejada. Estes controlos deverão estar localizados numa área fácil de aceder, como a parte frontal do aparelho.

Prateleiras e cestas

Arcas congeladoras para pequenas habitações: como escolher?A grande diferença entre arcas congeladoras verticais e horizontais é a forma de armazenamento. As prateleiras dentro das arcas verticais podem facilitar a organização dos produtos congelados.

Regra geral, poderás ajustar as prateleiras caso tenhas itens volumosos para armazenar ou utilizar os espaços de arrumação na porta para itens congelados menores.

Por outro lado, há quem prefira as arcas horizontais e aproveitar o grande espaço interior para ’empilhar’ os produtos.

Dependendo dos modelos, estes eletrodomésticos também poderão incluir cestos — que podes usar para organizar a comida — ou uma prateleira embutida na parte superior que poderás levantar.

Esta é uma questão de preferência e que se aplica a todas as arcas congeladoras, não apenas às mais indicadas para pequenas habitações.

Dreno de descongelamento

Quando os congeladores ou, neste caso, arcas, acumulam demasiado gelo no interior, há que proceder ao descongelamento. A maioria dos modelos têm um tampão de drenagem dentro e fora do aparelho. Basta desligar a arca congeladora, deixar o gelo derreter e abrir o tampão de forma a remover o excesso de água.

Deves ponderar sobre este procedimento quando escolheres o local onde vais colocar a arca congeladora dentro de casa.

Congelamento rápido e/ou suave

Alguns modelos têm uma opção de congelamento rápido que diminui instantaneamente a temperatura dentro da arca congeladora para congelar rapidamente os alimentos.

Também poderás encontrar um recurso de congelamento suave (soft freeze), ideal para itens como gelados — estes irão manter-se congelados, mas macios o suficiente para retirar pedaços com uma colher, por exemplo. Ambas são opções que poderás querer no teu novo eletrodoméstico.

// RPT

Mais recentes