/

5 sinais de que está na altura de trocar a máquina de lavar roupa

5 sinais de que está na altura de trocar a máquina de lavar roupa

As avarias são recorrentes? A capacidade do equipamento é demasiado pequena para a família que entretanto cresceu? Estes são os sinais de que está na altura de pensar em trocar a máquina de lavar roupa por uma nova.

Uma boa máquina de lavar roupa é mais do que um eletrodoméstico, é um bem essencial a qualquer família. Após vários anos de uso contínuo, até os melhores equipamentos precisam de ser reformados e trocados por outros mais recentes. Continua a ler para saberes se chegou o momento de adquirir uma nova máquina.

 

É tempo de trocar de máquina da roupa se esta…

1 … tem muitos anos

Registam-se progressos tecnológicos todos os dias e os eletrodomésticos não são exceção. As máquinas de lavar roupa estão constantemente a evoluir e a ganhar novos recursos incríveis. Assim, se adquiriste a tua máquina há vários anos, atualmente há inúmeras novas tecnologias de lavagem que estás a perder.

A tecnologia de remoção de manchas e enxaguamento tornou-se muito mais sofisticada, contribuindo para o prolongar da vida útil da roupa.

Já para não falar que todos os equipamentos esgotam o tempo de garantia e começam a tornar-se cada vez mais dispendiosos com avarias recorrentes, algo normal com o passar do tempo.

Se a tua máquina de lavar roupa já tem vários anos, deverás considerar trocar esta por uma nova e até poupar a longo prazo.

2 … não faz a centrifugação

Quando o ciclo de lavagem termina e retiras as roupas da máquina, estas deverão estar molhadas, mas não encharcadas, graças à centrifugação rápida no final do ciclo — a não ser que tenhas definido propositadamente um programa sem essa opção.

 

5 sinais de que está na altura de trocar a máquina de lavar roupa

Pode acontecer que esta rotação rápida deixe de funcionar, seja por falha no sistema de pressão — a centrifugação ocorre quando um sensor de pressão mostra que a água foi drenada, mas uma falha ou bloqueio pode impedir o bom funcionamento — ou pelo desgaste do motor.

As máquinas de lavar roupa mais recentes têm mecanismos diferentes para acionar o tambor, causando menos desgaste e tornando-os muito mais silenciosos.

3 … não consegue drenar a água (apesar de ainda funcionar)

Descobrir que o tambor permanece cheio de água mesmo depois de terminado o ciclo de lavagem pode ser extremamente frustrante, até porque, de uma forma ou de outra, terás de drenar a máquina de lavar manualmente.

Se isto acontece, mas a máquina continua a funcionar, pode ser um problema com o filtro da bomba. Alguns bloqueios são simples de resolver, mas se este é um problema recorrente, então está mais do que na hora de trocar de eletrodoméstico.

4 … representa um grande gasto no final do mês

Da mesma forma que os recursos tecnológicos integrados na máquina da roupa foram bastante aprimorados ao longo dos anos, também a eficiência energética melhorou muito.

 

5 sinais de que está na altura de trocar a máquina de lavar roupa

Os gastos mensais com água e luz provenientes destes eletrodomésticos são cada vez menores. Máquinas mais recentes são mais eficientes, pelo que trocar por uma nova representa poupança a médio e longo prazo.

5 … não tem capacidade suficiente

Momentos diferentes da nossa vida exigem eletrodomésticos diferentes. Talvez tenhas adquirido a máquina de lavar roupa quando eras solteiro/a ou antes da família ter aumentado — porque tiveste filhos, por exemplo. O tambor atual pode já não ser suficiente para a roupa de toda a família.

Os tamanhos dos tambores destas máquinas variam muito, começando em 6kg e chegando até 12kg. Uma máquina com pelo menos 8kg deve oferecer espaço suficiente para uma família com dois adultos e duas crianças, mas podes optar por um equipamento de maior capacidade se o objetivo é realizar menos lavagens com mais carga.

// RPT

Mais recentes