Conheces todas as vantagens de um frigorífico inteligente?

Conheces todas as vantagens de um frigorífico inteligente?

Já ponderaste como é que um frigorífico inteligente pode beneficiar a tua família ou tornar a tua vida mais fácil? Aqui estão cinco vantagens deste equipamento indispensável a uma Smart Home.

Os frigoríficos inteligentes não são apenas divertidos de usar, são uma vantagem real para as famílias. Com todo o tipo de características e funções — tais como ecrãs touchscreen — estão aqui para tornar a vida doméstica mais fácil do que nunca.

 

O que é um frigorífico inteligente?

Tal como qualquer outro dispositivo inteligente, um frigorífico inteligente, ou smart fridge, é um frigorífico com ligação à Internet, normalmente à rede doméstica.

Dependendo do modelo e da marca que escolheres, este eletrodoméstico pode oferecer várias características muito convenientes que não conseguirias obter de outra forma. Por exemplo, quase todos incluem uma aplicação que pode ser instalada num ​smartphone ou outro dispositivo móvel para permitir ao proprietário aceder a informações remotamente.

É certo que este equipamento pode tornar a tua vida mais fácil, mas se estás indeciso sobre se vale ou não o investimento, fica a conhecer os vários benefícios que pode trazer para ti e para a tua vida quotidiana.

 

As vantagens de um frigorífico inteligente

Poupar nas compras do supermercado

Já nos aconteceu a todos sermos menos diligentes na lista de compras e estarmos no supermercado sem nos conseguirmos lembrar se há fiambre em casa ou se é necessário adquirir mais. Na dúvida, acabamos por levar, apenas para chegar a casa e​ perceber que havia bastante armazenado no frigorífico. Este é um dos problemas evitáveis com um frigorífico inteligente.

Estes equipamentos permitem ver o que está dentro do mesmo em tempo real a partir de qualquer lugar. Alguns também fornecem a funcionalidade de consultar as datas de validade, para que te possas lembrar de comer os produtos antes que estes se estragarem.​

 

Conheces todas as vantagens de um frigorífico inteligente?

Sabendo precisamente o que tens e o que faz falta, podes gerir melhor as compras e optar apenas por adquirir alguns produtos quando estes estão em promoção, por exemplo. Características como esta podem poupar dinheiro a longo prazo, impedindo-te de adquirir comida desnecessariamente — a qual, se for em excesso, até pode passar do prazo antes de teres tempo de a consumir.​

Poupar energia

Os equipamentos mais recentes no mercado têm tendência a ser mais eficientes a nível energético, pelo que já por aí é uma forma de poupar nos custos de eletricidade, mas não só. O frigorífico inteligente também será capaz de monitorizar continuamente possíveis problemas que possam surgir com o próprio equipamento e até ajusta facilmente a temperatura interna.

Dependendo do modelo, poderás receber um alerta através da aplicação correspondente, por exemplo, caso exista algo a bloquear a circulação. ​

Aliás, esta também é uma forma de evitar reparações dispendiosas​, uma vez que o frigorífico mantém-te atualizado sobre manutenções regulares e apanha problemas antes que estes causem danos maiores.​

Guardar e consultar receitas

Com um frigorífico inteligente podes procurar receitas online facilmente ​e lê-las ou até usar um comando de voz e indicar ao equipamento que as leia em voz alta (dependendo do modelo). Podes até procurar receitas no YouTube e assistir a um tutorial passo a passo sobre como cozinhar a refeição no display do eletrodoméstico, se este o tiver.

 

Conheces todas as vantagens de um frigorífico inteligente?

Assim, eliminas a necessidade de procurar livros de receitas ou ter de usar outro equipamento para o efeito —​ o que não é fácil quando se está com as mãos na massa.

Organizar os planos da família

Utiliza as capacidades inteligentes do​ frigorífico para escrever notas e definir lembretes de calendário para manter toda a família​ a par do que se passa.

Assumindo que o modelo tem um ecrã e uma aplicação associada, podes abrir o calendário familiar no início de cada dia para ver o que está na agenda de cada membro da família.​ Deixa notas para as crianças ou para qualquer outro habitante da casa com detalhes sobre o que é o jantar​

Refeições mais divertidas

Os frigoríficos inteligentes podem tornar a preparação de refeições divertida para toda a família. Podes entreter os miúdos com música ou filmes no ecrã do frigorífico enquanto estás a cozinhar o almoço. Ou podes optar por pôr o frigorífico a reproduzir uma canção romântica enquanto tu e o teu par cozinham juntos o jantar para uma noite romântica.​

// RPT

Mais recentes