A tendência por optar por lanches mais saudáveis nas nossas rotinas alimentares está a ganhar cada vez mais espaço. Ao fazeres o teu próprio iogurte em casa estarás a aumentar ainda mais o valor nutricional. Descobre todos os benefícios de fazer iogurte de raiz neste artigo!
Se estás farto/a de experimentar iogurtes e nenhum te enche as medidas por causa do fraco sabor ou demasiados ingredientes prejudiciais à saúde que são constantemente adicionados, porque não prepará-lo diretamente na tua cozinha? Irás ficar surpreendido/a com a facilidade de preparação deste snack saudável e multifacetado, basta que tenhas uma iogurteira.
As vantagens do iogurte feito em casa
1 Mais variedade com iogurte feito em casa
Estás cansado dos mesmos sabores de iogurte no supermercado? Se desejas novos sabores e texturas com ingredientes naturais, fazer iogurte em casa é a solução perfeita. Podes experimentar diferentes aromas e escolher ingredientes que cumprem todas as tuas necessidades dietéticas.
Se te sentes aventureiro na cozinha, não é mal pensado tentar diversificar. Exemplo disso mesmo é experimentar fazer iogurte kefir — uma nova tendência no mundo da alimentação saudável que fica extremamente saboroso. Aventura-te e diz-nos como ficou!
2 Uma opção mais saudável
Os benefícios do iogurte diminuem quando o açúcar e outros aditivos são misturados aquando da sua produção industrial. O iogurte feito em casa dá-te liberdade de apenas usar ingredientes de qualidade ou de origem biológica e, por essa razão, mais saudáveis, tais como frutas frescas e mel.
Aumenta os nutrientes do teu iogurte e inclui-os em várias refeições do teu dia a dia, tais como bowls de fruta, molhos para saladas, papas de aveia, entre outros. As opções são imensas e este ingrediente pode fazer maravilhas às tuas criações deliciosas.
3 Múltiplas aplicações ao fazer iogurte em casa
Uma grande quantidade de iogurte caseiro pode revelar-se extremamente útil. É que o iogurte pode ser usado em diversos pratos e é uma ótima alternativa aos ingredientes menos nutritivos. Surpreendentemente, também é um excelente complemento para a tua rotina de cuidados com a pele.
Não sabias desta curiosidade? A verdade é que as máscaras faciais de iogurte esfoliam, limpam e rejuvenescem a pele, e a aplicação de iogurte numa queimadura de sol proporciona uma sensação de frescura como não há igual. Experimenta!
4 Fácil e barato de preparar
Fazer iogurte em casa é fácil e barato. Tudo o que precisas é de um litro de leite, uma taça de iogurte industrializado, um saquinho de fermento lácteo e um chávena de chá de leite em pó. Aproveitamos para deixar aqui uma receita:
- Aquece com água quente os potes de vidro da iogurteira
- Adiciona o leite na panela até atingir a temperatura de 95°C
- Baixa a temperatura do leite agitando-o com a colher de pau até chegar à temperatura de 45°C
- Se utilizares o fermento lácteo, adiciona o conteúdo de uma saca diretamente no leite morno, caso utilizes o iogurte natural tempera o iogurte com uma colher do leite morno, dissolvendo o iogurte no leite e depois vertendo no leite morno
- Mexe com a colher de pau até dissolver todo o iogurte/fermento no leite
- Deixa o teu iogurte numa temperatura quente entre quatro a 12 horas (quanto mais tempo, mais azedo ficará)
- Transfere-o para os diferentes potes de vidro e coloca a mistura no frigorífico no mínimo seis horas
- Dá forma ao teu iogurte: se quiseres deixá-lo mais cremoso, bate a mistura na liquidificadora com uma chávena de leite em pó.
O iogurte caseiro é incrível para a sua comunidade e para o planeta. Podes demonstrar algum apoio aos produtores locais comprando os seus produtos, ao mesmo tempo que ajudas o meio ambiente, já que não desperdiças copos e embalagens de iogurte de plástico a torto e a direito. Mãos à obra!
// RPT