Já deve ter ouvido falar em máquinas de secar roupa com bomba de calor, uma das mais recentes adições ao mundo dos eletrodomésticos. Será este equipamento o mais indicado para o seu lar? Vejamos quais são as vantagens associadas.
Se há uns anos era considerado um equipamento de luxo, hoje compreende-se que a máquina de secar roupa é um eletrodoméstico essencial. Mais conveniente e com várias vantagens associadas, esta máquina tem conquistado os lares portugueses e é fácil compreender o porquê.
Há dois tipos de máquinas de secar roupa: as convencionais e as com bomba de calor. Quais são as diferenças? Como funcionam as que incorporam bombas de calor? Vamos tentar esclarecê-lo, para que possa fazer a sua compra com toda a informação a que tem direito.
O que é uma máquina de secar com bomba de calor?
As máquinas com bomba de calor já são consistentemente utilizadas em vários países da Europa, como a Suíça e a Alemanha. Esta tecnologia foi concebida como forma de conservar energia. Enquanto os modelos convencionais libertam o ar quente que é utilizado para secar a roupa, a tecnologia de bomba de calor atua no sentido de o conservar e reutilizar.
O ar quente passa através do tambor da máquina, absorvendo a humidade da sua roupa. Depois, passa por vários filtros, onde o ar é parcialmente arrefecido e a humidade removida. A água é recolhida e encaminhada para um depósito — utilizando o mesmo processo que uma máquina de secar convencional.
À medida que este processo decorre, o ar quente é aquecido de volta e circula de regresso ao tambor. O facto de o ar quente ser reutilizado significa que a energia é mantida dentro da máquina em vez de se permitir a sua fuga. Este processo reduz drasticamente a energia necessária para o funcionamento da máquina, reduzindo assim os custos operacionais.
Vantagens da máquina de secar com bomba de calor
1 Consumo de energia reduzido
Sem tubos externos e ligada apenas à eletricidade, a máquina com bomba de calor conserva a água resultante da secagem num tanque fácil de esvaziar. A tecnologia por trás deste eletrodoméstico permite o reaproveitamento de calor, o que reduz o consumo de energia.
Esta redução ajuda a colmatar um dos motivos pelos quais alguns consumidores consideram desnecessário apostar numa máquina de secar: o custo de funcionamento.
2 Instalação mais conveniente
Outro dos inconvenientes que uma máquina de secar com bomba de calor resolve é o associado à instalação: há quem não possa ter um destes equipamentos pois não tem local para a instalação da canalização dos mesmos.
As máquinas com bomba de calor dispensam a instalação do tubo para libertar a água resultante da secagem, que teria de ser colocado numa janela ou através de canalização própria. Esta exigência restringia muito a colocação da máquina e causa inconveniência em dias mais frios ou de chuva, uma vez que exigia a abertura da janela. Basta que tenha acesso a uma tomada.
3 Solução mais vantajosa…
Juntar à máquina de lavar uma máquina de secar fará com que consiga poupar imenso tempo no tratamento da roupa, sem perder o tempo a estendê-la, e conseguindo gerir muito mais facilmente o seu tempo e quanto do seu dia terá de gastar a tratar a roupa.
Nesta altura em que apartamentos com varandas, terraços ou marquises são menos frequentes, com a construção a ser mais minimalista e eficiente, cresceu o mercado das lavandarias self-service e o mercado das máquinas de secar. Entre estas duas soluções, a máquina de secar com bomba de calor é certamente a mais conveniente e em conta a médio e longo prazo.
4 … e mais higiénica
Quando comparado com deixar a roupa estendida dentro de casa, além da rapidez, é também uma solução mais higiénica, não deixando a roupa tanto tempo exposta aos elementos, evitando reações alérgicas e não criando humidade no ar, que poderá causar a criação de fungos no teto, que são prejudiciais para a saúde.
// RPT