Atualizar o sistema operativo dos seus dispositivos é muito importante por várias razões. Além de garantir a sua segurança online (e a de outros), é possível que consiga reduzir custos.
É provável que já se tenha deparado com várias pequenas janelas pop-up a informá-lo de que estão disponíveis atualizações de software para o seu computador, portátil, tablet ou smartphone. Também é provável que tenha a tentação de clicar em ‘Lembre-me mais tarde’. Não é boa ideia adiar a atualização do sistema por muito tempo.
As atualizações de software são importantes. Aqui estão 7 razões que demonstram o porquê de ser fundamental atualizar o sistema dos seus equipamentos regularmente.
7 razões para atualizar o sistema regularmente
1 Melhor segurança para si…
A cada dia que passa, os desenvolvedores descobrem imperfeições no sistema. Ao mesmo tempo, hackers e cibercriminosos também aprendem a explorar as falhas existentes e como se aproveitarem delas. Softwares antigos e desatualizados são mais vulneráveis a ataques precisamente por isso.
Assim, para manter o seu sistema protegido, é especialmente importante que o vá atualizando, uma vez que as novas atualizações estão constantemente a corrigir problemas de segurança, de forma a que possa manter os seus dados confidenciais e protegidos de quem tenha más intenções.
2 … e para os outros
Nem tudo é sobre si. Aquilo que afeta a sua segurança online também pode afetar a de outros dispositivos com que entra em contacto. Os vírus e malware são ‘contagiáveis’ entre dispositivos. Um bom antivírus faz toda a diferença, mas pode não ser o suficiente. Atualize o seu sistema e não coloque o de ninguém em risco.
3 Mais eficiência
Os desenvolvedores estão constantemente a trabalhar em formas de melhorar o software, como forma de proporcionar maior eficiência aos utilizadores. Assim, as atualizações de software muitas vezes oferecem recursos novos e aprimoramentos de velocidade que tornam toda a experiência final melhor.
4 Redução de custos
A verdade é que sistemas antigos são mais propícios a problemas, o que representa mais custos. O custo das interrupções causadas por sistemas e softwares instáveis pode rapidamente aumentar para mais do que custaria investir num sistema atualizado.
No caso de empresas, onde o mesmo sistema pode ser usado por muito pessoal, uma falha do mesmo pode significar um custo avultado, ainda por cima desnecessário.
5 Funcionalidade
Todos os sistemas recebem atualizações e chega a um ponto em que este deixa simplesmente de funcionar se não for atualizado. Por outro lado, mesmo que funcione, é provável que perca algumas funcionalidades ou que seja bastante lento no funcionamento. Assegure que o seu software permanece funcional atualizando-o.
6 Trabalhadores mais felizes
Em caso de empresas com sistemas partilhados entre os vários trabalhadores, se estes forem lentos ou causarem interrupções de trabalho é provável que também sejam causadores de frustração entre as equipas. Para além disso, também não oferece uma boa imagem da empresa aos clientes.
Invista em tecnologia: atualizar o sistema é oferecer aos seus clientes uma experiência melhor e assegurar aos funcionários a possibilidade de aumentar a produtividade e a eficiência.
7 É programável
Se neste preciso momento não dá jeito nenhum ficar à espera que o sistema atualize, basta programar um dia e hora que lhe seja mais conveniente. Até pode ser durante a noite, enquanto dorme e não precisa dos seus dispositivos para nada.
// RPT