Características de um forno que fazem de si um profissional da cozinha

Características de um forno que fazem de si um profissional da cozinha

Para confecionar pratos genuinamente bons é necessário talento, mas os equipamentos certos também ajudam! Saiba quais são os recursos que deve procurar num forno para se tornar um verdadeiro profissional da cozinha.

Assar um frango de campo de 10kg inteiro? Fazer um Molotoff alto e muito fofo? Tudo é possível quando se tem o eletrodoméstico mais indicado! Aposte em fornos com os recursos e que lhe indicamos e verá que os resultados não desiludem.

 

Ser profissional de cozinha com este tipo de forno

Cozinhar a vapor

Cozinhar no forno a vapor não só é um método alternativo de confecionar os alimentos de forma saudável, económica e muito prática, como ainda resulta em preparados mais saborosos e com uma textura ainda mais interessante.

Cozinhar a vapor no forno é um procedimento que passa pela confeção de alimentos através do calor gerado pelo vapor de água. Entre os benefícios da utilização deste método estão a manutenção da qualidade nutricional, visual e gustativa dos ingredientes e a poupança da água utilizada para cozinhar.

Características de um forno que fazem de si um profissional da cozinha

Os fornos multifunções, com a opção de adicionar vapor, permitem obter alimentos muito saborosos sem esforço. O vapor funciona em harmonia com o aquecimento convencional, ventilado com resistência circular, para melhorar os sabores e as texturas. Os alimentos cozem melhor.

Desta forma, obtém todas as vantagens de um forno tradicional e os benefícios do vapor. Esta adição torna os alimentos estaladiços por fora e cheios de sabor por dentro. Procure por eletrodomésticos com esta funcionalidade e não se arrependerá.

Tamanho familiar

Cozinhar em habitações com famílias numerosas ou para receber vários convidados pode tornar-se assoberbante rapidamente. Facilitaria muito se pudesse confecionar, por exemplo, um assado — um prato que não é complicado — para toda a gente. Pode perfeitamente fazê-lo, desde que o seu forno tenha capacidade para tal.

Aposte num eletrodoméstico com pelos menos 70 litros de capacidade, para que possa cozinhar um prato considerável de uma só vez.

Tecnologia Multiflow

As temperaturas do seu forno vão oscilando, causando perturbações em alguns pratos? Aposte em fornos com tecnologia Multiflow. Este recurso usa vários fluxos de calor para criar uma temperatura constante em cada parte do equipamento.

Muito mais avançado do que um ventilador de forno convencional, o ar circula dentro do equipamento de forma igual. Nunca mais terá um preparado com as bordas queimadas e o meio mal cozido. Esta tecnologia garante assados ​​perfeitos.

Sensor automático de alimentos

Ajude a sua cozinha a dar um passo em direção ao futuro com os fornos com sensor de precisão para cozinhar alimentos. Através dos displays com touchscreen pode definir a temperatura na qual deseja cozinhar os seus alimentos e dedicar-se a outras tarefas enquanto as suas refeições são preparadas exatamente como deseja.

No fim, quando o preparado estiver pronto, o forno irá desligar-se automaticamente para que não passe do ponto. É essa a maravilha dos equipamentos com sensor automático. Este é o tipo de característica que deve procurar num forno para se tornar um verdadeiro profissional da cozinha.

Autolimpeza

Fornos com autolimpeza são o mais perto de um sonho tornado realidade. Com a pressa do dia-a-dia — e alguma preguiça à mistura — é fácil descurar a limpeza assídua do forno. Se este é o seu caso, há boas notícias: já há diversos modelos que estão equipados com dispositivos de autolimpeza extremamente eficazes. Há dois sistemas: o pirolítico e o hidrolítico.

Os fornos pirolíticos, em aparência, são bastante semelhantes aos fornos convencionais. Diferencia-os a tecnologia de autolimpeza. Ao ativar este sistema, a porta, isolada termicamente, mantém-se bloqueada — todo o procedimento é bastante seguro — e o compartimento interior atinge rapidamente uma temperatura bastante elevada, na ordem dos 500°C.

Estes eletrodomésticos aproveitam a potência do próprio calor. Qualquer gordura e sujidade existente é reduzida — literalmente — a cinzas. Uma vez terminado o processo, basta recolher os resíduos com um pano húmido para retirar os resíduos — este passo o forno não o faz por si, infelizmente.

Os fornos hidrolíticos — ou com limpeza por hidrólise — utilizam uma solução de limpeza através de vapor, a qual é simples, rápida e ecológica.

A hidrólise é um processo baseado em vapor, que combina evaporação e condensação: a sujidade fica mole e depois descola, o que facilita a limpeza do forno. O processo pode variar ligeiramente, dependendo do modelo do forno, mas, regra geral, basta deitar 40cl de água e algumas gotas de detergente para a loiça no fundo do forno e programar a hidrólise.

A limpeza dura cerca de 30 minutos e consome muito pouca energia, o que se reflete na conta da luz mais tarde. Quando terminar, basta passar uma esponja ou pano húmido.

Quer escolha um sistema ou outro, o certo é que a limpeza da sua cozinha acabou de se tornar muito mais fácil.

// RPT

Mais recentes