8 dicas para prolongar a vida da máquina de lavar a roupa

8 dicas para prolongar a vida da máquina de lavar a roupa

A máquina de lavar roupa é fundamental na correria dos dias de todas as famílias e, para que não avariem, existem algumas dicas para prolongar o tempo de vida delas.

Qualquer que seja a máquina de lavar roupa, deves ter sempre o maior cuidado possível, mantendo-a em boas condições para que tenha um desempenho satisfatório ao longo do tempo.

 

O que podes fazer para prolongar a vida da tua máquina de lavar?

1 Colocar a máquina de lavar num local estável

Certifica-te que a máquina está equilibrada e nivelada. Quando isso não acontece, pode causar muitos danos nos componentes internos, reduzindo a vida útil do equipamento.

2 Verifica sempre os bolsos

Deves sempre verificar os teus bolsos. Caso contrário, podes ter intrusos que podem prejudicar o desempenho na máquina e, em última análise, causar-lhe danos irreversíveis. Por exemplo, moedas e outros objetos metálicos podem danificar a banheira exterior e o tambor interior, podem estilhaçar o vidro da máquina de lavar roupa e bloquear o tubo de escoamento.

3 Não exageres no detergente

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, mais detergente não é o mesmo que roupa mais limpa. Demasiado detergente também danifica o tambor e pode causar bloqueios. Deves certificar-te de que a usas o detergente mais adequado para a tua máquina.

8 dicas para prolongar a vida da máquina de lavar a roupa

4 Remove o calcário acumulado

Deves remover com regularidade o calcário acumulado. Para isso, deves executar um ciclo de água quente, adicionando bicarbonato de sódio. Podes, ainda, repetir o ciclo com vinagre branco para remover o resto da acumulação. Também existem produtos próprios para a remoção de calcário.

5 Remove o cotão

As máquinas têm sifões de cotão que se podem limpar regularmente. Algumas enviam todo o cotão pelo ralo, o que também requer uma limpeza frequente.

6 Retira sempre a roupa molhada

Para além da roupa começar a cheirar mal e a precisar de outra lavagem se estiver muito tempo dentro da máquina, a humidade também potenciará o surgimento de bolor e mofo dentro da máquina de lavar. Isto coloca em risco a vida do eletrodoméstico.

Assim, retira a roupa molhada o mais depressa possível e limpa frequentemente a máquina. Podes deixar a porta da máquina aberta para secar entre cargas.

7 Reduz as utilizações da máquina de lavar e aumenta os serviços

Espera por uma carga completa para lavar. Assim, reduzes o número de vezes que utilizas a máquina. O excesso de trabalho na máquina coloca tensão no motor, nas correias de transmissão e no acoplamento. Por isso, segue as diretrizes para a utilização da carga, ordem e quantidades.

8 Sabe o que podes colocar

Deves ter cuidado com alguns artigos quando os colocas para lavar. Por exemplo, alguma coisa que tenha pêlo do animal de estimação pode danificar os canos e o tambor da máquina de lavar. Utiliza, por exemplo, um rolo de cotão para retirar o pêlo, antes de colocar o artigo na máquina.

Roupa interior, como soutiens, para além de se danificarem na máquina de lavar, estragam também a máquina de lavar com os seus ganchos, que se estiverem desapertados podem prender-se ao cilindro, ao tambor ou ao agitador. Quer isto dizer que é muito provável que a máquina vá precisar de reparação. Recomenda-se que sigas as instruções de cuidados a ter com cada artigo antes de procederes à sua lavagem.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome