7 ferramentas do WhatsApp Business que deves conhecer

7 ferramentas do WhatsApp Business que deves conhecer

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio. Desde poupar tempo em respostas, passando por criar uma experiência mais agradável para os clientes, fica a conhecer o que podes fazer pelo teu empreendimento com esta aplicação.

Esta aplicação gratuita tem vários recursos vantajosos para empresas de qualquer tamanho. A plataforma continua a lançar possibilidades que facilitam o contacto entre as entidades comerciais e os clientes — via smartphone, tablet ou computador, basta que se tenha conexão à Internet.

 

7 recursos vantajosos do WhatsApp Business

1 Perfil da empresa

Ter um perfil definido, com nome e foto, faz muito pela credibilidade de uma empresa. O primeiro passo para começar a usar o WhatsApp Business é criar um perfil com informações relevantes para os potenciais clientes — descrição da empresa, e-mail, website, contactos, horário de funcionamento, endereço em caso de loja física, entre outras.

É uma questão de conquistar a fidelidade dos clientes, que gostam de atribuir um ‘rosto’ à entidade. Nesse aspeto, ter o selo de ‘Verificado’ junto ao nome (como no Instagram) também ajuda.

2 Mensagem de saudação automática

A mensagem de saudação ou de boas-vindas é uma das vantagens do WhatsApp Business. Esta é uma mensagem personalizável e automatizada, a qual é enviada aos clientes quando estes enviam uma mensagem pela primeira vez ou sempre que enviam uma mensagem após 14 dias de inatividade no chat.

Esta mensagem instantânea serve para apresentar a empresa a um novo cliente sem tempo de espera e confere uma primeira impressão calorosa.

3 Respostas rápidas

Em qualquer negócio há questões que os clientes colocam com muita frequência, pelo que respostas rápidas já gravadas para responder às perguntas muitos comuns vão adiantar muito trabalho.

Basta pressionar “/” no teclado para selecionar uma resposta rápida e enviar.

4 Mensagens de ausência

No lado oposto das mensagens de saudação estão as de ausência. Estas são perfeitas para não deixar o cliente à espera de uma resposta, sem que este compreenda o porquê da demora.

Podes enviar uma mensagem personalizada de cada vez que alguém tenta contactar a empresa fora do período laboral, mas também podes ter um sistema automatizado que faz isso por ti.

Assim, podes escolher um dos exemplos já existentes, editar ou criar a tua própria mensagem. Depois, podes selecionar em que circunstâncias é que este recado é enviado automaticamente — as opções são sempre, durante um horário específico ou fora do horário de funcionamento do negócio (esta última apenas é possível se tiveres as horas de funcionamento especificadas no perfil).

Também podes definir quem recebe estas mensagens, desde toda a gente, todos os contactos desconhecidos e excluir ou selecionar contactos específicos.

5 Rotular contactos

A possibilidade de criar categorias nas quais inserir os clientes é uma das vantagens do WhatsApp Business, a qual ajuda consideravelmente à organização de um negócio.

Podes escolher a quantidade e a definição das etiquetas. Podes criar uma para novos contactos, clientes que aguardam o envio da encomenda, pagamentos em falta e os já feitos ou outra.

6 Mensagens interativas

As mensagens interativas são uma das melhores opções para qualquer negócio — e talvez por isso esta seja uma opção paga.

Este tipo de mensagem permite incluir botões interativos e mais apelativos nas mensagens, os quais podem ser de dois tipos: CTA (ao clicar neste botão, o cliente será redirecionado para uma determinada página da web ou fazer uma ligação) ou resposta rápida (o que permite ao contacto responder com opções predefinidas sem precisar de escrever a resposta manualmente).

Ambas as opções são ótimas para uma jornada tranquila do cliente e experiência de utilizador em geral, os quais muitas vezes não sabem como se expressar ou como explicar o que pretendem. Já para não falar de que estas opções são visualmente atraentes e apelam à resposta do cliente.

Assim, os botões interativos nas mensagens são mais fáceis, rápidos, compreensíveis e convenientes para os clientes. Ao reduzir qualquer esforço por parte do cliente, confere uma melhor experiência, o que resulta numa taxa de conversão mais elevada.

7 Acesso às estatísticas das mensagens

O WhatsApp Business dá-te o acesso a várias métricas vitais referentes às mensagens, para que possas compreender o que se passa com os clientes e corrigir potenciais pontos fracos. Assim, poderás verificar quantas das tuas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

// RPT

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