Se estás a começar a usar uma hoverboard — ou mesmo que já tenhas alguma experiência — é normal cometeres alguns erros. Este dispositivo é divertido e prático, mas exige equilíbrio, atenção e algum cuidado, para evitares acidentes ou danos no equipamento.
Neste artigo, mostramos-te os 7 erros mais comuns ao usar uma hoverboard e damos-te dicas simples para os evitares.

7 erros mais comuns ao usar uma hoverboard (e como evitá-los)
Subir e descer de forma incorreta
Muitas pessoas sobem de forma desequilibrada ou saltam fora, o que pode fazer com que a hoverboard se descontrole ou, até, que se danifique.
Sobe sempre com um pé de cada vez, começando com o dominante. Para sair, desce para trás, com calma, primeiro com um pé e depois com o outro. Nunca saltes!
Usar em superfícies inadequadas
Andar em pisos irregulares, como relva molhada, areia, ou em subidas íngremes, pode danificar a hoverboard ou fazer-te cair.
Usa-a, preferencialmente, em superfícies lisas e planas, como cimento, madeira ou alcatrão. Se quiseres andar fora de estrada, escolhe um modelo específico para isso (com rodas maiores e mais potência).
Ignorar o uso de proteções
Acreditares que não precisas de capacete, joelheiras ou cotoveleiras.
Tal como com uma bicicleta ou trotinete, deves usar equipamento de proteção, principalmente nos primeiros dias de prática. Um capacete pode, mesmo, evitar lesões graves.
Exceder o limite de velocidade (ou do peso)
Apressares-te nos primeiros minutos, ou colocares mais peso do que o recomendado, pode causar instabilidade.
Lê o manual da tua hoverboard. Respeita o peso máximo indicado e aprende a controlar a velocidade de forma gradual.
Desrespeitar o tempo de carregamento
Deixar a hoverboard a carregar durante muitas horas, até durante a noite.
Carrega apenas durante o tempo indicado pelo fabricante (geralmente 2 a 4 horas). Evita sobrecargas, pois podem danificar a bateria ou, em casos extremos, causar sobreaquecimento.
Usar a hoverboard com pouca bateria
Continuares a andar mesmo quando o nível de bateria está baixo, o que pode levar a paragens bruscas e quedas.
Mantém a hoverboard bem carregada. Se o indicador de bateria estiver no vermelho, para e recarrega antes de continuares.
Não praticar antes de usar em público
Levar a hoverboard para a rua, sem teres praticado o suficiente em casa ou num local seguro.
Dedica algum tempo a treinar em locais protegidos antes de a usares em espaços públicos. Aprende a travar, fazer curvas e manter o equilíbrio.

Andar de hoverboard é uma experiência divertida e até viciante, mas como em qualquer outro meio de transporte pessoal, é preciso responsabilidade. Evitar estes erros vai ajudar-te a ter uma experiência mais segura, duradoura e agradável.
Agora que já sabes o que não fazer, estás pronto para tirar o máximo proveito da tua hoverboard — com estilo e sem quedas!
// RPT