7 aplicações para Mac que vão facilitar a tua vida

7 aplicações para Mac que vão facilitar a tua vida

Facilitar ou tornar a tua vida melhor: é para isso que serve a tecnologia e também este artigo, que se compromete a entregar-te sete aplicações compatíveis com Mac. Seja para produtividade, para lazer ou outro, há uma app que desconheces e que vais passar a usar diariamente.

Sejas um cliente de longa data dos computadores da Apple ou tenhas acabado de comprar o teu primeiro Mac, percorre esta lista para conheceres algumas das melhores aplicações recentes para o ecossistema MacOS.

 

7 aplicações para Mac que vais adorar

1 Alfred

A ferramenta de pesquisa padrão no MacOS é o Spotlight e não podemos dizer que desempenha mal o seu trabalho, apenas que deixa espaço para melhorias.

O Alfred é o Spotlight com um toque de Siri. Este app laucher faz muito mais do que isso. É capaz de criar atalhos personalizados para programas e pastas de ficheiros, realizar cálculos rapidamente, executar pesquisas na web, criar fluxos de trabalho personalizados automatizados que começam com o clique de um botão ou uma frase escrita, encontrar definições de palavras, ativar comandos do sistema através da escrita e muito mais.

2 Shift

Usas separadores ou janelas do navegador individuais para entrares nas tuas várias contas de trabalho, e-mail, redes sociais e afins? Podes vincular todas ao Shift e ficar com uma única janela ou separador aberto para todas as tarefas.

Podes conectar Google Docs, Instagram, Facebook Messenger, LinkedIn, Spotify, Airbnb, Slack, Gmail, extensões do Google Chrome e muito mais.

7 aplicações para Mac que vão facilitar a tua vida

O nível básico é completamente gratuito, mas, se não for o suficiente, podes experimentar o nível avançado para desbloqueares ainda mais possibilidades.

3 Amphetamine

Utilizadores de Mac que desempenham tarefas que implicam não tocar no teclado ou no rato por longos períodos de tempo encontram na Amphetamine uma ferramenta muito útil.

Esta aplicação impede o computador de entrar no modo de suspensão, iniciar o protetor de ecrã ou executar a função de escurecimento automático. Ideal para quem deseja assistir a vídeos ou transmissões por muitas horas.

4 Bear

Os escritores que precisam de estar preparados quando a criatividade surge vão encontrar uma das experiências de escrita mais perfeitas do mercado na aplicação Bear, a qual oferece um design minimalista, simples e agradável, que limita as distrações.

Particularmente indicada para os utilizadores de vários dispositivos Apple — iPhone, iPad, iMac —, este editor de texto providencia muita versatilidade e uma experiência de escrita suave e com possibilidade de personalizar o texto com sublinhados, marcações e outros.

A versão base é gratuita, mas por um preço anual muito baixo o utilizador terá direito a escolher entre vários temas, exportar para .docx ou copiar texto como HTML e sincronizar com vários dispositivos. Fica à tua consideração.

5 Notion

Há ferramentas de produtividade e depois há a Notion. Esta app pode ser usada por qualquer pessoa para praticamente qualquer coisa graças à sua incrível flexibilidade.

Funciona como calendário, quadro de ideias, banco de dados e muito mais. É uma ótima aplicação para gerir projetos, realizar agendamento de publicações nas redes sociais, listas de tarefas e praticamente qualquer outra função.

É uma ferramenta de trabalho obrigatória para qualquer profissional que tenha dificuldade em organizar o fluxo de trabalho ou a cumprir prazos. A Notion consegue ser simples de usar, mas dominar esta app pode gerar possibilidades impressionantes.

6 The Unarchiver

As aplicações nativas no MacOS não podem fazer tudo, especialmente quando estamos a lidar com ficheiros compactados ou arquivados.

O The Unarchiver é o único programa de expansão de ficheiros que vais precisar. É fácil de usar e é capaz de desarquivar muitos tipos diferentes de ficheiros, desde formatos comuns como Zip, RAR (incluindo v5), 7-zip, Tar, Gzip e Bzip2, mas também formatos mais antigos, como StuffIt, DiskDoubler, LZH, ARJ e ARC.

Também saberá abrir outros tipos de ficheiros, como imagens de disco ISO e BIN, alguns instaladores do Windows .EXE, entre muitos outros — a lista é realmente longa.

Este software não exige que abras uma aplicação separada, pelo que poderás aceder aos teus ficheiros com um simples clique no Finder.

7 Spotify

A Apple Music não é para todos. Felizmente que o Spotify está disponível. Esta aplicação não só é compatível com Mac, como oferece todo o catálogo e o seu equivalente mobile, permitindo-te pesquisar e ouvir praticamente qualquer faixa, artista, álbum, playlist ou podcast gratuitamente.

Podes usar esta aplicação para listas de reprodução personalizadas, saber o que os teus amigos estão a ouvir (desde que a conta esteja conectada com a conta do Facebook) ou recorrer a recomendações e sugestões diárias.

// RPT

Mais recentes