Já tiveste medo de limpar um eletrodoméstico com receio de o danificar? Se já, este é o conteúdo certo para ti. Deixamos-te cinco dicas para a limpeza eficaz dos teus eletrodomésticos.
É muito importante limpares individualmente os teus eletrodomésticos. Ao fazeres isso, estás a prolongar a vida útil de cada um deles, garantes o seu bom desempenho e ainda evitas a proliferação de bactérias e fungos.
Vamos às dicas, que é isso que queres saber, verdade?
1 Identificar o que lavar
Antes de iniciares a lavagem de qualquer aparelho, deves ler atentamente o manual de instruções do mesmo para verificares as partes do equipamento que podem ser lavadas e em que áreas deves ter um cuidado especial.
2 Desligar a ficha antes de iniciar a limpeza
Os pequenos eletrodomésticos têm circuitos e fios que estão próximos uns dos outros e limpá-los, especialmente com algo húmido, pode levar a curto-circuitos. Por essa razão, deves desligá-los antes de os limpares.
3 Limpar cabos elétricos
Os cabos elétricos tendem a acumular pó e sujidade ao longo do tempo, especialmente os utilizados na cozinha. Podes limpá-los com um pano húmido, por exemplo, mas certifica-te que os desligaste da corrente primeiramente. Não deves utilizar produtos químicos agressivos, porque podem corroer o isolamento do fio.
4 Limpar os respiradouros
Alguns eletrodomésticos, tais como os frigoríficos compactos, os fornos e os micro-ondas, têm aberturas de ar concebidas para ventilar o ar quente para fora do motor e evitar o seu sobreaquecimento.
Ao longo do tempo, a ventilação pode acumular pó e sujidade, o que pode levar ao bloqueio dos furos e aumentar as hipóteses do motor do equipamento sobreaquecer. Podes utilizar um pano húmido ou um cotonete para limpar esses respiradouros.
5 Secar os eletrodomésticos
Depois de lavares os equipamentos, deves secá-los bem, com um pano, e só depois de estarem totalmente secos é que deves guardá-los, se for caso disso. Dessa forma, evitas a proliferação de fungos e bactérias.
Faz a limpeza de todos os eletrodomésticos, mesmo os de tamanho reduzido. Os pequenos eletrodomésticos são tão importantes como os grandes. Embora ocupem uma área menor de espaço, também acumulam resíduos.
Podes utilizar uma escova de dentes para limpar as fendas. Ah! E não te esqueças de limpar a parte debaixo dos equipamentos. Alguns aparelhos, como as máquinas de café, precisam de uma limpeza interna.
Depois de usares os teus eletrodomésticos, deves sempre limpá-los, ainda que de uma forma mais superficial. Periodicamente deves fazer uma limpeza mais profunda. A quantidade de vezes que o fazes é estabelecida de acordo com o números de vezes que usas o equipamento.
// RPT