Já deves ter ouvido que não deves deixar o teu smartphone ao sol, mas sabes todas as razões pelas quais isso não deve acontecer?
Se não, então, continua a ler porque vais querer saber.
5 motivos para não deixares o teu smartphone ao sol
1 Vai aquecer
Ao deixares o dispositivo exposto ao sol, a temperatura do mesmo vai aumentar (quase) imediatamente.
O que te pode parecer somente um desconforto para as mãos, na realidade, pode causar diversos problemas ao teu smartphone.
2 Algumas funções podem ficar limitadas
Um dos efeitos mais imediatos do aquecimento do smartphone, diz respeito ao desempenho. O smartphone pode, ainda, limitar algumas funções, como o uso da câmara, para evitar danos maiores. Lá se vai a tão desejada fotografia na praia.
Em alguns casos, o Sistema Operativo pode forçar o encerramento do dispositivo. Por isso, deves ter atenção, para não teres uma surpresa depois de deixares o smartphone a “derreter” ao sol.
3 Bateria pode perder a capacidade
A exposição à luz solar pode comprometer a eficácia da bateria. Ou seja, pode perder em desempenho e, pode até, em casos extremos, perder a capacidade de ser recarregada.
4 Ecrã pode deixar de funcionar
O ecrã pode sofrer danos com a exposição solar. O touchscreen pode ficar mais inconsistente até a temperatura baixar.
Nem todos os painéis oferecem uma grande faixa de brilho, de modo a manter as imagens com cores vivas e com forte contraste.
5 Perda de dados
Por fim, no pior cenário, podes perder todos os teus dados. Os componentes internos, também, correm o risco de sofrer avarias quando expostos a temperaturas elevadas, fazendo com que ligar o smartphone se torne impossível.
Se não tiveres um backup, isto pode, ainda, ser um problema de maior dimensão.
// RPT