//

5 maneiras de melhorar a rede de Wi-Fi em sua casa

Wi-fi Asus

Wi-fi com problemas, internet lenta, quebras de ligação? Algumas dicas simples podem melhorar significativamente a rede wireless de sua casa.

Apesar do aumento que se tem verificado ao longo dos anos da largura de banda associado ao serviço de Internet, é um facto que o consumo dessa largura de banda também aumentou dramaticamente. A Internet lá de casa já não é apenas para navegar ou para os downloads; o streaming popularizou-se, a sua Internet já é televisão, rádio e cinema.

Com frequência, ficamos com a ideia de que a velocidade da Internet não corresponde à do serviço que contratámos, e que não estamos a receber “os gigas a que temos direito” – coisa que é fácil de testar recorrendo a um speedtest, como o SpeedMeter, da FCCN, ou o conhecido Speedtest, da Ookla.

Na maior parte dos casos, no entanto, o problema não está no serviço de Internet que lhe chega a casa, mas na forma como o sinal nela é distribuído.

À medida que se foi massificando o uso das ligações wireless e fomos abandonando o cabo de rede, ficou mais cómodo usar a Internet, mas também mais frequente se tornou sentirmos problemas, quebras de ligação ocasionais, ou alguma lentidão – em particular, se a sua ligação tem que ser distribuída por muitas divisões, atravessando múltiplas paredes e obstáculos.

Abaixo, trazemos-lhe hoje algumas dicas sobre o que pode fazer para melhorar significativamente a rede Wi-Fi — coisas simples que deve experimentar antes de deitar a toalha ao chão e decidir que precisa mesmo de mudar de operadora, ou de um router melhor, para ter o acesso que espera à Internet.

 

1. Reinicie o router

A mítica técnica de “desligar e tornar a ligar” parece estar fora de moda, mas umas das formas mais simples de melhorar a sua rede wi-fi é mesmo reiniciar o seu router. Todos os routers têm um botão – normalmente na parte de trás do dispositivo – que permite reiniciar o aparelho com um clique.

A performance dos routers é por vezes afetada pelo aquecimento do dispositivo, pelo que alguns fabricantes recomendam que se reinicie periodicamente o router, ou mesmo que se mantenha o router desligado durante os períodos mais longos sem uso — por exemplo durante a noite. Além de otimizar o funcionamento do aparelho, dá-lhe ainda uma vida útil mais longa.

 

2. Mude o canal de ligação ao router

Um dos problemas mais comuns no acesso doméstico à Internet por Wi-Fi, que é tanto maior quantos mais vizinhos tiver a usar Wi-Fi na sua proximidade, tem a ver com as interferências entre os sinais transmitidos pelos routers de cada um.

Os routers emitem o seu sinal numa dada frequência, ou canal, e as frequências ou canais pre-definidos pelas operadoras são normalmente as mesmas — o que significa que o seu router poderá estar a disputar o mesmo canal que o router do vizinho.

Assim, uma das melhores formas de melhorar a sua ligação Wi-Fi e aumentar a velocidade geral da rede é mudar o canal do seu router, escolhendo um que esteja menos congestionado.

Comece por verificar, com um software de análise de rede como o Wifi Analyzer (Android) ou o Network Analyzer (iOS), quais os canais mais congestionados na sua vizinhança, e escolha um canal mais livre para usar no seu router.

Seguidamente, troque o canal wifi do seu dispositivo.

Para isso, basta normalmente aceder à gateway de configuração do seu router, acessível tipicamente num endereço do género 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, e procurar a página de definições wireless no menu de configurações, cuja localização dependerá da marca e modelo do seu aparelho.

No menu apropriado, selecione o canal pretendido, guarde as alterações, e reinicie o router. Et voilá, provavelmente uma melhoria significativa no seu acesso à Internet.

 

3. Livre-se dos penduras do seu Wi-Fi

Uma das principais causas de degradação da velocidade no nosso Wi-fi é o “excesso de viajantes” na estrada. Não basta já ter que partilhar a sua net com os downloads ou streamings dos restantes habitantes da casa, por vezes o problema está no facto de estar a partilhá-la também com o vizinho do lado — sem o saber, nem o desejar.

Portanto, está na hora de se libertar desse seu pendura indesejável, ou evitar que algum dia o venha a ter.

Para começar, escolha uma password decente para a sua rede Wi-fi. Não, 12345678 não é uma password decente. Nem a data do seu aniversário, o nome do seu filho, cão ou clube de futebol preferido. Os seus vizinhos sabem tudo isso. E se estão na casa ao lado, é provável que consigam aceder à sua rede, adivinhar a sua password, e usar gratuitamente a sua internet.

Brevemente, iremos trazer-lhe um artigo inteiro com dicas sobre como construir a password perfeita. Para já, as regras básicas: deve ser uma password que ninguém adivinhe, mas de que nunca se esqueça. Não a escreva, lembre-se dela.

Uma boa password deve ter no mínimo 8 caracteres, conter letras e números (experimente substituir letras por números parecidos, como por exemplo o 4 em vez do A), maiúsculas e minúsculas, e, claro, um ou dois caracteres especiais! <— este último é o exemplo de um caracter especial, que fica melhor numa password do que num artigo informativo. 🙂

 

4. Reposicione o router

Se vive numa casa grande, com várias divisões ou andares, com paredes grossas, é provável que a sala onde o router se encontra tenha boas condições de acesso Wi-fi. Mas à medida que nos afastamos do router, essas condições degradam-se por vezes dramaticamente.

Uma das mais importantes medidas que pode tomar para melhorar significativamente o seu sinal Wi-fi é escolher adequadamente o local e posicionamento do seu router. Sempre que possível, escolha um local no centro da casa para instalar o aparelho.

Mesmo que a sua casa não seja muito grande, se colocar o router num extremo, é provável que no extremo oposto da casa o sinal seja fraco. Por outro lado, um router bem localizado numa casa grande por vezes consegue fazer chegar o sinal a toda a casa.

Verifique se o “caminho” que o sinal Wifi tem que percorrer atravessa obstáculos desnecessários. Por vezes alterar meio metro a sua posição remove obstáculos do caminho, ou cria “corredores” mais favoráveis à propagação do sinal Wi-fi.

Se puder, coloque de preferência o router num ponto mais alto. Está escondido atrás de um armário ou do televisor? Má ideia. Tem o telefone sem fios mesmo ao lado? Muito comum, mas péssima ideia. Há um microondas perto? Outra péssima ideia.

Verifique também as antenas do seu router. Os routers mais recentes têm normalmente antenas interiores, mas se o seu router é um modelo mais antigo, experimente diferentes orientações das antenas até obter melhor sinal Wi-Fi. Se o router tiver duas antenas, devem ser colocadas de forma a que fiquem perpendiculares entre si – uma na vertical e outra na horizontal.

Adaptador Powerline TP-link
Na pior das hipóteses, um adaptador Powerline não falha

 

5. Instale repetidores de sinal Wi-Fi

Se nenhuma das dicas acima resolveu o seu problema, não desespere. Está na altura de tomar medidas mais radicais, e usar um repetidor de sinal.

Há dois tipos de dispositivos que lhe permitem estender o sinal do seu router pela casa. Os repetidores de sinal Wi-fi simples são normalmente a melhor escolha quando se pretende apenas aumentar o alcance do sinal em mais alguns metros. Estes repetidores recebem o sinal do router (por Wi-fi ou por cabo ethernet) e estendem-no, criando a sua própria rede Wi-fi noutra divisão.

Os repetidores Wi-fi simples têm um alcance e eficácia limitados, pelo que para casos mais complexos (por exemplo numa casa antiga com paredes de pedra, com muitas divisões ou pisos), é por vezes necessário recorrer a um (ou mais) adaptador Powerline. São um pouco mais caros, mas resolvem definitivamente o problema, e são sempre a melhor solução a longo prazo.

Estes dispositivos ligam-se a uma tomada elétrica e “apropriam-se” da instalação elétrica da sua casa, transformando-a numa enorme rede com acesso à Internet, o que lhe permite instalar em qualquer tomada de qualquer divisão um ponto de rede Ethernet ou um ponto de acesso Wi-fi com sinal igual ao do router principal.

Agora sim, internet para toda a família, sem ninguém a arrancar os cabelos porque o download parou a meio, ou o episódio da série favorita está a dar aos soluços, ou, muito pior, porque o seu personagem congelou no meio da arena e morreu.

// RPT

Mais recentes