Trabalhar em casa passou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. Muitas horas em frente ao computador. Para bem da nossa saúde física, aconselha-se a fazer exercício físico para compensar as horas na mesma posição. Temos para ti 5 formas de te exercitares enquanto trabalhas em casa.
5 formas de te exercitares enquanto trabalhas em casa
1 Troca a tua cadeira por uma bola de estabilidade
Sentados ou agachados não é para todos, há uma forma muito mais conveniente de tonificar os abdominais. Abandona a cadeira e senta-te à secretária numa bola de estabilidade.
Para te manteres confortável na bola, vais dar por ti a fazeres muitos pequenos turnos e estes somam-se a um treino que é ótimo para os teus músculos centrais.
2 Faz uma pausa nos teus pés
Faz uma pausa no teu ecrã, levantando-te e movendo-te. Por exemplo, podes ir até à cozinha e fazer um café e contar esses passos diariamente. Em alternativa, faz alguns alongamentos. Cada pequena atividade física soma-se.
3 Atende chamadas em movimento
Quando tiveres que atender uma chamada, liga aos auscultadores e caminha enquanto falas. Este é um hábito simples e ótimo principalmente quando não precisas de estar no teu computador para estares numa chamada. Se precisas de tirar notas, podes fazê-lo enquanto estás de pé.
4 Experimenta um pouco de yoga na cadeira
O alongamento é uma forma de exercício que pode ser feito sem saíres da secretária. O yoga de cadeira é uma ótima forma de fazeres algum exercício sentado, de tonificares os músculos e de teres um momento de atenção muito necessário.
Alguns movimentos que podes experimentar são:
Cadeira de vaca-gato
Senta-te com as costas erguidas e os pés bem assentes no chão. Coloca as mãos sobre os joelhos e mantém os braços direitos.
Inspira e enrola os ombros para trás e traz as omoplatas para as costas – esta é a posição de vaca.
Expira e baixa o queixo para o peito, deixa os ombros e a cabeça virem para a frente – esta é a posição de gato.
Repete algumas vezes.
Torção da coluna vertebral da cadeira
Senta-te de lado na tua cadeira para que o lado esquerdo do teu corpo toque na parte de trás da tua cadeira.
Enquanto manténs as pernas no lugar, torce o corpo de modo a que fiques a olhar para as costas da cadeira. Utiliza as mãos para segurar as costas da cadeira enquanto te encontras nessa posição.
Alonga a coluna vertebral em cada inspiração e entra na torção ao expirares.
Repete isto algumas vezes e depois troca para o teu lado direito.
Pombo da cadeira
Senta-te direito e traz o teu tornozelo direito para descansar na coxa esquerda, para que o teu tornozelo direito se alinhe com o joelho esquerdo.
Inspira e expira algumas vezes enquanto manténs esta pose. Para um alongamento mais intenso, mantém esta pose enquanto te curvas para a frente. Repete com a tua perna esquerda.
5 Bater asas
Tenta “bater as asas”, isto dá aos teus ombros, braços e peito um treino leve. É excelente para tentares quando estás a trabalhar a partir de casa, uma vez que ninguém te vai ver a tentar.
Senta-te direito e levanta os braços, esticando-os para o lado para formar a letra T. Levanta lentamente os braços à tua frente para que as palmas das mãos se encontrem para cima e, de seguida, devolve-os à primeira posição.
Para tornares isto um pouco mais extenuante, agarra alguns pesos enquanto o fazes. Podem não ser pesos profissionais.
Faz isto diariamente e vais ficar mais em forma e com mais flexibilidade.
Trabalhar em casa não dispensa o exercício físico!
// RPT