//

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

Numa altura em que tanto se fala de cibersegurança e proteção de dados, é importante saberes como te podes prevenir de roubo de dados. Existem, pelo menos, cinco formas de manteres a tua informação segura na Cloud.

Vamos explicar-te quais são e como podes proceder.

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

1 Estar atento e jogar em segurança

Os perigos da Internet, como os vírus, são fáceis de evitar. Os anexos de e-mail de endereços spam nunca valem a pena abrir. O software antivirus é sempre uma precaução inteligente, mas a navegação inteligente é um aliado ainda maior.

O que tem isto a ver com a proteção dos dados na cloud? As mesmas regras aplicam-se quando se trata de comprar online ou criar contas em novos sítios web.

Certifica-te de que o site é digno e de confiança. Deves estar atento aos computadores em que estás ligado, os navegadores pedirão frequentemente para guardares as tuas informações de login e manter uma sessão ativa, enquanto o navegador estiver aberto.

Se iniciares sessão no Facebook ou na tua conta de e-mail no computador portátil de um amigo e depois saíres, é provável que ainda estejas ligado a esses sites. Se forem de confiança, pode não constituir um problema, mas se estiveres a utilizar um computador público, se te mantiveres ligado a um desses, qualquer pessoa poderá ter acesso à tua conta.

A menos que estejas a utilizar o teu próprio computador, lembra-te de terminar sessão e nunca guardes a tua palavra-passe e informação do utilizador.

Navega em segurança e, com um pouco de sorte, nunca terás de te preocupar com o facto de alguém encontrar uma única das tuas palavras-passes.

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

2 Fazer cópia de segurança dos teus dados

Um conselho que é sempre dado é fazer uma cópia de segurança dos teus dados.

Um pico de energia, placa de disco rígido defeituosa, roubo ou outra falha inesperada do sistema pode acontecer quando menos se espera e se os teus dados não tiverem backups, vais querer bater em ti próprio durante semanas.

Há anos, fazer backup dos dados era uma tarefa árdua. O armazenamento do disco era dispendioso, mas as disquetes só continham uma quantidade insignificante de dados. Eventualmente os discos ZIP e os gravadores de CD ofereciam espaço suficiente para facilitar os backups e os DVDs e discos rígidos baratos facilitavam ainda mais a utilização, mas agora temos algo ainda melhor: a cloud.

As soluções de armazenamento na cloud vêm em todas as formas e tamanhos. O Dropbox oferece apenas alguns gigabytes de armazenamento gratuito, mas a sua interface é simples de utilizar. Cria uma pasta no teu disco rígido que esteja ligada à web, tudo o que tens de fazer para carregares os teus ficheiros é arrastá-los para a pasta.

O Onedrive foi concebido para facilitar a visualização e edição de documentos do Office na cloud. A Amazon Cloud Drive oferece 5 GB de armazenamento gratuito e uma interface web para carregar os teus ficheiros.

Outros serviços, como SugarSync e Mozy, concentram-se mais no backup automático dos teus dados importantes e no armazenamento dos mesmos, em vez de os tornar facilmente acessíveis online.

Esta é a forma mais inteligente de fazeres o backup dos teus dados. Não confies num único serviço. Armazena ficheiros a que acedes frequentemente no DropBox e faz mais cópias de segurança num serviço gratuito como o Amazon Cloud Drive.

Mantém uma cópia de segurança local num disco rígido secundário ou numa unidade de cópia de segurança automática. Com o backup dos teus dados em segurança e as tuas palavras-passe não quebráveis, só resta uma coisa com que te deves preocupar: os teus dados de navegação.

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

3 Gerir palavras-chave com LastPass

LastPass é uma aplicação de gestão de palavras-passe que bloqueia todas as tuas palavras-passe únicas atrás de uma palavra-passe principal. Isto significa que podes criar logins separados para o e-mail, Facebook, Twitter, armazenamento na Cloud e tudo o resto que possas fazer online.

A LastPass irá mesmo ajudar-te a criar palavras-passe aleatórias que ninguém jamais irá decifrar. O serviço é gratuito, mas com uma conta premium tens acesso a uma versão móvel do LastPass para iOS, Android e a maioria dos outros sistemas operativos móveis.

Esta aplicação é um exemplo de um serviço baseado na Cloud que torna a gestão de dados na web mais fácil, quando se trata de preservar as tuas imagens e ficheiros importantes, é fundamental encontrar os serviços de cópia e segurança adequados.

4 Não reutilizar ou partilhar palavras-chave

O incómodo de lembrar as palavras-passe volta a atacar. Já é suficientemente mau que tendamos a usar palavras-passe simples e fáceis para os nossos logins na web – também tendemos a escolher uma ou duas palavras-chave e usá-las uma e outra vez para o nosso e-mail, bancos, Facebook e tudo o resto. Isso é mau. Na verdade, isso é muito mau.

Se a tua palavra-passe for comprometida, alguém poderá facilmente ter acesso à tua conta de e-mail e alterar essa palavra-passe.

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

5 Ser criativo na escolha da palavra-passe

As senhas são concebidas para manter a nossa informação a salvo de olhos curiosos. São como fechaduras. Um hacker pode forçar a porta e partir a fechadura, mas, a maior parte das vezes, uma fechadura forte mantém as pessoas fora, mas sejamos honestos, as palavras-passe são irritantes.

Lembrar-mo-nos delas é uma chatice, por isso, muitas vezes, optamos pela saída mais fácil e usamos palavras-passe simples que não esqueceremos, mas se são fáceis de lembrar, também são fáceis de adivinhar.

As melhores palavras-passe combinam letras, números e símbolos numa configuração invulgar. Não optes pelo caminho mais fácil e capitaliza a primeira letra da palavra ou usa o numeral “1” no lugar da letra “l” ou um zero no lugar da letra “O”.

Aponta alguns números ou caracteres aleatórios como um sinal de mais ou sublinhado e estarás muito melhor do que qualquer pessoa que confie na “password123” para se manter segura. Uma vez que tenhas uma boa palavra-passe, o que fizeres a seguir é igualmente importante: não a espalhes por aí.

5 formas de manter a tua informação segura na Cloud

Como vês, bastam apenas cinco passos para que não tenhas que te preocupar (muito) com a tua segurança online.

// RPT

Mais recentes