Já te aconteceu quereres enviar um ficheiro pesado e demorar eternidades? Ou de estares a carregar uma página e demorar imenso tempo? Ou de estares a ver uma série e esta parar a meio? Já pensaste que tudo isso poderá dever-se a algo que torna o teu Wi-Fi mais lento?
Pois é, parece algo que nos dias de hoje já não deveria acontecer, mas acontece e existem várias razões para isso. Enumeramos algumas e a forma como as podes resolver.
5 coisas que tornam o teu Wi-Fi mais lento
1 Routers desatualizados influenciam desempenho do Wi-Fi
Sim, já sabemos que não gostas de gastar dinheiro e é frustrante substituir hardware funcional, embora de baixo desempenho. Contudo, a realidade é que o hardware Wi-Fi tem avançado de forma bastante consistente ao longos dos anos.
Se estiveres a usar um router antigo, não te vais divertir muito – O teu Wi-Fi vai ser muito mais lento!
2 Mau posicionamento do Router interfere com a força do sinal
A única coisa pior do que ter um router Wi-Fi antigo é colocares o teu router num local terrível – e se tiveres um router Wi-Fi antigo e mal colocado, vais passar um mau bocado.
Para teres um Wi-Fi realmente forte nos locais onde tens os teus dispositivos Wi-Fi, certifica-te de que estes têm boa ligação com o router, para que não existam obstáculos que reduzam a força do sinal.
Mover o teu router Wi-Fi é uma solução fácil. Basta colocá-lo onde o sinal é mais central para as tuas atividades diárias e evitar colocá-lo perto destas coisas de bloqueio Wi-Fi.
3 Demasiados dispositivos ligados fazem com que sinal perca força
Uma das maiores vantagens do novo hardware Wi-Fi não é apenas a melhoria da velocidade que vem com cada nova geração Wi-Fi, mas um aumento geral da potência e do número de dispositivos que o router Wi-Fi pode suportar.
Cada vez mais os dispositivos, mesmo quando não estão a ser utilizados, têm uma largura de banda bastante elevada e colocam exigências na tua rede que talvez não esperes.
Junta todos os computadores, tablets, smartphones, consolas, dispositivos de streaming, televisores inteligentes, acessórios domésticos inteligentes, e estás a olhar para uma lista que facilmente equivale ou ultrapassa a capacidade dos routers mais antigos.
Enquanto falamos de demasiados dispositivos na tua rede Wi-Fi, encorajamos-te a pensar em tirar os dispositivos da tua rede Wi-Fi. Não, não nos referimos a viver uma vida com uma Xbox ou uma televisão inteligente totalmente desligada da Internet – referimo-nos a mudar quaisquer dispositivos que possas passar para a Ethernet para libertar espaço aéreo para os teus restantes dispositivos Wi-Fi.
4 Hardware e cabos antigos reduzem velocidade
Este é realmente fácil de ignorar se não fores um grande nerd de rede. Embora o router Wi-Fi em si e as capacidades Wi-Fi dos dispositivos endpoint como o teu smartphone ou smart TV sejam uma parte enorme do puzzle de desempenho Wi-Fi, não queres negligenciar os simples bits físicos que ligam a tua rede.
Se tiveres cabos de rede desatualizados ou um switch de rede 10/100 desatualizado misturado com o teu hardware de rede, estás involuntariamente a criar obstáculos às velocidades da tua rede.
Se tiveres uma banda larga mais lenta, poderás nunca reparar que o switch antigo está a influenciar negativamente o seu desempenho, mas se tiveres uma banda larga mais rápida, esses cabos e hardware antigos reduzirão a tua velocidade potencial máxima.
Para evitar isto, verifica os cabos de rede físicos que ligam os diferentes componentes da tua rede para te assegurares de que são, pelo menos, Cat5E ou, melhor ainda, Cat6.
Se estiveres a utilizar switches de rede, atualiza-os de 10/100 switches para gigabit switches. Os comutadores gigabit não geridos e os cabos patch Cat6 são, hoje em dia, muito baratos.
5 Extensões Wi-Fi aumentam alcance, mas diminuem a velocidade
Se te debateste com problemas de Wi-Fi como velocidades lentas ou falta de cobertura, há uma boa hipótese de já teres considerado a utilização de um extensor Wi-Fi e possivelmente já teres um.
Apesar da sua popularidade, do ponto de vista das vendas, os extensores Wi-Fi têm um pouco de má reputação quando se trata do desempenho real da rede.
Embora possam, certamente, alargar o alcance da tua rede quando devidamente implantados, também podem introduzir muito congestionamento de rede, latência e velocidades reduzidas.
Para descartares o teu extensor Wi-Fi como fonte de dores de cabeça de rede Wi-Fi, desliga-o temporariamente. Com o extensor desativado, verifica o desempenho geral da tua rede com dispositivos ligados diretamente ao router Wi-Fi principal. Se o desempenho melhorar significativamente, há provavelmente dois problemas em jogo, possivelmente em conjunto.
Primeiro, o teu extensor Wi-Fi pode estar mal configurado e colocado. Em segundo lugar, a cobertura extra fornecida pelo extensor e todos os dispositivos extra que adicionaste à rede, graças a essa cobertura alargada, pode ser demasiado para o teu router principal gerir, mesmo com a ajuda do extensor.
Nesse caso, é provavelmente uma boa ideia abandonar a configuração do router + extensor e substituí-la por uma rede em malha (rede mesh) mais robusta. Atualizar para uma rede mesh é como atualizar, simultaneamente, o teu router e acasalá-lo a extensores Wi-Fi sobrealimentados ao mesmo tempo.
Adota estas dicas para que o teu Wi-Fi não seja mais lento e não deixes que nada atrapalhe a tua navegação na Internet.
// RPT