Existem cinco coisas que, sem te dares conta, afetam negativamente a tua produtividade quando estás no PC.
Por isso, deves evitar fazê-las.
5 coisas que prejudicam a tua produtividade no PC
1 Abrir várias abas em simultâneo
Abrir várias abas ao mesmo tempo no PC pode atrapalhar a produtividade, uma vez que te vai sobrecarregar a memória RAM, e deixar o computador mais lento.
Para além disso, o facto de teres várias janelas abertas pode confundir-te, e poderás ter dificuldade em encontrar a informação que precisas de forma rápida e simples.
2 Ter muitas pastas no ambiente de trabalho
Quanto mais organizado fores, mais produtivo serás. Por isso, evita ter muitas pastas no ambiente de trabalho.
No ambiente de trabalho só deves ter os ficheiros essenciais para acesso rápido, por isso tudo o que for secundário ou desnecessário, não deve lá estar.
3 Passar muito tempo em frente ao ecrã
O uso prolongado do ecrã afeta direta e negativamente a tua saúde física e mental e, consequentemente, a tua produtividade.
A luz emitida pelos dispositivos eletrónicos pode diminuir a produção de melatonina e afetar a qualidade do sono. Pode ainda causar, fadiga ocular, sensação de pálpebras mais pesadas, dores de cabeça, olhos secos e lacrimejantes, e variadíssimos outros sintomas.
Por essa razão, deves fazer pequenas pausas ao longo dia e ajustar o brilho ou os filtros do ecrã de acordo com a luz ambiente.
4 Verificar e responder a e-mails a toda a hora
Todos sabemos que o e-mail é uma ferramenta bastante útil. Porém, pode ser prejudicial à tua produtividade passares a vida a verificá-lo.
Interrompes a atividade que estavas a desempenhar e depois o teu cérebro leva algum tempo a voltar a focar-se nela.
5 Navegar nas redes sociais
É muito fácil, num momento mais aborrecido, ires às redes sociais. O que acontece é que acabas por te perder por um período prolongado, e podes demorar o dobro do tempo a concluir a tarefa que estavas a fazer.
Para além disso, e tal como acontece com a verificação de e-mails, o teu cérebro depois demora a conseguir conectar-se novamente.
// RPT